Menu
In the world

Santo André: uma das melhores cidades do Brasil

31/10/2021 20:58 | Atualizado há 1 ano
Publicity

Santo André está localizada na região do ABC, no estado de São Paulo, a 20 km da capital. A região é composta por sete municípios, com uma população próxima a 3 milhões de habitantes, está entre os quatro maiores PIBs do Brasil e ocupa o posto de quinto maior mercado consumidor do país. A cidade abriga importantes empresas, universidades, variados centros de compras. É referência em segurança, excelente infraestrutura, lazer, gastronomia e qualidade de vida. O município está próximo aos Aeroportos de Guarulhos e de Congonhas, além do Porto de Santos.

A cidade de Santo André vive um novo momento, com orgulho resgatado e com a confiança da população recuperada, resultado que reflete um novo modelo de gestão, implantado a partir de 2017, que colocou as contas públicas em dia, reduziu em 80% as dívidas da cidade, recuperou protagonismo e, com a credibilidade em alta, voltou a ser bom destino para investidores. Mirando no desenvolvimento socioeconômico, a cidade colhe os frutos do planejamento e eficiência administrativa. Uma gestão que cortou gastos desnecessários, revisou contratos e acabou com regalias. Medidas que exigiram coragem e amor por Santo André. Com a casa em ordem, o município buscou recursos nas esferas estadual e federal, tirando do papel obras e serviços que há muito os andreenses esperavam.

Santo André deixou o status de inadimplente para se tornar a cidade ideal para se investir. E a prefeitura fez a sua parte, com a entrega de novas unidades de saúde, novas creches, merenda entre as melhores do país, implantação do COI (Centro de Operações Integradas), que monitora a cidade. Também investiu no programa Banho de Luz, para iluminar Santo André com eficiência e economia, e no Rua Nova para garantir vias com asfalto de qualidade, como não se via há mais de 20 anos. Programas como o Moeda Verde e o Moeda Pet, que trocam lixo reciclável por alimentos frescos e ração, mudaram a cara da cidade e trouxeram a Santo André do futuro, mais humana, integrada e sustentável. Santo André também é referência na aplicação de tecnologia na oferta de serviços públicos, trazendo mais produtividade para as empresas e cidadãos. Estas políticas públicas têm sido destaque em diversas premiações. Um exemplo é a liderança no ranking de serviços de Cidades Inteligentes, elaborado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e Serviços Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) e pela Teleco. Os destaques de Santo André estão na área de gestão digital na emissão de boletos, certidões, e implantação da plataforma Acto, que permite a emissão de alvarás, certificados e demais documentações relacionadas a empreendimentos.

O levantamento identificou os 100 municípios com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão, voltados às áreas de mobilidade urbana, e-Gov, educação, saúde e meio ambiente. Dos 26 serviços avaliados para a elaboração do ranking, Santo André correspondeu às expectativas em 20. Outra posição que enche de orgulho os moradores de Santo André: a cidade está entre as cinco melhores do Brasil para se viver com os filhos, segundo o ranking Maiores & Melhores 2020, realizado pela revista Exame. Santo André é a cidade com melhor desempenho na variável governança, graças às políticas públicas adotadas pelo município e às dinâmicas recomendadas pela ONU em relação ao desenvolvimento sustentável.

Ambiente de negócios e tecnologia garantem investimento e geração de empregos em Santo André

Santo André é uma potência na região do ABC. A força econômica se traduz na geração de empregos. Mesmo durante a pandemia, segundo dados do CAGED, a cidade gerou quase 10 mil postos de trabalho nos últimos 12 meses. O mais moderno, simplificado e ágil ambiente de negócios para regularização de uma empresa, tanto para a conclusão de obras e reformas, como para os alvarás de licenciamento das atividades, está em Santo André. Para regularização de obras e reformas, o “Obra Fácil” é o sistema informatizado (sistema Acto) que realiza todos os serviços de emissão de habite-se, alvarás de obra, uso do Solo, demolição, desdobro, dentre tantos outros, tudo de forma totalmente eletrônica, sem papel, sem burocracia. O empreendedor pode acompanhar exatamente a fase de análise do projeto, recebe todas as notificações pelo sistema, e pode realizar solicitações e consultas 24 horas por dia, 365 dias por ano, na tela do celular. Todas as autorizações e alvarás também são enviados de forma totalmente eletrônica, tornando o processo muito mais fácil, barato e simplificado.

Prefeitura possui também o serviço gratuito que busca trabalhadores na cidade para preenchimento das vagas de trabalho das empresas. O Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda realiza intermediação de mão de obra sem qualquer custo ao empregador e ao trabalhador, buscando os candidatos mais qualificados para as vagas, de acordo com o perfil demandado pela empresa.

