Menu
Pages

Vinicius Lummertz – “Precisamos de mais decisão e coragem para desenvolver o turismo no Brasil”

Publicity

Vinicius Lummertz, graduado em Ciências Políticas pela Universidade Americana de Paris, tem se dedicado ao desenvolvimento econômico e ao empreendedorismo, buscando sempre equiparar os objetivos do Brasil ao que acontece no mundo. Empreendedor em vários segmentos, inclusive gastronomia e serviços, chegou nos anos 2000 à diretoria do Sebrae Nacional, seguindo o trabalho que havia iniciado em seu estado de origem, Santa Catarina. Também foi secretário de Articulação Internacional e de Planejamento, Orçamento e Gestão no governo de Luiz Henrique da Silveira, quando criou e presidiu a SCPar, uma das primeiras empresas estaduais do Brasil voltadas a projetos estruturantes e parcerias público-privadas. Voltou a Brasília como secretário nacional de Políticas de Turismo a partir de 2012, nos governos de Dilma Rousseff e Michel Temer, presidiu a Embratur entre 2015 e 2018 e foi Ministro do Turismo. A partir de janeiro de 2019, atendendo ao convite do então governador João Doria, tornou-se secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. Nesta entrevista à Red Pages by Economy&Law, trata do futuro do turismo no Brasil e no mundo e do trabalho desenvolvido em São Paulo.

The Winners Economy&Law – Como o senhor definiria o legado de sua atuação de quatro anos na Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo? 

Vinicius Lummertz – Mudamos as percepções com ações práticas. O mais importante foi termos levado o turismo para o centro da pauta política e econômica do Estado; também contribuímos com uma maior compreensão sobre a importância do Turismo na geração de empregos em São Paulo. O turismo conta com mais de 10% da participação na economia do Estado, acima da média nacional e com 2,2 milhões de pessoas ocupadas – temos o maior mercado de feiras e eventos da América Latina, e 60% das sedes das maiores empresas de turismo do Brasil. Mas, quando assumimos, em janeiro de 2019, vimos em pesquisas e consultas o que já intuíamos: havia necessidade de identificar São Paulo como sendo estado turístico – pois o estado era visto como dos negócios, das indústrias e do agribusiness, mas não do turismo. O desafio era como efetivar essa mudança, como fazer. Inicialmente, precisávamos de um plano. Fizemos o projeto “SP pra Todos” e o “Plano 20/30”, a muitas mãos, com apoio da FIA e da Invest São Paulo.

 

TWE&L – E conseguiram avançar?

VL – Avançamos muito, com o aval e o apoio dos governadores João Doria e Rodrigo Garcia, de muitas secretarias do governo, do trade turístico e dos prefeitos das 70 estâncias e 140 municípios turísticos do estado. Mas há muito ainda a fazer nesta consolidação. A pandemia foi um desafio inesperado, mas conseguimos realizar a maior promoção do turismo de São Paulo com as campanhas do “São Paulo pra Todos”, que hoje é marca pública, e o fizemos em parceria com a iniciativa privada, em especial com a Abear [Associação Brasileira das Empresas Aéreas] e o Convention Bureau. Divulgamos São Paulo no Brasil e no mundo, na CNN internacional, o que trouxe resultados como a inserção em vários rankings internacionais de destino, e gerou o maior crescimento de “São Paulo” em buscas espontâneas globais para turismo, sendo o destino com maior crescimento detectado pelo Google no início de 2020.

 

TWE&L – Que outras ações foram importantes para reposicionar o turismo em São Paulo?

VL – Conseguimos também trazer mais segurança jurídica ao ambiente de negócios criando e implementando a Lei dos Distritos Turísticos em Serra Azul, Olímpia e Andradina. Criamos rotas gastronômicas por todo o Estado, estruturas náuticas que estão no início de impulso de um setor com grande potencial, realizamos acordo para reduzir impostos dos combustíveis de aviação que trouxe 700 novos voos semanais para São Paulo – e foram privatizados 22 aeroportos no interior do estado. Nesse caso, da redução de ICMS dos combustíveis, substituímos a irracionalidade tributária pela racionalidade econômica. Isso sem falar nos recursos disponíveis para as 70 estâncias e 140 municípios turísticos. Elevamos o patamar de recursos da casa dos R$ 200 milhões para R$ 550 milhões repassados em 2021 e 2022 – um esforço inédito. Temos também o resultado da cooperação técnica com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o programa Mais Turismo SP, em que buscamos priorizar infraestrutura em regiões importantes, o ecoturismo nos parques, programas de crédito e as marcas regionais, os “place branding”.

 

Festa do Peão de Barretos é um dos mais tradicionais eventos turísticos do país

TWE&L – E como está o desempenho do turismo de São Paulo, hoje? Foram superados os efeitos da pandemia?

VL – Vamos fechar 2022 com um crescimento de 11% no PIB do turismo e com a criação de 85 mil empregos diretos, o que será um recorde anual em criação de empregos. A confirmação desses números marca a superação, em números, dos níveis de atividade de 2019/2020 e devemos terminar o ano já com 1 ou 2% acima de onde estávamos. No entanto, o turismo de São Paulo está preparado para uma trajetória de crescimento real de pelo menos 40% até 2030, caso se continue a investir em promoção, na ampliação de oferta de resorts, hotéis e parques temáticos. E isso acontece com uma conjugação de esforços públicos e privados e evolução na segurança jurídica e no ambiente de negócios.

 

TWE&L – O que falta para o turismo em São Paulo e no Brasil dar o “salto” que seu potencial indica?

VL – Falta o Brasil compreender as consequências positivas desse maior protagonismo do turismo tanto na Europa, na América do Norte quanto na Ásia onde entrou na pauta central da política da economia e dos empregos. No Brasil, tanto os governos quanto os agentes econômicos vêm despertando para o potencial do setor. O WTTC, que é a entidade empresarial global do turismo, prevê que 235 milhões de empregos serão criados no turismo em todo o mundo até 2032, sendo que um em cada três novos empregos no mundo deverá vir do turismo. A pergunta que faço é: quanto desses empregos poderão ser brasileiros? Se considerarmos que hoje o turismo no Brasil gera 7,5 milhões de empregos, poderíamos adicionar quase 3 milhões de novos empregos nesse período.

