Universidade Corporativa GCSM: Plano e Realização

por The Winners
0 comentário
Gilberto da Silva, Diretor de Relações
Institucionais e de Mercado
Universidade Corporativa GCSM

A primeira Universidade Corporativa que se tem conhecimento foi fundada em 1955 pela General Electric, porém fala-se que a origem desse tipo de entidade é ainda mais antiga, remontando ao ano de 1920, quando a General Motors incorporou uma escola noturna para treinar e educar seus colaboradores na indústria automobilística.

Aquela primeira UC, de 1955 é até hoje um dos maiores mitos do mundo empresarial, com o nome de Crotonville, o mesmo da cidade onde está instalada, no estado de Nova Iorque – EUA. Formou todos os CEO’s da General Electric, desde então, e chegou ao Brasil no final de 2014.

As universidades tradicionais, mundo afora se preocuparam com a formação de homens de negócios de onde surgiram os MBA’s, que foram, de uma certa forma distorcidos, tornando-se uma opção de marketing para vender cursos de pós-graduação. Os muitos MBA’s atuais não conseguem aliar entrega X tempo necessário para mudanças, item que as empresas requerem.

O GCSM é uma organização, sem fins lucrativos, com propósito de fomentar discussões relevantes entre a comunidade empreendedora e as instituições e corporações, gerando interações segmentadas entre seus dirigentes, líderes, convidados e o público dos eventos, fóruns, palestras e encontros que realiza.

A ideia da Universidade Corporativa do GCSM nasceu há muito tempo atrás, lembro-me de uma conversa com o Agostinho Turbian – Presidente Mundial do GCSM, lá na década de 90, falando comigo de geração de conteúdo, a partir dos processos de treinamentos corporativos e de desenvolvimento pessoal, para uso como ensino complementar.

Na mesma época, junto a UCF – University of Central Florida, Agostinho participou de um curso de formação, dentro do Centro de Desenvolvimento de Executivos, conhecendo um esboço do que seria a UC de hoje, que vai além, cumprindo essa tarefa de forma global, ou seja, extrapolando os limites da empresa e avançando sobre o mercado, disponibilizando seus conteúdos a diversos e diferentes públicos.

Modernizada e incorporando as ferramentas digitais, a UC atual desbrava um universo de possibilidades e novos caminhos para a educação continuada, presencial e, principalmente ONLINE.

A velocidade muito superior, em termos de atingimento de objetivos específicos, é o que diferencia a UC das universidades tradicionais. Os métodos tradicionais de capacitação têm se mostrado ineficazes, em vista das necessidades das empresas. Tem-se a impressão que problemas são identificados e soluções pontuais são adotadas com a expectativa de que resolverão os problemas.

Entretanto, o problema não é resolvido e a ineficácia continua. Por conta disso, sabe-se que o processo de aprendizagem é um exercício contínuo e prolongado. Logo, deve ser encarado como uma sequência de ondas que levam ao desenvolvimento de competências. É então que a eficácia dos programas
de uma UC se destaca.

A Universidade Corporativa do GCSM agregará em seu portfólio, todo o conteúdo gerado pelos seus inúmeros eventos nacionais e internacionais, que se caracterizam pelo grau de informação útil entregue aos que desses eventos participaram, seja na forma de palestras, debates, viagens, visitas técnicas e de conhecimento, reuniões de empresários, políticos, educadores, influenciadores, enfim, tudo o que aconteceu desde a fundação do GCSM e criação de suas várias marcas.

O registro das participações em todos esses acontecimentos servirá para a geração de certificações que poderão, na medida do interesse de cada um, serem disponibilizadas para uso individual.

A consolidação dos processos de EAD, com o uso das novas ferramentas de transmissão online, abre um leque fantástico de oportunidades de participação nos diversos eventos, dando flexibilidade ao estudante, de qualquer nível e especialidade, mais rapidez e confiabilidade nos resultados, a baixos custos, com retorno garantido.

Nossa UC inicia sua vida com uma imensa bagagem, montada ao longo dos anos, olhando para esse futuro, agora consolidada, essa bagagem é colocada à disposição daqueles que nos prestigiaram ao longo dessa jornada, que nos assistiram em nossas apresentações, que nos acompanharam em nossas viagens, fóruns, eventos, encontros, almoços e jantares, enfim, em todas as nossas realizações e também a todos aqueles que estão por vir e que serão muito bem vindos.

Aquele sonho de futuro que girou o mundo chegou e você virá conosco, boa viagem!

You may also like

Deixe um Comentário