Menu
Pages

Suriel Ports e Jonathas Freitas – os jovens que revolucionaram o mercado financeiro e a educação on-line

Publicidade

Natural de Porto Alegre, e de origem humilde, Suriel Ports se descobriu no mercado financeiro. Em 2011 se mudou para a cidade do Rio de Janeiro e iniciou sua jornada no universo dos traders. Uma pessoa de hábitos simples, mas que adora carros, viajar para outros países e conhecer novas culturas. Descobriu bem cedo que sua grande paixão é a educação, o que o motivou a desenvolver conteúdos no Youtube. Aos 28 anos, Suriel Ports criou seu próprio canal no Youtube para ensinar os brasileiros a operarem Day Trade na bolsa. Depois de 2 anos ensinando e com muito sucesso, conquistou mais de 3 milhões de seguidores, tornando o seu canal o maior de Day Trade do mundo. O sucesso de seu trabalho se uniu ao propósito de vida e ele fundou o primeiro streaming do mundo, que é 100% focado para quem quer aprender a operar o mercado financeiro. Criou o formato de vídeos com produções cinematográficas – a Touro Class. Para viabilizar esse projeto, Suriel Ports convidou o investidor de startups Jonathas Freitas, que nos últimos 16 anos tem atuado com foco em tecnologia. Juntos, desenvolveram o que seria a melhor plataforma de ensino, com conteúdo prático do mercado financeiro e com tecnologia 100% desenvolvida no Brasil, além de contar com o maior fórum de traders dentro de uma única plataforma de cursos no mundo. A Touro Class atua com especialistas renomados em investimento do país que ensinam na prática como operar no mercado financeiro nacional e internacional, mostrando o passo a passo em diversas modalidades de investimentos. Por meio de stream, qualquer pessoa com um baixo investimento pode ter acesso ao conteúdo sobre o mercado financeiro e sobre qualquer modalidade de investimento que exista. A plataforma tem um sistema de inteligência artificial, para adaptar e transmitir o conteúdo com base nos níveis de dificuldade de cada aluno, tudo de forma individual. Os teores abordados são simples e práticos, com aulas sobre investimentos em diversos segmentos, como swing trade, day trade, buy and hold, forex, mercado imobiliário, leilões de imóveis, mentalidade financeira e qualquer outra modalidade que exista ou venha a existir. Touro Class marca o início de uma nova fase da educação on-line no mercado financeiro e os detalhes do nascimento desse projeto e sua evolução você pode conhecer na entrevista a seguir.

The Winners – Por que você escolheu o mercado financeiro como atuação? O que te deslumbrou no setor?

Suriel Ports – Eu acredito ser uma junção de alguns fatores. Os mais importantes que eu penso quando faço uma análise são: a possibilidade de começar operar no mercado financeiro mesmo com pouco dinheiro; a variedade de opções relacionadas a investimentos; sua diversificação; e a possibilidade de aumentar meu capital com liberdade de tempo e sem limite geográfico. Esse conjunto me pareceu ser uma opção significativa não apenas para mudar minha vida, mas também para mudar a de outras pessoas. A possibilidade de operar no mercado financeiro com poucos recursos é muito atrativa se você estuda o mercado e segue alguns caminhos. Aliás, esta é a principal razão pela qual hoje me dedico a difundir o conhecimento para outras pessoas. A questão geográfica e da liberdade de tempo vão além da questão prática. Quando eu olho para essa possibilidade, também me sinto tranquilo por saber que mesmo havendo crises, pandemia ou mudanças no governo, eu posso continuar operando e ampliando meu patrimônio de qualquer lugar do mundo.

TW – Antes de optar pela abertura da empresa, como foi sua carreira e qual foi seu maior aprendizado? Algum líder teve influência em suas escolhas?

SP – Por muitos anos eu fiquei atrás das telas e no anonimato. Ganhei muito dinheiro fazendo Day Trade no mercado nacional e internacional e após 3 anos no mercado financeiro eu consegui alcançar o meu primeiro milhão. Foi então que eu comecei a compartilhar o conhecimento adquirido na internet, por meio do meu canal de Day Trade no Youtube (que hoje é o maior do mundo, com mais de 1,2 milhão de pessoas inscritas), e em abril de 2020 decidi lançar a primeira turma da Mentoria Trader de Elite, um treinamento completo para ensinar pessoas comuns a investirem no mercado financeiro utilizando o Day Trade e outras 8 modalidades de investimento. Essa ação foi focada nas pessoas que precisavam de uma nova fonte de renda em razão de todo o caos causado pela pandemia. As coisas cresceram muito rápido e fizemos eventos on-line com centenas de milhares de pessoas. O maior aprendizado com tudo isso é definitivamente perceber como a disciplina e a determinação nos ajudam a alcançar qualquer objetivo. Eu acredito que todo mundo precisa de mentores para crescer na vida e aprender habilidades que você não tem. No meu caso não foi diferente; logo no começo, enquanto eu buscava no Google maneiras de ganhar dinheiro pela internet, eu conheci o Timothy Sykes. Fiquei fascinado em seu conteúdo de penny stocks, ele foi um incentivo no começo da minha jornada no mercado financeiro.

TW – Como surgiu a empresa e como deve ser sua atuação?