 

TWE&L – Essas metas são factíveis?

VL – Sim, porque o turismo já mostrou ter uma elasticidade muito positiva a investimentos, está muito relacionado e encadeado a outros setores da economia e no Brasil temos o paradoxo do grande potencial e do ambiente de negócios ainda muito incipiente, muitas vezes hostil. Portanto, podemos sim ter várias super décadas do turismo a partir do ano que vem – e não seria algo inusitado, caso venhamos a ter políticas públicas efetivas, agilidade, continuidade, promoção e condições para um direcionamento de investimentos para o setor. Se considerarmos o conceito de economia do visitante, essas possibilidades são ainda mais amplas.

 

Museu do Ipiranga, inaugurado este ano, é agora um dos grandes atrativos para o turismo de SP

TWE&L – Teríamos, neste crescimento do turismo, impactos sociais importantes?

VL – Sim. Se quisermos ver um país mais justo, teremos que aumentar salários e isto se faz aumentando a demanda pelo trabalho e melhorando a produtividade. Aliás, como a discussão política no Brasil por muitas vezes deseduca em vez de educar, são poucos os que falam na relação entre produtividade e ganho social – como um país que tem uma produtividade per capita de ¼ dos países desenvolvidos pode sonhar viver nos mesmos patamares? Daí emerge o pesadelo brasileiro. Não teremos um turismo de massa no Brasil sem uma classe média forte. E não se constrói classe média forte sem aumento de produtividade. A produtividade e a escala são fundamentais para podermos ser mais competitivos em preços no mercado internacional, é um mercado muito competitivo, e com isso, além de trazermos turistas estrangeiros, fazemos com que mais brasileiros tenham acesso ao turismo. Lideranças como a Chieko Aoki e Luiza Trajano defendem muito esse ponto, de um turismo mais eficiente e acessível. Mas não é possível mudar as consequências sem mudar as causas. Nisso, o turismo pode ajudar muito, ao gerar empregos e compensar o aumento de automação e mecanização que é natural em outros setores. Então, precisamos desamarrar e apoiar o turismo do Brasil também por uma questão social. Se hoje temos o maior potencial, o ambiente de negócios ainda está entre os piores do mundo. Enquanto isso, os líderes mundiais do turismo enxergam o Brasil como um dos cinco maiores potenciais do planeta. Comecemos com uma pergunta simples: quantas centenas de bilhões de dólares deixam de ser investidos no Brasil todos os anos, por questões burocráticas e de falta de eixos de prioridades de país? E isso não apenas no turismo diretamente, mas também em infraestrutura, de forma geral.

 

TWE&L – O conceito de economia do visitante engloba tudo isso que o turismo vem se tornando?

VL – Esse novo conceito que estamos ajudando a difundir no Brasil, de “economia do visitante” traduz as possibilidades e a dimensão que o turismo tem atingido e ampliará nos próximos anos. Significa que o turismo potencializa não apenas a economia do turismo em si, com suas atividades diretas, indiretas e induzidas, mas também proporciona escala para muitos outros empreendimentos a partir dos visitantes e turistas: esportes, entretenimento, festas e eventos de grande porte, que acontecem por que contam com a adição do público e movimento proporcionado pelo turismo, viabilizando a realização desses eventos: são os casos da F1, dos Congressos e Feiras, de festivais como o Rock in Rio, Lollapalooza e o The Town, que será realizado em São Paulo. Tudo isso é economia do visitante, que inclui ainda uma multitude de serviços de apoio, incluindo publicidade, consultoria, inteligência de mercado, possibilitados por esta escala econômica adicional que o turismo proporciona. Muitos falam da recuperação que teve a cidade de Nova Iorque – mas isso não seria possível sem os US$ 70 bilhões que são trazidos por 65 milhões de visitantes anualmente. Os visitantes no turismo funcionam também como multiplataforma para toda a economia, inclusive para as indústrias. Um caso brasileiro, a Serra Gaúcha, é onde se vê o turismo elevando e potencializando toda a indústria da região.

Mercado de Pinheiros virou ponto gastronômico importante em São Paulo

TWE&L – E o desenvolvimento do turismo no setor privado, novos modelos de negócio, o que se pode destacar em termos de tendências para o futuro?

VL – O turismo no Brasil obrigatoriamente terá que se desenvolver de forma cada vez mais integrada com outros segmentos de negócio, como acontece nos melhores destinos do mundo; e o primeiro a propor isso deve ser o setor público. Esta sensibilidade deve ser aprimorada, pois as cadeias produtivas vivem emperrando no Brasil. A produtividade dos sistemas sendo baixas, os custos sobem. Os transportes aéreo, rodoviário, ferroviário e a navegação marítima e fluvial, por exemplo, não podem ser pensados como segmentos estanques e sim como a conectividade integrada, uma indústria de bilhões que é fundamental para a economia global e brasileira, aonde o turismo e as viagens são esteios e protagonistas. Outro exemplo é o segmento imobiliário integrado ao turismo, que são dominantes hoje globalmente, com participação de fundos de investimento, de um planejamento integrado de hotelaria, moradia, parques, atrações, propriedade compartilhada. Não tratamos mais do turismo à moda antiga e sim da “economia do turismo”, que se define pelo sentido novo da “economia do visitante” e tudo que daí emerge.

 

TWE&L – A proposta de legalização de cassinos em resorts integrados pode alavancar o turismo brasileiro?

