6º Fórum Brasileiro de Turismo: um debate sobre emprego, sustentabilidade e crescimento econômico
Nesta 6ª edição, o evento trouxe ‘a economia do viajante’ como tema
O turismo nacional registrou números expressivos no último ano e tem ainda muito espaço para desenvolvimento. Essa foi a tônica do 6º Fórum Brasileiro de Turismo, que reuniu representantes dos mais variados segmentos do turismo nacional. Com o tema “A Economia do Viajante”, foi realizada sua sexta edição, no dia 18 de novembro, na Câmara Americana de Comércio, em São Paulo. O evento, promovido pela Global Council of Sustainability and Marketing (GCSM), reforçou São Paulo como um destino preferido para o turismo de negócios, por exemplo, responsável por 80% de todos os eventos do setor na América Latina.
A cerimônia de abertura contou com a participação de figuras como Tathiana Hardt Souto Turbian , CEO do Grupo Innsbruck; Agostinho Turbian , presidente do GCSM; e João Roberto Benites , presidente do Conselho do GCSM. O evento foi presidido por Toni Sando, presidente do 5º Fórum Brasileiro de Turismo, que enfatizou a força econômica do turismo: “A economia do turismo está prosperando. As cidades com turistas prosperam, gerando empregos e novas oportunidades. É uma economia que beneficia desde a padaria até grandes investimentos em infraestrutura ”, afirmou Sando. O presidente Executivo da Fundação 25 de Janeiro, São Paulo Convention and Visitors Bureau, destacou o potencial de São Paulo, que organiza cerca de 90 mil eventos por ano e atrai milhões de visitantes. Segundo ele, a integração entre os setores público e privado é essencial para transformar o turismo em um vetor de desenvolvimento sustentável.
O evento também reuniu representantes de entidades do setor turístico, estudantes, agências e embaixadores, como Mateja Karcun, da Eslovênia, que apresentou as oportunidades de seu país, Leonard Thiago Barbosa, comandante da Base Aérea de São Paulo, que elogiou o impacto do turismo militar e cultural e Tirso de Salles Meirelles – Vice-Presidente do Sebrae SP e Presidente da FAESP/SENAR, falando sobre o poder no Agro no turismo. O presidente do GCSM, Agostinho Turbian, e o presidente do Conselho do órgão, João Roberto Benites, reforçaram a importância do turismo como indutor de desenvolvimento, geração de renda e diversificação de oportunidades, nas cidades e no campo.
Painéis
O painel “Turismo no Brasil: Emprego e Renda – Perspectivas e Cenários” foi moderado por Fabricio Amaral, presidente da FORNATUR e da Goiás Turismo. Representantes estaduais compartilharam experiências inovadoras e discutiram desafios como a falta de regulamentação de plataformas como o Airbnb e a insatisfação com os serviços aéreos. Participaram Nathalia Larsen, Subsecretária de Cultura e Turismo de Minas Gerais; Ian Henderson Carmo Ribeiro, presidente da Empresa de Turismo do Estado do Amazonas; o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena e Mauricio Bacelar, Secretário de Turismo da Bahia.
Já o painel ‘Qual a importância para a economia do Brasil?’, contou com a moderação de Toni Sando e as participações de Chieko Aoki – CEO Blue Tree de Hotéis; Fernando Guinato – Diretor Sheraton; Daiane Lima – Head de Sustentabilidade da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro – LIESA; Marina Figueiredo – Presidente da BRAZTOA e Thiago Borges – Vice-presidente institucional da Resorts Brasil.