Teresa Vendramini – A competência feminina no agronegócio do Brasil

por The Winners
0 comentário

Teresa Vendramini vem de uma família de produtores rurais que há mais de oitenta anos se dedicam à atividade agropecuária. Filha de Vanderly Vendramini e Teresa Corpa Vendramini, nasceu no interior do estado de São Paulo, na cidade de Adamantina. Divorciada, tem uma filha, Fernanda, e dois netos, Antônio e Joaquim. Formada em sociologia e política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Teresa Vendramini adora ir ao cinema e viajar, para conhecer novos lugares, novas pessoas e diferentes culturas.

Assumiu os negócios da família em 2008 e se empenhou muito na gestão da propriedade e na busca por conhecimento no setor do agronegócio.

Se envolveu nas atividades da Sociedade Rural Brasileira (SRB) a partir de 2014 como uma das diretoras. Em 2020, foi eleita presidente da entidade. Era a primeira vez na história que a SRB passava a ter uma mulher na liderança.

Em seus discursos reforça que “o principal projeto de vida é o trabalho que realiza à frente da SRB, com foco no desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro“. Neste trabalho busca, acima de tudo, estar junto ao produtor rural, em defesa da segurança jurídica. Ela ressalta a importância do setor para a economia brasileira e defende projetos de educação e capacitação voltados ao homem do campo, para garantir o crescimento sustentável e manter a posição de liderança mundial que o agro brasileiro já vem ocupando.

Teresa vem se destacando ao ampliar o diálogo com diferentes setores da sociedade para divulgar e reforçar as práticas sustentáveis que o agro brasileiro já adota. Tais práticas se somam ao rigor que a legislação brasileira estabelece via Código Florestal, ao garantir, por exemplo, percentuais obrigatórios de preservação de mata nativa nas propriedades rurais. A chamada reserva legal chega a 80% no caso do bioma Amazônia. Neste cenário, Teresa lembra, sempre que possível, que hoje o Brasil preserva 66% do seu território. Ainda assim, acredita que há grandes oportunidades para seguir caminhando e avançando na busca deste equilíbrio entre a produção de alimentos e os benefícios sociais, ambientais e econômicos que o agro viabiliza à sociedade brasileira como um todo.

Em entrevista exclusiva para The Winners, ela reforça o papel do agronegócio na economia e no desenvolvimento do Brasil, os avanços em tecnologia e o futuro que nos espera.

Mostra a força feminina no setor e o caminho do futuro.

SÃO PAULO, SP, 02 10 2020: TERESA VENDRAMINI | 2020 Fotos de Teresa Vendramini, primeira mulher a dirigir a Sociedade Ruralista Brasileira Detalhes da sala dela e de objetos na Sociedade Ruralista Brasileira. Fotos: Roberto Setton 02 10 2020

You may also like

Deixe um Comentário