VL – Acredito que sim, o que não significa que não devamos tratar da questão com a cautela e o cuidado necessários. O Brasil é um país pleno em preconceitos em relação ao turismo, que precisam ser superados. Um exemplo claro disso são os hotéis dentro de parques nacionais, que é uma prática comum no mundo todo, e aqui no Brasil temos raríssimos casos, como no Parque Nacional de Itatiaia, em que um hotel foi construído antes da área virar parque, em 1931, e principalmente o Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu, que é um dos melhores hotéis da América Latina, mas foi inaugurado em 1958! Desde então, não temos mais hotéis relevantes dentro de nossos parques.   Atraso e preconceito são velhos companheiros de viagem no nosso país.

 

TWE&L – E pode-se estar olhando com preconceito a questão de cassinos…

VL – Exato, uma situação semelhante acontece com a questão da legalização dos cassinos – é preciso analisar com cuidado os muitos efeitos positivos e encadeados, principalmente se for seguida a fórmula proposta pelo projeto de lei mais avançado tramitando no Congresso, que autoriza os resorts integrados a cassinos, grandes empreendimentos hoteleiros em que os cassinos não poderiam ocupar mais de 10% da área total, que é bastante equilibrada. Não podemos esquecer o papel dos cassinos da Urca e Quitandinha na formação da classe artística e “show business” brasileiro nos anos 1940, e a forma como os novos investimentos poderiam alavancar e promover o turismo, entretenimento e toda uma rede de serviços. O que precisa ser combatido é o jogo ilegal, a evasão de recursos do jogo on-line que se propõe taxar, e outros jogos não regulamentados. Vejam que mesmo a China considera os cassinos fundamentais para a sua estratégia de turismo, razão pela qual incentiva uma das melhores estruturas do mundo, em Macau. Assim, os que jogam legalmente jogam no próprio país. Ou seja, eles não tiveram medo e sim coragem.

 

TWE&L – O senhor fala bastante em parques naturais como grandes aliados do turismo. No Brasil há inúmeros parques, muitos desconhecidos e com pouca visitação. Como reverter?

VL – O Brasil está entre os três países com maior potencial de turismo nacional do planeta, segundo o World Economic Forum – na verdade, sabemos que é o número um. Perdemos duas posições na era Bolsonaro. Ao redor do mundo, grandes parques naturais funcionam há décadas como destinos turísticos que atraem milhões de turistas todos os anos. Os parques fazem parte do segmento do turismo natural, com uma demanda crescente em São Paulo e em todo o Brasil, mas estão ainda subutilizados. São áreas com um enorme potencial para lazer, educação ambiental e entretenimento sustentável. Em São Paulo melhoramos a infraestrutura para receber os turistas em nossos parques, realizamos concessões para exploração de serviços em condições competitivas e sustentáveis e abrimos espaço para novos equipamentos turísticos, como teleféricos, pontes, skywalks, tree top skywalks e a hotelaria para pernoite dentro dos parques, como já citei o exemplo do Hotel das Cataratas. Novamente, o que falta fazer: um planejamento integrado, com visão madura e adulta para estas áreas. O Brasil deve ser o país dos “Parques para o Planeta”.

 

TWE&L – Como o senhor já mencionou que os brasileiros gastam muito mais no exterior do que estrangeiros gastam em turismo no Brasil, não teria como esses brasileiros também consumirem mais turismo internamente?

VL – Há um grande espaço para a substituição competitiva de importações no turismo. Por exemplo, os brasileiros viajam muito para o exterior para visitar parques temáticos e de lazer. Em São Paulo, a Lei dos Distritos Turísticos e os Distritos formados de Serra Azul, Olímpia e Andradina caminham nesse sentido. No governo Temer, retiramos os impostos na importação de equipamentos para parques temáticos sem similar nacional; da mesma forma, estimulamos setores importantes que precisam crescer, com o fim de exigências como a de 100% de tripulação brasileira em cruzeiros marítimos e a abertura do capital das companhias aéreas. Tanto no segmento de luxo, em resorts, parques naturais, temos potencial para crescer no mercado doméstico. Precisamos ter preço e qualidade em bom termo para atrairmos o turista brasileiro de todos os níveis de poder aquisitivo, também aquele que gasta no exterior.

Uma das principais atrações turísticas do Brasil, Bondinho completa 110 anos em 2022

TWE&L – Tratando especificamente de promoção – o Brasil é uma grande marca, com potencial de ir muito além. Como seria o caminho da venda do Brasil no exterior?

VL – Estamos perdendo tempo. O turismo deve ser uma das prioridades estratégicas do Brasil, por ser inclusivo, sustentável, gerador de empregos e pelo nosso evidente potencial de crescimento. Já disse muitas vezes que o turismo pode ser o “novo agro” para o Brasil em termos de potencialidade econômica, com efeitos ainda mais completos em termos urbanos e sociais, e ótimas soluções ambientais e melhor imagem perante o mundo. Perdemos tempo por não investir com a consistência necessária na promoção e no marketing internacional. O gasto da União com promoção e marketing do turismo foi de R$ 38 milhões em 2018 e de apenas R$ 1,3 milhão neste ano. É fundamental o Brasil integrar-se à cadeia internacional do turismo, como conseguimos fazer no agronegócio.

 

TWE&L – E como se comparam esses investimentos em promoção com parâmetros internacionais?

VL – Esses valores são irrisórios em nível internacional, se compararmos somente com Turquia, México, Colômbia, Peru e Argentina, que oscilam entre US$ 30 milhões até US$ 150 milhões anuais em promoção cada um, de forma consistente durante alguns anos em sequência. Estes são investimentos com retorno garantido quando bem aplicados. Estes países trabalham de muito perto com as companhias aéreas e agências de turismo. Uma das consequências negativas de enviarmos muito mais turistas ao exterior do que recebemos é o deficit em nosso balanço de pagamentos por viagens internacionais, acumulado de mais de US$ 150 bilhões desde 2005. Deixamos de gerar empresas, empregos e oportunidades a centenas de milhares de brasileiros. E se concordarmos que isso é muito negativo, podemos incluir aí um sentido de amoralidade neste não-desenvolvimento. A negação do desenvolvimento possível é, pois, a negação de potenciais de vida que não voltam mais. Não seria isto amoral, ou mesmo imoral?

