O I Fórum Esfera Internacional aconteceu na Place Vendome, uma das mais famosas praças de Paris
Novas oportunidades de negócios e alianças bilaterais entre Brasil e França estiveram em pauta durante I Fórum Esfera Internacional, que aconteceu nos dias 13 e 14 de outubro em Paris. O evento reuniu autoridades como os presidentes Rodrigo Pacheco, do Senado, Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Aloizio Mercadante, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além do ex- -presidente da França Nicolas Sarkozy. O fórum abordou temas como a relação França- -Brasil, reformas em discussão no País – tributária, administrativa e outras –, economia, transição energética, inovação, indústria, segurança para o capital estrangeiro e perspectivas de futuro.
Em seu discurso de abertura, a CEO da Esfera Brasil, Camila Funaro Camargo, ressaltou a importância de que o acordo entre Mercosul e União Europeia saia do papel. “No caso do Brasil, o sucesso do acordo pode gerar um aumento de até US$ 125 bilhões no PIB [Produto Interno Bruto] em 15 anos”, disse a executiva. O evento teve também a participação de outras autoridades francesas, como a ex-secretária de Estado do Meio Ambiente da França Brune Poirson, uma das palestrantes no painel sobre sustentabilidade. Com ela, estiveram o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o governador do Pará, Helder Barbalho, já que a cidade de Belém será a sede da COP30, em 2025, para debater as mudanças climáticas. O encontro internacional estreou ainda com painelistas como o ministro Gilmar Mendes (STF), Ricardo Lewandowski (ex-ministro do STF), o ministro Vinícius de Carvalho (Controladoria-Geral da União), o presidente Bruno Dantas e o ministro Walton Alencar (ambos do Tribunal de Contas da União) e Miriam Belchior (secretária-executiva da Casa Civil). Instituições brasileiras, entre elas a Confederação Nacional da Indústria (CNI), e francesas, como o Medef (Movimento das Empresas da França), marcaram presença. Representando o empresariado, participaram nomes como Abilio Diniz, do Conselho da Península Participações e membro do Conselho de Administração do Grupo Carrefour, e Alexandre Bompard, CEO global do Carrefour.
Prêmio Esfera Destaque
No encerramento, o presidente do Conselho da Esfera Brasil, João Camargo, e a CEO, Camila Funaro Camargo, fizeram a entrega do primeiro prêmio Esfera Destaque. Foram escolhidos, pelo Conselho Consultivo da organização, quatro nomes relevantes no cenário nacional: Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia; Aloizio Mercadante, presidente do BNDES; Robson de Andrade, presidente da CNI; e Luiz Eduardo Osório, diretor-presidente da LTS Investments.
EsferaCast
A segunda temporada do EsferaCast foi gravada em um estúdio de vidro durante o I Fórum Esfera Internacional. Personagens inéditos passaram para bater um papo com a anfitriã da vez, a jornalista Tainá Falcão. Foram 19 entrevistados, entre os quais autoridades, mas também empresários de referência em suas respectivas áreas de atuação, como Wesley Batista, João Adibe e Daniel Vorcaro.