Sabores do Brasil

por The Winners
0 comentário

Texto de:

Pedro Carvalho, Enólogo formado em Portugal

Viviane Serra, Proprietários do Empório do Tuga, um dos principais endereços na compra de grandes rótulos em São Paulo, SP

O sul do Brasil reserva lugares e relíquias capazes de produzir vinhos maravilhosos e que encanta os melhores paladares. São Joaquim, um município do estado de Santa Catarina, a 230 km de Florianópolis, em uma altitude de 1.350 metros e com uma população de aproximadamente 27.000 habitantes, é um deste lugares. Nesta pequena e pacata cidade se encontra a Vinícola Monte Agudo, fundada em 2004 pelo médico pediatra Leônidas Ferraz e o produtor de grãos Alceu Muller, sócios unidos pelo sonho de produzir vinhos de qualidade em um terroir único, com solo, temperatura e altitude diferentes das demais regiões produtoras do Brasil. Uma região que, embora nova, possui grande respeito no âmbito da produção de vinhos do País. A filosofia da Vinícola Monte Agudo tem como objetivo produzir vinhos de alta qualidade numa produção limitada, onde todo o trabalho passa pelas mãos da família. Os filhos de Leônidas, Carolina, Léo e Patrícia Rojas Ferraz, influenciados pela paixão do pai aos vinhos, são os principais gestores da empresa e recepcionam os turistas nos eventos proporcionados na vinícola.

Conhecer o mundo do vinho está essencialmente ligado à gastronomia. Pensando nisso, a família construiu o espaço Eno gastronômico no ponto mais alto da propriedade, com vista aos vinhedos, para que os visitantes possam desfrutar de refeições cercados por essa paisagem de cinema. Nos pratos, a chef Kathia Roja Yunis prioriza ingredientes locais para melhor complementar os vinhos que vão sendo servidos harmoniosamente.

O resultado desse trabalho é percebido por meio dos certificados de excelência obtidos no TripAdvisor ao longo dos últimos anos e com o Choice of the Traveler Award no ano de 2020. A Monte Agudo representa a essência do terroir da serra catarinense com mais de oito rótulos, alguns destes com prêmios em nível nacional, entre os mais recentes:

• Sinfonia Blanc de Blancs: espumante branco extra brut, escolhido o melhor de sua categoria pela Grande Prova de Vinhos do Brasil, em 2020;

• Chardonnay Unoaked: escolhido o melhor Chardonnay sem barrica do Brasil pela Wines of Brazil Awards, em 2020;

• Cabernet Sauvignon/Merlot: tinto com corte de 65% CS e 35% Merlot – Medalha de Ouro na Grande Prova de Vinhos do Brasil, em 2017 e 2019.

Esses rótulos estão nas prateleiras das melhores adegas do país.

You may also like

Deixe um Comentário