 

TWE&L – E quais outras ações deveríamos priorizar para que o Brasil possa cumprir esse potencial econômico e de empregos no turismo?

VL – Além de maior priorização para o setor, ação orquestrada pública e privada na melhoria do ambiente de negócios – não há por que termos um ambiente de negócios entre os piores do planeta. Importante também é a disponibilidade de crédito assistido em grande escala, em um pacote de atração de investimentos nacionais e internacionais em turismo, com o conceito dos Distritos e áreas especiais em nível nacional, em regiões como Amazônia, Pantanal, Litoral do Nordeste, Sul e Sudeste. Outros países têm e nós não temos legislações mais amigáveis e modernas para permitir investimentos em prédios históricos, turismo de natureza; maior desoneração fiscal para o setor, especialmente na aquisição e operação de bens de capital e equipamentos sem similar nacional.

 

TWE&L – Isso sem falar nos segmentos de transportes, fundamentais para o turismo…

VL – A conectividade integrada é prioritária, precisamos usar o potencial de nossos aeroportos regionais, com aeronaves de porte adequado; integrar os diferentes tipos de conectividade com os destinos; melhorar a infraestrutura local de atrativos, com melhor empacotamento, segurança, sinalização, qualidade de serviços e capacitação dos nossos recursos humanos; desenvolver o turismo náutico marítimo e fluvial, com toda a costa e rios que temos. Os nossos destinos precisam ser acessados com conforto, qualidade e preço, por todos os modais de conectividade. Precisamos proporcionar condições para que os investimentos se canalizem para o setor. E pensar em turismo sem colocá-lo apenas na “caixinha” do turismo, afinal é uma atividade dinamizadora de vários outros segmentos.

 

TWE&L – As oportunidades de crescimento do turismo brasileiro também dependem de disponibilidade de recursos humanos. Hoje em dia já ouvimos empresários do setor ressaltar a escassez de mão-de-obra qualificada como um desafio. Que avaliação o senhor faz desse cenário?

VL – É exatamente para atrair cada vez mais jovens a ingressar no mercado de trabalho no setor de turismo, que criamos vários projetos educacionais na Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. No ano passado, lançamos, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, as Eletivas de Turismo do Programa Inova Educação para os alunos da rede pública estadual. Desde então, já foram mais de 180 mil alunos matriculados. O sucesso logo nos primeiros meses mostra como o turismo atrai o interesse dos jovens. Mas precisaríamos de um Programa de Primeiro Emprego, ou de emprego de entrada, de forma a estimular de forma mais completa a entrada do jovem no mercado de trabalho do turismo, com suas peculiaridades. A educação profissional deve ser cada vez mais dual, se desenvolvendo na realidade das empresas e da operação – e o turismo no Brasil precisa também avançar, com mais flexibilidade na educação e formação, para poder proporcionar as oportunidades que projetamos. Temos uma Plataforma de EAD, com cursos, e parcerias com sindicatos como o SINTHORESP e a União Geral de Trabalhadores para alinhar demandas e capacitação. Também temos bolsas de mestrado e doutorado estão em curso.

 

TWE&L – A Fórmula 1 movimenta mais de R$ 1 bilhão em São Paulo, e é um dos principais eventos do ano com impacto no turismo. O senhor pode detalhar a importância da Fórmula 1 e dos grandes eventos para São Paulo?

VL – Para esse ano, a previsão é de aumento de mais de 20% em relação ao ano passado, chegando a um impacto econômico total de R$ 1,2 bilhão, com geração de cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos, além dos informais. Além do impacto imediato na economia local, um evento desse porte gera um ganho de imagem, de exposição positiva para o Brasil em todo o mundo. O valor de exposição projetado para São Paulo a partir do Grande Prêmio de Fórmula 1 foi de mais de R$ 1,5 bilhão. É um exemplo muito claro do conceito amplo da economia do visitante, a forma como atinge vários segmentos da economia – e, sem os turistas de todo o Brasil e exterior que vêm ao Grande Prêmio, não seria viável. O turismo é que proporciona a “virada de chave”. A mesma lógica se aplica a grandes eventos na área de negócios e entretenimento – há ganhos qualitativos, de exposição, de marca de destino que vão além do impacto econômico imediato, que já é muito amplo. Para isso, precisamos continuar a investir na conectividade integrada, em mais centros de convenção, hotelaria e locais para eventos de primeira linha.

 

TWE&L – Quais outros projetos da Secretaria de Turismo e Viagens em São Paulo o senhor destacaria, que estão conectados a essa lógica de reposicionamento, crescimento e economia do visitante?

VL – Desenvolvemos diversos projetos nas mais variadas áreas para o turismo de São Paulo. Um dos pontos que identificamos é que faltava para as regiões turísticas uma marca promocional. Para resolver isso, criamos os programas de place branding para criação de marcas regionais no Vale do Ribeira, Circuito das Frutas e Mantiqueira, entre outros. Fizemos uma parceria com o Sebrae para o SP Ecoaventura, um programa para certificação das atividades de turismo de aventura em estabelecimentos privados, garantindo mais segurança aos turistas. Na área de financiamento ao empreendedor, temos o programa de crédito turístico, em parceria com bancos públicos, que emprestou mais de R$ 2 bilhões durante a pandemia e ajudou a salvar muitos negócios do setor de turismo. Já está em campo o maior programa de crédito turístico orientado do Brasil, com o Sebrae, Desenvolve SP, Caixa, Banco do Brasil, AC Crédito e fintechs. Serão mais R$ 3 bilhões e os road shows já iniciaram.

 

TWE&L – E a questão de informações estatísticas, também é uma carência do turismo brasileiro, não?

VL – Dados estatísticos e informação são essenciais para que os projetos possam ser pensados e desenvolvidos de forma adequada e com eficácia prática. Foi por isso que criamos no início da gestão o CIET, nosso Centro de Inteligência da Economia do Turismo, que agora foi reconhecido como membro oficial da Organização Mundial do Turismo. Esse ingresso na rede da OMT eleva a competência do CIET a um novo patamar, ao permitir acesso aos métodos de pesquisa inovadores que a OMT desenvolve e o compartilhamento de cases de sucesso de outros destinos turísticos.