Santo André possui um extenso programa de qualificação gratuita para população e empreendedores, como o Circuito Andreense de Empreendedorismo voltado às MPEs, o Empreender no turismo em Paranapiacaba, voltado a fomentar a cadeia turística da Vila, os programas do Fundo Social de Solidariedade, dentre vários outros que são unificados e apresentados através da plataforma “Escola de Ouro Andreense”.

Qualieducação – Santo André já é referência e vai avançar ainda mais

Santo André possui uma rede pública municipal de ensino que atende aproximadamente 36 mil estudantes, com idade entre 0 e 10 anos (do berçário ao 5º ano do ensino fundamental) e 2.700 alunos com mais de 15 anos nas salas da EJA (Educação de Jovens e Adultos). A alimentação é parte importante para o aprendizado. Para garantir a boa nutrição dos estudantes andreenses, a Prefeitura de Santo André criou o programa Merenda em Casa. A rede municipal de ensino distribui kits alimentares, com itens como arroz, feijão, macarrão, café, leite em pó, biscoito salgado, biscoito de maizena, além de frutas e legumes como maçã, chuchu, batata e cenoura para atender as famílias durante o período de pandemia.

As escolas de Santo André possuem também estrutura completa para receber estudantes que necessitam de acomodações especiais para educação inclusiva. Com o programa TiX Letramento, o aluno com dificuldade de aprendizagem interaje durante as atividades por meio de um computador acoplado a um teclado inteligente multifuncional, que pode ser acessado a partir de um toque ou de piscar de olhos.

Outra iniciativa que merece destaque é a criação do programa Qualieducação, com o objetivo de promover a modernização das unidades da rede municipal de ensino. A ideia é proporcionar melhorias no ambiente escolar, com reformas, manutenção, informatização e um padrão visual único. A iniciativa prevê também a implementação de novas tecnologias e a humanização do ensino aliada à qualificação dos profissionais da rede.

Qualisaúde – Uma conquista para os andreenses

A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe um desafio adicional às empresas, governos e sociedade como um todo. Em Santo André, a condução dos trabalhos foi marcada pela excelência da gestão, que ganhou visibilidade mundial. Veículos de comunicação de várias partes do mundo mostraram as boas práticas andreenses. O município foi destaque em reportagens realizadas pelo El País, CNN, Channel 4, Forbes, National Geographic, Business Insider, Reuters, The Atlantic, Devex, Daily Observer entre outros noticiários exibidos em países como Estados Unidos, China, Espanha, Rússia e Inglaterra.

Em Santo André, a política pública de saúde teve como prioridade o atendimento humanizado, infraestrutura dos hospitais de campanha, visitas virtuais, vacinação drive-thru, Pit Stop da Prevenção, entre outras iniciativas. Santo André inovou também na oferta de consultórios móveis à população. Carretas equipadas com mobiliário completo, sala de espera e estrutura de consultório levaram saúde à população. Os investimentos na área continuaram mesmo na pandemia. Foram inaugurados vários equipamentos com o padrão Qualisaúde, uma iniciativa que revolucionou o atendimento na cidade. Implantado em 2017, o programa fortaleceu a rede de urgência e emergência, sendo fundamental para enfrentar os momentos mais difíceis da pandemia. Santo André foi uma das poucas cidades onde não faltaram leitos.

Santo André: atrações não faltam para o turista

Santo André possui uma extensa agenda cultural, atrativos históricos e arquitetônicos únicos, além de ser um dos principais pólos gastronômicos da região metropolitana de São Paulo. A cidade também oferece uma série de opções de compra e lazer, e ainda possui a famosa Vila Ferroviária de Paranapiacaba, localizada na deslumbrante serra do mar, tombada pelo Iphan e indicada como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Para facilitar a vida de turistas, a Prefeitura criou um portal onde podem ser conhecidas todas as atrações. É só acessar www3.santoandre.sp.gov.br/turismosantoandre e verificar também as opções de hospedagem em famosas bandeiras da rede hoteleira, além de restaurantes de renome que a cidade oferece ao visitante. Paranapiacaba é conhecida no Brasil como uma típica Vila Inglesa do século XIX. Anualmente recebe uma média 200 mil visitantes. Com o objetivo de fomentar o turismo e aumentar o número de visitantes, o poder público local está apoiando os empreenderes do ramo de turismo por meio do programa Empreender no Turismo, promovendo a restauração e recuperação do patrimônio histórico da Vila. Numa parceria de sucesso com o projeto Escola de Ouro Andreense, plataforma online que unificou todos os cursos de capacitação oferecidos pelo poder público, os empreendedores podem acessar cursos nas três principais categorias de turismo: guias e monitores, hospedagem e alimentação. Paranapiacaba ganha um novo papel na história andreense ao abrigar também a nova sede do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, com aulas de culinária, artesanato, costura e beleza.

Continues after advertising