Para bom empreendedor, meia oportunidade basta

por The Winners
0 comentário
Carlos Renato Seabra de Almeida, Diretor do Polo Europa de Competência do Brasil

Existe um ditado conhecido que diz: “para bom entendedor, meia palavra basta”. Melhor dizendo, aqueles que se mantêm atentos são capazes de perceber, em situações, aparentemente simples, mensagens implícitas de grande importância.

A nossa pretensão, com este artigo, é de explorar e divulgar os significativos resultados alcançados com o I Seminário Internacional de Negócios e Internacionalização de Carreiras, realizado em Lisboa, entre os dias 13 e 21 de novembro de 2019, organizado pela Competency do Brasil. Transcorridos poucos meses, após sua realização, começamos a colher os frutos daquela iniciativa.

Foi um período de aprendizados relevantes, trocas intensas e experiências enriquecedoras, em que os participantes tiveram oportunidade de se aprofundar em temas, absolutamente, atuais e importantes. Realizamos o Curso de Transformação Digital, no IST– Universidade de Lisboa, conduzimos visitas técnicas à Fábrica Sant’Anna e à Indústria Riberalves, conceituadas e bem sucedidas empresas portuguesas, e, ainda, promovemos rodadas de negócios em que, por meio de apresentações individuais, os participantes se deram a conhecer e as suas empresas.

Além disso, realizamos interessantes incursões turísticas à cidade de Óbidos, uma das mais pitorescas e preservadas vilas medievais de Portugal, ao notável Santuário de Fátima e à renomada vinícola “Casa Ermelinda Freitas”, onde foi possível conhecer, de forma didática e única, todo o processo de produção de seus vinhos, campeões em vários eventos internacionais.

Em decorrência, pudemos constatar o profícuo entrosamento entre todos (executivos, empresários e membros de governo do Brasil, de Portugal, de Angola e dos EUA), que com muito entusiasmo se entregaram às diversas atividades que realizamos. Foi uma semana de intensa imersão que, acima de tudo, proporcionou uma preciosa ocasião para adqui-
rir novos conhecimentos e estabelecer valioso network, fomentando carreiras e desbravando novas oportunidades de negócios e de crescimento pessoal e profissional.

O mundo passa por um momento de enorme transformação (e não estamos falando do coronavírus), em que se torna indispensável, àqueles que pretendem ser competitivos, a aquisição, constante, de novos conhecimentos e o acompanhamento do estado da arte, de modo a permitir que se mantenham atualizados e capazes de apresentar um fator que faça diferença no mercado em que atuam.

Não basta, mais, que aceitemos, simplesmente, novos desafios: temos que buscá-los. Por isso a necessidade de estarmos atentos, a fim de que consigamos identificar as ocasiões favoráveis, que nos permitirão evoluir profissionalmente, e que possam representar o ensejo para alcançarmos um diferencial competitivo, além de reconhecermos oportunidades de novos negócios, que poderiam passar despercebidas.

A dura realidade, que hoje vivenciamos, é que bons profissionais existem muitos e dois fatores de extrema importância afetam, diretamente, suas vidas: a sorte, que independe da vontade de cada um, e as oportunidades que lhes são oferecidas, que nem sempre são exatamente explicitadas e que não se apresentam para todos e a todo instante.

Nesse contexto, acreditamos que esse primeiro Seminário que realizamos, em Lisboa (ao qual pretendemos dar continuidade em 2020), representou uma singular oportunidade para que cada um dos participantes atingisse os objetivos aos quais nos propusemos. Assim, conseguimos promover o fortalecimento e a internacionalização de carreiras, e o conhecimento (e reconhecimento) do mercado português, a fim de desbravar novas fronteiras de negócios para as organizações.

Ao final, consideramos que foi possível oferecer, nesse universo de escolhas, não apenas meia, mas uma especial oportunidade para aqueles que pretendem se tornar bons e bem-sucedidos empreendedores.

You may also like

Deixe um Comentário