 

TWE&L – Depois de todas essas reflexões, o senhor é otimista com o desenvolvimento do turismo no Brasil?

VL – Sim, estou, sou e sempre serei otimista em relação ao Brasil. O Brasil é uma grande dádiva, uma herança para todos os brasileiros. Nós herdamos um país maravilhoso, que é grande, complexo, mas diverso, com um dos dez maiores patrimônios culturais do mundo e com um povo com alto grau de hospitalidade natural, mesmo diante de todas as dificuldades. O brasileiro mantém um bom clima, uma alegria, e isso é muito positivo para o turismo. Isso são trunfos que temos para desenvolvermos uma economia do turismo mais completa, gerar empregos e mostrar o nosso país ao mundo. Onde há turismo, não há desemprego. O mundo inteiro já aprendeu isso. Há uma corrida mundial pelos empregos do turismo, e nós temos esse potencial excepcional. Mas é preciso ter coragem para rompermos com aquelas amarras que nos ancoram ao passado. O Brasil é também um dos países mais conservadores do mundo. Confundimos a nossa informalidade com uma suposta modernidade, mas vivemos em um sistema que é muito preconceituoso e burocrático. Precisamos começar a contrariar mais o velho e surrado adágio de que “inovar em governo é proibido, pois não está previsto em Lei”. Até a China, que é um país comunista, tem maior efetividade em inovação pública e desburocratização. Acredito muito na economia do turismo e nos seus empregos como um dos condutores a uma situação de maior justiça e oportunidades. Nesse sentido, o que impede nosso desenvolvimento deve ser removido, especialmente aquelas mudanças que os outros países já fizeram. A mudança está em nós, e tem a ver com a coragem de se desprender do passado e caminhar em direção ao futuro.

Our app

Read wherever and whenever you want

Download our app and read wherever and whenever you want.

Publicity
Para os entusiastas de jogos online, entender as nuances de cada plataforma é essencial, e uma revisão detalhada pode esclarecer muitas dúvidas veja aqui Betmaster É Confiável para uma visão detalhada das características e serviços do Betmaster Casino.

Aqui você pode jogo do aviãozinho por dinheiro!

