Próxima parada: Belize!

por The Winners
0 comentário

Com a retomado do turismo, nos pegamos pensando: Para onde vamos viajar agora? O ideal seria nos aventurarmos por um destino novo ou passear por onde já nos sentimos em casa? Acredito que não há uma resposta certa para estas perguntas e a verdade é que o destino correto é aquele que faz o seu coração bater mais forte.

Minha missão hoje é apresentar um destino que eu não conhecia e que estudando sobre ele, rapidamente, percebi fortes palpitações do lado esquerdo do peito, então, não tenha vergonha em dizer que não sabia onde fica Belize, porque a maioria das pessoas também não sabem.

Belize é um pequeno país da América Central, do tamanho do estado de Sergipe. Possui 290 km de litoral e faz fronteira com o México e a Guatemala, e ao contrário de todos os outros países continentais da América Central, que possuem o espanhol como idioma oficial, em Belize, o inglês é a língua nativa, o que nos deixa com 3 opções de línguas: espanhol, inglês e portunhol. Com a economia em crescimento, Belize decidiu reabrir seu aeroporto em outubro passado.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) reformulou seu programa de turismo sustentável para financiar a resposta imediata à saúde pública e adaptá-lo às novas circunstâncias com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão do vírus. E com o país devidamente preparado para receber, vamos entender por que devemos conhecer este segredo bem guardado do Caribe.

Mundo submarino preservado

Para os entusiastas do mergulho, Belize é um dos melhores destinos para visitar, possuindo o segundo recife de coral mais valioso do mundo! São mais de 300 quilômetros da maior barreira de recife de corais do ocidente, sete reservas marinhas – como o famoso Glover’s Reef Atoll – e muitas ilhas pequenas repletas de vida subaquática. Além disso, é nas águas do mar que está um dos cartões postais mais emblemáticos do país, o famoso Great Blue Hole. Um enorme buraco de água azul intensa com cerca de 300 metros de diâmetro e 120 metros de profundidade. É para ver e se admirar.

Civilizações Maias impecáveis

Os vestígios da civilização Maia que por lá habitou em 2.000 a.c. ainda estão muito presentes em Belize. E a melhor parte, são bem mais vazios que nos países vizinhos. Xunantunich é uma maravilha gigantesca e um dos templos mais famosos. De cima das suas ruínas é possível avistar a Guatemala. É um ponto turístico de fácil acesso e que todos deveriam visitar quando estiverem em San Ignacio. Além de Xunantunich, há outras lindas opções e sítios arqueológicos Maias. Um pouco mais ao sul está o templo mais alto de toda a região em El Caracol, que é seguido por Lamanai, localizado na margem do rio New River Lagoon, no distrito de Orange Walk.

La Isla Bonita

Dizem que a cidade de San Pedro, localizada ao norte em Ambergris Caye, está “La Isla Bonita” da canção da Madonna. Não é certo se esse é um mito ou verdade, mas o que descobri de fato é que suas águas azul-turquesa e praias de areias brancas encantam qualquer um que queira relaxar no paraíso, de famosos a anônimos. Para os fãs de snorkeling, paddleboarding ou caiaque, este é um lugar especial no mundo.

Cavernas e história

Este pequeno país tropical tem centenas de cavernas subterrâneas e secretas que foram usadas pelas comunidades Maias para realizar cerimônias e rituais aproximadamente 1.000 anos atrás. Uma das cavernas mais incríveis é o ATM (Actun Tunichil Muknai), um antigo cemitério Maia. Considerada como um dos melhores passeios para se fazer em Belize, ideal para caminhar e nadar, rodeados de beleza e história

 

Santuário de vida animal

Belize tem uma vida selvagem diversificada e protegida. Uma das reservas que se pode acessar facilmente a partir de San Pedro é a Reserva Marinha de Hol Chan. É a reserva marinha mais antiga de Belize e tem 4 áreas diferentes que oferecem locais de mergulho e snorkeling, os mais populares de toda Belize, e onde é possível ver tubarões e arraias. Belize também tem a primeira reserva mundial de jaguar: o Santuário de Vida Selvagem da Bacia de Cockscomb. Fazer uma visita guiada, ao pôr do sol, pode ser a melhor opção para ver a maior variedade de espécies felinas.

Comida saudável e fresca

Um dado impressionante para um país tão pequeno: 70% do que é consumido em Belize é de produção local. Por esse motivo, espere uma comida deliciosa e super fresca. Inclusive muitos hotéis têm o seu próprio jardim de onde saem os legumes e verduras para preparo das refeições nos restaurantes. Esse conceito de “farm to table”, que é especial em outros países, é uma realidade comum em Belize. A produção de cacau em Belize também é notável. No país com um dos melhores cacaus do mundo, o turista consegue visitar as trilhas de cacau e aprender como o chocolate é feito, e ainda depois desfrutar de uma degustação, vivenciando in loco uma experiência “Bean to Bar” (do grão à barra, em português).

 

Belize á para todos!

Se você acha que Belize é um destino inalcançável, difícil e para aventureiros, está enganado. Belize é ideal para todos os tipos de visitantes! Para aqueles que procuram um lugar romântico para passear com o seu amor, há muitos hotéis charmosos, perfeitos para descansar e namorar, praias escondidas e restaurantes na areia para jantar à luz de velas.

Para quem quer viajar com a família e amigos, Belize é um parque de diversões natural. O itinerário começa acordando com o uivo dos macacos, depois escalada nas ruínas Maias, seguido de mergulho com snorkel para descobrir a vida marinha. E essas são apenas algumas das atividades que você pode fazer em família e com a turma. Os roteiros do país servem para quem quer viver momentos incríveis em grupo, ou até mesmo sozinho, visto que o povo de Belize é muito simpático e acolhedor, e que esse é um destino seguro para viajantes solo, então Belize que me aguarde!

You may also like

Deixe um Comentário