Elló: sofisticação e técnica no litoral nordestino brasileiro
Apaixonado pelo Brasil, chef valoriza ingredientes locais e investe em experiências de sabor baseadas no conceito “da semente ao prato”
Com os pés na areia e as mãos na terra, o belga Hervé Witmeur incorpora sabores e preparos, que se transformam em rica matéria-prima para suas criações. Apaixonado pela natural cuisine, o chef combina criatividade e técnicas tradicionais com insumos locais, adotando simplicidade e o uso de ingredientes orgânicos. Comprometido com o desenvolvimento de uma forma de cozinhar que respeita a agroecologia, Hervé é um entusiasta do aproveitamento integral dos alimentos. Nascido na Bélgica, Hervé passou parte da vida no restaurante do pai, em Bruxelas. Formado em gastronomia, adquiriu experiência trabalhando em várias cozinhas locais. Junto com a esposa, Marie, embarcou em um intercâmbio para a Austrália, onde aprenderam um novo idioma e também enriqueceram suas bagagens profissionais. Em 2011, vieram ao Brasil pela primeira vez para velejar e encantaram-se com o litoral do Piauí. Decidiram fixar residência na região e abriram dois restaurantes: La Cozinha, em Barra Grande, e Éllo, em Jericoacoara.
Éllo Restaurante Em Jericoacoara (CE), o Éllo apresenta uma faceta mais sofisticada e autoral do chef Hervé Witmeur. Com arquitetura ousada, vencedora do Prix Versailles da Unesco ao unir rusticidade tropical e linhas contemporâneas, o restaurante oferece um cardápio criativo e refinado que enfatiza o uso de produtos locais. Inspirado nas culinárias brasileira e francesa, o menu do Éllo prioriza o uso de insumos sazonais disponíveis na horta, além dos peixes e frutos do mar que chegam frescos à cozinha aberta, que permite aos clientes contemplar o ballet incessante dos cozinheiros. “Em todas as criações são resgatados os contatos das pessoas com a terra, pois é lá que começa nosso mise en place: com insumos trazidos de nossa fazenda La Reserva, no Piauí, e junto aos pequenos produtores de pescado da região”, diz Hervé. A riqueza da terra é traduzida em uma abundância de sabores presentes em todas as etapas do menu degustação, concebido por uma equipe de cozinha que trata o alimento com o mesmo amor com o qual ele foi colhido. “Assim como as dunas de Jericoacoara, nosso menu está em constante mudança e compõe uma história que não termina ao deixar a mesa. Cada prato transmite o trabalho duro que existe por trás de cada componente, oferecendo uma nova forma de ver o mundo e seus recursos naturais”, completa o chef. O menu degustação em 7 tempos, também consta com sua versão vegetariana.
Fazenda La Reserva
O sonho de produzir os próprios insumos para os restaurantes Éllo, em Jericoacoara (CE), e La Cozinha, em Barra Grande (PI) motivou o casal Hervé e Marie Stas-Witmeur, junto ao amigo e sócio David Saey, a expandir de uma horta caseira para uma fazenda orgânica: a La Reserva, que ocupa uma área de 24 hectares de terra nos Tabuleiros Litorâneos, em Parnaíba (PI), sendo 14 hectares destinados à área de proteção ambiental, com árvores nativas. Usando técnicas de permacultura, agroecologia e agricultura sintrópica, cultivam de forma sustentável, diversificada e produtiva uma variedade de frutas, legumes, verduras e temperos sem agrotóxicos. “Quando começamos, o terreno era árido, composto apenas por areia, e enfrentamos o desafio de regenerar a terra utilizando o modelo agroflorestal. Hoje, o excedente da produção é comercializado na região, promovendo o consumo de alimentos saudáveis e de qualidade em uma área carente”, conta Hervé.
Service
Elló Restaurante
São Francisco, Jijoca de Jericoacoara – CE, 62598-000
Horário: Das 18h30 às 22h e 23h às sextas-feiras e sábados. Fechado aos domingos. Mesa mediante à reserva.