vpn colombia KMSpico 11.3.0 Ativador Download 2024 Para Windows e Office Odstrasza negatywne emocje w domu: 4 pokoje, w których można umieścić kaktusa - Ottens grillstube Przed rozpoczęciem pracy w ogrodzie warzywnym należy umyć ręce mydłem: nie bez powodu robią to tylko doświadczeni ogrodnicy - Ottens grillstube Dlaczego ciasto na pizzę się nie udaje: trzy typowe błędy popełniane przez wszystkich - Ottens grillstube Stylista nazwał antytrendy wiosny 2024 - nie bierz takich swetrów nawet na wyprzedaży - Ottens grillstube Porzeczki będą usiane dużymi jagodami: to jest to, co musisz zrobić z krzakiem, gdy leży śnieg - Ottens grillstube Spowalnia starzenie i pozbywa się tłuszczu z brzucha: napój, którego potrzebują wszyscy seniorzy - Ottens grillstube Te 4 męskie imiona magnetycznie przyciągają suki i histeryczki - sprawdź swoich bliskich - Ottens grillstube To jedyny, który wszyscy zabierają na plażę: najlepszy filtr przeciwsłoneczny - Ottens grillstube Meteosensitive nie będzie łatwe: Moskale zostali ostrzeżeni przed 'barycznym minimum' - Ottens grillstube Dlaczego doświadczone hostessy wylewają olej słonecznikowy do zlewu: korzyści będą trwać długo - Ottens grillstube Zdejmij to, nie wstydź się: nie możesz nosić takich baletek - będziesz wyglądać śmiesznie - Ottens grillstube Kto nie powinien jeść szparagów: istnieje 5 kategorii ludzi - Ottens grillstube Bez piekarnika, bez mąki - pizza na stole w 10 minut - Ottens grillstube Oto, co się dzieje, gdy woda przelewa się do dziury: tylko kilka osób o tym wie - Ottens grillstube Przerośnięte sadzonki - żaden problem: proste sposoby na uratowanie uprawy - Ottens grillstube Ta prosta sałatka z tuńczykiem zrobi furorę na Boże Narodzenie: stanie się wirusowa w kilka sekund - Ottens grillstube Usuń tę część winogron jesienią: będziesz zmęczony zbiorami w następnym roku - Ottens grillstube Nie wyrzucaj resztek wypalonych świec: 7 przydatnych sposobów na wykorzystanie ich w domu - Ottens grillstube Uwielbia światło, nie lubi wiatru: agronom wyjaśnia, gdzie najlepiej sadzić fasolę - Ottens grillstube Nie spiesz się z wyrzucaniem pożółkłego smalcu: jak doświadczone hostessy używają go w kuchni - Ottens grillstube Posmaruj tapetę pastą do zębów: tylko kilka osób wie, jak to się kończy - Ottens grillstube Przyciągające wzrok i otwarte spojrzenie: powiększ oczy dzięki tym 3 najlepszym produktom - Ottens grillstube Nie wyrzucaj starych gumek: 7 przydatnych zastosowań w kuchni i gospodarstwie domowym - Ottens grillstube Wymieszaj tylko dwa składniki: najwyższej jakości żel do prania sprawi, że rzeczy będą bielsze niż białe - Ottens grillstube Na Walentynki: wystawne danie na romantyczny wieczór - Ottens grillstube Rozerwij i włóż wkłady jajeczne do wiadra: tylko kilka osób wie, co z niego wychodzi - Ottens grillstube Szybka utrata wagi: dietetyk wymienił produkty o zerowej i ujemnej kaloryczności - Ottens grillstube Jak poznać swoją przyszłość: dwie najpopularniejsze wróżby wigilijne - Ottens grillstube Bez chemii: 3 dziadowskie sposoby na walkę z kleszczami na wsi - Ottens grillstube Dlaczego doświadczeni szefowie kuchni dodają cukier do mięsa: oto dlaczego jest to ważne podczas smażenia - Ottens grillstube 'Masza i Niedźwiedź' czy 'Barboskins'? Ujawniono, które kreskówki mogą złamać psychikę dziecka - Ottens grillstube Rozkrusz skorupki jajek w detergencie do mycia naczyń: otwórz usta, gdy zobaczysz wynik - Ottens grillstube Włącz tę najważniejszą funkcję w telefonie, a bateria w ogóle przestanie się rozładowywać - Ottens grillstube Każdy rozpozna ten zapach: tak pachnie z podziemnych tuneli - substancja jest dość niebezpieczna - Ottens grillstube Dlaczego doświadczone hostessy zamrażają cytryny: poznaj te 3 niezbędne sytuacje - Ottens grillstube Najlepsze napoje wzmacniające odporność: pij je często - Ottens grillstube Od czego zacząć dzień 7 napojów energetycznych stworzonych przez naturę - Ottens grillstube Oto dlaczego potrzebujesz pasków z pętelkami na swojej bluzie: tylko kilka osób o tym wie - Ottens grillstube Jak wrócić na właściwe tory po Wielkanocy: 5 super wskazówek - Ottens grillstube Ekspert wyjaśnił, jak używać wzmacniacza twarzy - Ottens grillstube Zwyczaje gastronomiczne rodem z ZSRR, których powinieneś się pozbyć - Ottens grillstube Tylko w sierpniu: posyp żółknący czosnek solą - będziesz zachwycony cudownym działaniem tego roztworu - Ottens grillstube Szafy będą uporządkowane: eksperci od bałaganu udzielili wskazówek - Ottens grillstube Ogórki będą owocować do października: nakarm je tym ludowym środkiem - Ottens grillstube Biała koszulka 'krzyczy' SOS: co zrobić, jeśli dostaniesz na nią truskawki - Ottens grillstube Roskachestvo odkrył najlepszy detergent do prania, który usuwa wszelkie plamy: lista została opublikowana - Ottens grillstube 'To tak, jakby życie było szkicem': 3 cytaty Tatiany Czernigowskiej, które mogą wywrócić twój umysł do góry nogami - Ottens grillstube Nie wyrzucaj resztek mydła: 6 skutecznych zastosowań w domu i kuchni - Ottens grillstube Po co wkładać kiełbasę do wody: pomysłowa sztuczka mądrych hostess uratuje produkt - Ottens grillstube Przejście na zdrową dietę: 5 najzdrowszych gatunków ryb - Ottens grillstube Woda z cytryną nie jest zdrowa: 4 mity, w które błędnie uwierzyłeś - Ottens grillstube W październiku przygotuj się do pieczenia placków z dyni: trzy podstawowe zasady wyboru jesiennego warzywa - Ottens grillstube Odmładza i poprawia porost włosów: 5 powodów, dla których warto jeść mandarynki - Ottens grillstube Nie kupuj tych kosmetyków: są bezużyteczne dla ciała po 40 roku życia - Ottens grillstube Róże zakwitną bardziej niż kiedykolwiek: ogrodnicy mówią, jak ratować róże po zimie - Ottens grillstube Jak suszyć żywność w lodówce: sprytny sposób od doświadczonej gospodyni - Ottens grillstube Nie wyrzucaj płatków