Conversando com quem faz a diferença
A importância e os efeitos da revitalização e despoluição do Rio Pinheiros e como este projeto pode ser um grande case de sucesso para os próximos que estão por vir, foi o tema do debate realizado na 130º edição do Conversando Com Quem Faz a Diferença, em São Paulo, no dia 31 de agosto (segunda-feira), organizado pelo GCSM (Global Council of Sustainability & Marketing) e a Revista VIDI, do Grupo Innsbruck. O debate em formato talk show contou com a participação de Marcos Penido, Secretário de Governo do Estado de São Paulo e Roberto Gianetti, CEO da Kaduna Consultoria.
CCQFD: MARCOS PENIDO E ROBERTO GIANETTI
O Novo Rio Pinheiros é um projeto que vem causando forte impacto na cidade, trazendo benefícios a um grande número de pessoas e a criação de um novo marco de desenvolvimento urbano da capital paulista, desde a expansão do seu saneamento básico, com a realização de mais de 550 mil conexões de imóveis ao sistema de esgoto sanitário, trazendo dignidade e qualidade de vida a mais de 3 milhões de pessoas, que vivem na capital de São Paulo. A limpeza de resíduos sólidos e o desassoreamento das águas apresentam números impressionantes, como a retirada de mais de 38 milhões de toneladas de garrafas PET, bicicletas, pneus, plásticos e outros materiais, e 315 mil metros cúbicos de sedimentos do fundo do rio, equivalentes a 17 mil caminhões basculantes. Os peixes já começam a voltar ao rio que estava morto. Esses números significam a redução de mortes por diarreia, dengue, leptospirose, hepatite A e verminoses, entre outras. Retratam, também, a dignidade de viver sem mais o odor de esgoto no ar.
Com a grande presença de nomes do setor público e privado na plateia, os convidados receberam seu reconhecimento pelo trabalho realizado e deixaram reflexões importantes sobre como é possível unir forças diferentes em prol de um objetivo em comum. A pergunta é: qual será o próximo case de sucesso do Brasil?