Conversando com quem faz a diferença
No dia 12 de setembro, das 9h30 às 18h30, o Fórum Carioca Desenvolvimento Socioeconômico Ambiental chegou em sua primeira edição para debater o futuro do Estado do Rio de Janeiro. Com grandes nomes da gestão pública e privada do país dentre os palestrantes, o evento, organizado pelo Global Council of Sustainability & Marketing e a Fecomércio-RJ, abordou diversos temas relevantes para a evolução e o progresso de ações no Estado. Foi a oportunidade para conhecer o que está sendo feito no mundo sobre o tema e entender como cada empresa e individuo pode participar no desenvolvimento do Rio de Janeiro nessa pauta.
FOCA: FÓRUM CARIOCA DE DESENVOLVIMENTO E EQUILÍBRIO SOCIOECONÔMICO
Maior destino turístico internacional no Brasil, da América Latina e de todo o Hemisfério Sul (em 2008), o Rio de Janeiro é a cidade brasileira mais conhecida no exterior, funcionando como um “espelho”, ou “retrato” nacional, seja positiva ou negativamente. Sob essa perspectiva que o evento foi concebido. Para Agostinho Turbian, presidente do GCSM, “após o sucesso do FOPA (Fórum Paulista de Desenvolvimento), o Rio de Janeiro merece ter a atenção sobre suas pautas, pois elas refletem no Brasil. Entendemos que trabalhar a questão do desenvolvimento socioeconômico ambiental sob a perspectiva da cidade do Rio de Janeiro é o caminho mais adequado para ampliar ações e projetos para todo o Brasil”.
De acordo com Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ, “mais uma vez, a cidade do Rio chama para si o protagonismo ao promover o Fórum Carioca de Desenvolvimento e Equilíbrio Socioeconômico Ambiental. Tratar da consciência ambiental é trabalhar uma agenda positiva para encontrar medidas de contenção do processo de esgotamento dos recursos naturais e de recuperação do meio ambiente. O setor privado tem um papel essencial no processo de amadurecimento das práticas de sustentabilidade, pois tem a agilidade necessária para impulsionar as inovações e tecnologias”.