róży: 4 korzystne zastosowania dla urody i ciała - Ottens grillstube Nigdy w życiu nie odważysz się wyrzucić muszli: oto, gdzie możesz jej użyć - Ottens grillstube Przyciągające wzrok: te modne buty sprawią, że nie będzie można Ci się oprzeć - Ottens grillstube Kup te tanie krople - mrówki i mszyce znikną z twojego ogrodu warzywnego - Ottens grillstube Goście przypomną sobie dzieciństwo i zmiotą je ze stołu: pyszne ciasteczka twarogowe na Boże Narodzenie - Ottens grillstube Jak jeszcze sprytne hostessy używają wacików kosmetycznych: 6 przydatnych hacków kosmetycznych i domowych - Ottens grillstube Tiul będzie lśnił na biało: w tym należy go namoczyć - Ottens grillstube Uzależnienie od słodyczy: 10 skutecznych sposobów na walkę z nim - Ottens grillstube Pieniądze przyciągają jak magnes: jak udekorować choinkę zgodnie z fengshui w roku Czarnego Królika - Ottens grillstube Zabij wszystkie sadzonki: jakie prace w ogrodzie i ogrodzie warzywnym lepiej odmówić 26 maja - Ottens grillstube 'Opracuj rytuał': sposób na udane połączenie pracy i macierzyństwa - Ottens grillstube Pomaluj ściany na ten kolor - w domu zapanuje harmonia i komfort - Ottens grillstube Wybuchają, kwaśnieją, stają się zaraźliwe: 6 potraw, których nie należy podgrzewać w kuchence mikrofalowej - Ottens grillstube Te produkty są bogate w sól: zmniejsz ich spożycie - Ottens grillstube Usiądź tylko tam: naukowcy odkryli, które miejsce w samochodzie jest najbezpieczniejsze - Ottens grillstube Nie ubrane, marzły - poprawione, nie ma się co martwić o zdrowie: te psy są zimą ocieplane - Ottens grillstube Zrujnujesz całą działkę: nie waż się używać tego nawozu w swoim ogrodzie warzywnym - to koniec wszystkiego - Ottens grillstube Oto dlaczego nie należy bać się rekinów w Egipcie: szczera odpowiedź w prostych słowach - Ottens grillstube Domowy środek pomoże wyczyścić patelnię: należy natrzeć ją mydłem do prania - Ottens grillstube Pełnoziarniste płatki owsiane: jaki niezwykły wpływ mają na ludzkie zdrowie - Ottens grillstube Twoja ulubiona przyprawa może powiedzieć o Twoim charakterze: dowiedz się, jaką jesteś osobą - Ottens grillstube Naukowcy nazwali domowe produkty spożywcze, które uchronią Cię przed bólem głowy - Ottens grillstube Płytki kuchenne będą lśnić jak nowe: lepka warstwa kurzu i tłuszczu zostanie usunięta za pomocą mieszanki groszowej - Ottens grillstube Top 3 niesamowicie pięknych i odpornych bylin do letniego domku: rozwiązanie dla leniwych ogrodników - Ottens grillstube Oderwij kawałek taśmy klejącej i przyklej paczkę do blatu: niewiele osób wie, jak dobrze to robi - Ottens grillstube 100 razy skuteczniejszy niż proszek: odkryto najlepszy detergent do usuwania wszelkich plam - Ottens grillstube Jak jeszcze można wykorzystać szminkę higieniczną w domu i gospodarstwie domowym: 8 skutecznych szminek DIY - Ottens grillstube Wymieniono dziewięć nawyków, które powoli niszczą żołądek - Ottens grillstube Kapusta może prowadzić do bólu brzucha: oto 3 powody - Ottens grillstube Ten tryb pralki jest najbardziej bezużyteczny: spala energię elektryczną, a rzeczy pozostają brudne - Ottens grillstube Wymieszaj sodę oczyszczoną, sól i kamień nazębny: ta ostra mikstura rozwiąże uciążliwy problem - Ottens grillstube Horoskop pro 30.04: uważaj na to, co mówisz - Ottens grillstube Jak wydłużyć okres przydatności do spożycia i zaoszczędzić pieniądze na jajkach: foremki do lodu mogą pomóc - Ottens grillstube Jak wybrać naprawdę zdrowy chleb: sekrety dietetyczki Tatiany Lakusty - Ottens grillstube Liczba ta idzie w setki: wczasowicze All Inclusive w Turcji przywożą do domu podstępną chorobę - Ottens grillstube Sąsiedzi będą wzdychać i podziwiać przez płot: karm swoje warzywa naparem z tych 'śmieci' - Ottens grillstube Wyciskanie soku w mgnieniu oka: te 4 proste nawyki powodują zmarszczki - Ottens grillstube Przestarzałe i niemodne: odzież wierzchnia, której nie można nosić w tym sezonie - Ottens grillstube 'Zepsuty' manicure jest szalenie popularny: jak wygląda ten projekt - Ottens grillstube Nie wszyscy to robią: mikrobiolog wyjaśnił, jak często należy zmieniać spodnie - Ottens grillstube Zamieniając piękno w broń: 4 imiona kobiet, za którymi szaleją mężczyźni - Ottens grillstube 4 złote zasady: jak wybrać odpowiednią kurtkę wysokiej jakości - Ottens grillstube Dlaczego potrzebujesz pasty do zębów do pielęgnacji kwiatów: wypróbuj - niesamowite rezultaty - Ottens grillstube Za nimi ustawiają się kolejki: 3 modele butów na lato, które na zawsze pozostaną w modzie - Ottens grillstube Najmądrzejsze: 5 żeńskich imion, których właścicielki charakteryzują się niezrównaną mądrością - Ottens grillstube Nie wyrzucaj papierowych talerzy: hostessy używają ich ze swoimi patelniami - Ottens grillstube Veganii insistă să schimbe numele sensului giratoriu: este jignitor - Cafe LoveLi El aplică pastă de dinți pe oglinda retrovizoare a mașinii și magia se produce pentru a preveni accidentele - Cafe LoveLi Ea pune 3 bile de staniol în toaletă: Când vei vedea ce se întâmplă, vei face la fel - Cafe LoveLi Foarte puțini oameni știu: De ce ar trebui de fapt să vă setați telefonul în modul avion în timpul zborurilor - Cafe LoveLi Mulți danezi uită să curețe această parte a băii: poate adăposti tot felul de bacterii - Cafe LoveLi Turiștii au crezut că comandă niște paste normale - câteva minute mai târziu, un fior le curge pe șira spinării - Cafe LoveLi Imagini șocante: Așa arăta stațiunea de 5 stele înainte și după incendiul din Rodos - Cafe LoveLi Jysk se oprește - Cafe LoveLi Un expert în alimentație avertizează utilizatorii de airfryer: Nu gătiți niciodată acest lucru în airfryer - Cafe LoveLi Prețul a crescut: Vechiul tău Game Boy ar putea valora o avere - Cafe LoveLi Un bărbat se luptă cu un restaurant: Burgerul vegetarian l-a costat 5800 DKK - Cafe LoveLi 7 lucruri pe care oamenii inteligenți din punct de vedere emoțional le spun adesea - Cafe LoveLi Cât de mult vă puteți îndepărta de bordură atunci când parcați? Răspunsul la această întrebare vă va surprinde probabil - Cafe LoveLi În urmă cu cinci ani, John și Susan și-au pierdut brusc viața în timp ce se aflau în vacanță în Egipt: acum, noi detalii terifiante despre cauza morții sunt dezvăluite - Cafe LoveLi Johanne și-a făcut cumpărăturile în Rema 1000: A avut un șoc când a ieșit din magazin - Cafe LoveLi O femeie însărcinată a descoperit chitanțele ascunse ale soțului ei: Acum a fost concediată - Cafe LoveLi Șase fraze și atitudini pe care femeile nu ar trebui să le accepte de la nimeni - Cafe LoveLi Se găsește în aproape toate băile: Când îl aplici pe parbrizul mașinii, roua dispare - Cafe LoveLi Greșeală istorică la X Factor: Victoria a fost acordată unui câștigător greșit! - Cafe LoveLi Un tigru mușcă un copil de un an: Ce se întâmplă apoi îi salvează viața - Cafe LoveLi Mai Manniche regretă după întâlnire: - Nu trebuia să o fac niciodată - Cafe LoveLi Ușor și eficient: Cum să îți faci ușa cuptorului frumoasă și curată în mai puțin de 5 minute - Cafe LoveLi Gestul emoționant al paznicului a fost fotografiat și împărtășit: Acum este onorat ca un adevărat erou - Cafe LoveLi Te-ai săturat de avocado necopt? Iată cum îl coaceți în doar două minute - Cafe LoveLi Recomandarea medicului: La fel de benefic ca 8000 de pași - Cafe LoveLi Jak jeszcze doświadczone hostessy używają czepków pod prysznic: 8 sposobów dla domu i kuchni - Barbórka Kalendarz ludowy.Czego nasi przodkowie zabraniali robić 10 maja - Barbórka Nie wyrzucaj starej żelaznej gąbki do naczyń: niesamowite zastosowania w gospodarstwie domowym - Barbórka Tłuczone ziemniaki będą delikatne i aromatyczne: 8 sekretów gotowania od szefów kuchni dla smakoszy - Barbórka Jak myć samochód zimą: 3 niebezpieczeństwa, które czekają na kierowcę w mroźną pogodę - Barbórka Śmiało sadzić na parapecie: 8 owoców i warzyw, które można uprawiać w domu - Barbórka Nie wyrzucaj starych rzeczy: 8 przedmiotów, które przydadzą się w domu i kuchni - Barbórka Włóż talerz fasoli do kuchenki mikrofalowej - nie będziesz musiał moczyć fasoli przez całą noc: najlepsza sztuczka - Barbórka Kultowe 'Bunito': przygotowanie pysznej i niedrogiej sałatki na Sylwestra - Barbórka To przepyszne połączenie przypadnie do gustu każdemu: 3 najlepsze przepisy na kurczaka z sezonowymi warzywami - Barbórka Przepis na niezwykłą kawę z pieprzem i lodami: tylko dla smakoszy - Barbórka Tylko tak teraz gotujemy - przepis na roladki z cukinii z farszem - Barbórka W kotle lub w garnku, przepis na zupę rybną, która zawsze się udaje - Barbórka Chrupiąca delikatność w każdym kęsie: sekret wystawnej pieczonej ryby od Jamiego Olivera - Barbórka Domowe wino z białych winogron, które będzie gwiazdą uczty - Barbórka Chrupiąca przekąska z pikantnym akcentem: ogórki z ziarnami gorczycy - Barbórka Jak jeść mąkę i nie przytyć: wskazówki od dietetyka - Barbórka Oszczędzająca figurę sałatka z młodej kapusty i groszku - Barbórka Prawdziwy skarb zimowej konserwacji: jak prawidłowo zawijać borowiki - Barbórka Tego na pewno nie wiedziałeś: jak prawidłowo upiec prawdziwy lwowski sernik - Barbórka Trzy świąteczne ciasta na Dzień Nauczyciela, które przygotujesz w ciągu kilku godzin - Barbórka Przepis na aromatyzowaną herbatę z porzeczkami i bazylią: niesamowicie pyszna - Barbórka Nie musisz już chodzić do restauracji: przepis szefa kuchni na hodgepodge - Barbórka Smak, który przywraca dzieciństwo: gotowanie najlepszego dania z 'Kurkoja domashnomu' - Barbórka Dlaczego nie należy przechowywać jajek w lodówce: nigdy byś nie zgadł - Barbórka Miten puhdistaa liesituuletin rasvasta ja noesta 15 minuutissa: helpoimmat tavat tehdä se - Aslan News Miten tehdä herkullisin kylmäkakku: mitä kokata parasta - Aslan News Yksinkertainen korjaustoimenpide pesee lasikannet pois rasvasta: liota 15 minuuttia - Aslan News Ikuinen pääsy vitamiineihin: miten säilyttää vihreät sipulit pidempään talven varalle - Aslan News Vahvuuden paikka: Näin teet asunnosta viihtyisän ilman remonttia (kuva) - Aslan News Varo väärennöstä: mistä tietää, onko juusto luonnollista vai ei - Aslan News Tulet yllättymään, ettet tiennyt tätä aiemmin: miten saat tietää sukan koon mittaamatta - Aslan News Älä koskaan tee tätä, ellet halua rikkoa pesukonetta - Aslan News Kuinka puhdistaa hopea kotona: 5 todistettua vaihtoehtoa - Aslan News Jos tarvitset sitä kiireellisesti: 5 tapaa saada kuukautiset - Aslan News Älä taivu rikkaruohojen edessä: tämä tuote tappaa ne taatusti - Aslan News Ravitsemusasiantuntija kertoo, miten voit säästää rahaa ruoassa kesällä - Aslan News Salaisuus laihtua nopeasti viikossa paljastui: ravitsemusterapeutin yksinkertaiset neuvot - Aslan News Kuinka kuoria nuoria perunoita: 5 erittäin nopeaa tapaa - Aslan News Voitko kasvattaa avokadoja kotona: vinkkejä ja tekniikoita - Aslan News 10 minuutissa ja ilman putkimiestä: nopea niksi, miten pääset eroon wc-astiassa olevasta kondenssivedestä - Aslan News Sitä varten siis raastimen piikkinen puoli on: et osannut aavistaa - Aslan News Ei palovammoja tai roiskeita: Tämä menetelmä opettaa sinulle, miten öljy kuumennetaan oikein paistinpannussa - Aslan News Täydellisen teen salaisuus paljastui: kokkien huippuvinkit - Aslan News Kuinka näyttää 25-vuotiaalta 40-vuotiaana: salaisuudet, joista harva tietää - Aslan News Jos Venäjä aloittaa hyökkäyksen: luettelo asioista, joita kaikilla pitäisi olla - Aslan News Miten tunnistaa pilaantunut naudan-, kanan- ja sianliha: tärkeimmät merkit - Aslan News Miten eristät ulko-ovesi, jotta se ei puhaltaisi: luotettava menetelmä - Aslan News Vesihauteessa: miten se tehdään oikein - Aslan News Kuinka pelastaa kolodekki: mitä tehdä, jos kolodekki ei ole jähmettynyt - Aslan News