SP – Hoje a forma como as pessoas aprendem mudou. O modelo sal de aula não é mais tão eficiente como antes, e com o avanço da tecnologia era necessário um avanço também no modo de aprender. Além disso, eu percebi que era imprescindível criar um modelo de educação que fosse acessível para qualquer pessoa. Na Touro Class você aprende a ganhar dinheiro no mercado financeiro pelo preço de uma pizza por mês. É extremamente acessível e em uma linguagem simplificada, para que qualquer pessoa comum consiga entender o mercado financeiro, dar os primeiros passos e começar a investir. Nosso objetivo é promover a conectividade das pessoas com o mercado financeiro criando alternativas palpáveis a todos e em consonância com a evolução digital e a realidade da maioria das pessoas.

Mais conhecido como Ports Trader, somando suas redes sociais, hoje são mais de 3 milhões de pessoas que acompanham diariamente seus conteúdos, na busca de se tornarem traders profissionais
Jonathas Freitas também atua como conselheiro de empresas e compartilha em seu instagram @jhon_freitas como ter sucesso empreendendo

TW – Além do aporte de capital, como a parceria com Jonathas Freitas possibilitou a consolidação do negócio?

SP – O Jhon é uma referência no Brasil quando o assunto é tecnologia e startups. Quando eu o conheci, fiquei impressionado com a forma que ele pensa e estrutura negócios, não é à toa que ele tem mais de 30 startups em seu portfólio. Na primeira vez que eu comentei sobre a Touro Class, ele pegou um pedaço de papel e desenhou o futuro do negócio para os próximos 3 anos, foi incrível! Naquele momento eu percebi que precisava dele para fazer algo grandioso, que juntasse tecnologia, educação e o mercado financeiro.

TW – Eu gostaria de compartilhar esta pergunta com Jonathas, devido ao seu conhecimento em educação digital e toda experiência em startups. Jonathas, como você enxerga o futuro da educação on-line a partir de agora?

Jonathas Freitas – Eu acredito muito, por conta da pandemia que vivenciamos, que o mundo antecipou em pelo menos 5 anos as tendências sobre o universo da tecnologia e também o quesito educação. Com isso, vou citar algumas mudanças claras que o mundo está passando, as quais eu acredito serem o presente do aprendizado, não mais o futuro. 1. Hoje estamos vivendo a era do consumo, não mais de compra. Vou dar um exemplo: se você olhar o mercado de tecnologia, há pelos menos 6 anos observamos uma grande mudança na forma como são comercializados os softwares, que passaram a serem vendidos como serviço, e não mais através de licenças caríssimas. Vemos os mesmos softwares sendo comercializados em esquema de aluguel, você paga uma assinatura, seja ela mensal, semestral ou anual, e assim pode usar o serviço de forma ilimitada, tendência denominada software as a service. Esse modelo se expandiu para outras áreas, como o mercado de entretenimento, a exemplo da Netflix, e o mercado de educação on-line, no qual você paga uma assinatura e pode consumir todo o conteúdo da plataforma no seu tempo, quando e como quiser. Por isso eu acredito que estamos vivendo o mundo do everything as a service, ou seja, “tudo como serviço”. 2. Outro marco que estamos vivendo é a junção do learning experience + o aprendizado eterno, também conhecido como life long learning. Essa é uma mudança forte que o mercado de educação está passando, em que é mais importante preparar as pessoas para resolverem problemas reais desse novo mundo com uma cabeça de eterno aluno, pois o mundo muda muito rápido e é preciso aprender constantemente sobre essas mudanças. Estamos vivendo uma nova forma de preparar o indivíduo para o novo cenário do mercado de trabalho. 3. E por último, vivemos em um mundo onde o vídeo é rei, principalmente agora, em que reuniões, eventos, tudo passou a ser transmitido pela tela do computador. Só para ter uma ideia, as ações do Zoom na Nasdaq, bolsa de valores de empresas de tecnologia, chegaram a valorizar 775% ao longo do ano de 2020, e eu acredito que para os próximos anos os streaming de vídeos estarão ainda mais no dia a dia das pessoas. Olhando para esse cenário, eu ajudei o Suriel Ports a projetar a Touro Class, que envolve todos esses pontos de forma criativa e direta, sendo essa parte só o começo do projeto.

TW – No Brasil, atualmente temos o maior número de CPFs ativos na bolsa de valores de São Paulo. Entre 2019 e 2020 o número de cadastros subiu a 92%, são mais de 3 milhões de pessoas investindo no mercado de ações. Como você vê esses dados? A que atribui essa mudança de comportamento das pessoas em relação aos seus investimentos?

SP – É inegável que em nenhum outro momento da história as pessoas tiveram tanto acesso à informação como agora. De certa forma, mesmo que essa informação esteja um pouco bagunçada e as pessoas estejam sofrendo certa overdose de conhecimento, ainda assim os brasileiros estão entendendo que precisam lidar com o dinheiro de uma forma melhor, mais sadia e rentável. Se considerarmos os dados de pesquisas de 2019, vemos que 84,2% dos brasileiros fazem algum tipo de investimento; destinam, por exemplo, os seus recursos para a poupança, mesmo que seja inegavelmente o pior investimento que poderiam fazer. Já 57 milhões de brasileiros com renda superior a R$ 4.108,01 não economizaram 1 centavo em 2019, e outros 61 milhões estavam inadimplentes no ano seguinte. Com o surgimento da pandemia da covid-19, essas pessoas sofreram um choque de realidade e passaram a enxergar o mercado financeiro como uma forma de gerar uma nova fonte de renda e mudar de vida. Hoje essa é uma das únicas formas que você pode trabalhar de casa, apenas com um computador e acesso à internet. Um dos grandes motivos desse crescimento foi o aumento de grandes influenciadores falando sobre mercado financeiro. E eu fico feliz de estar entre eles, pois de 2020 para cá meu canal no Youtube cresceu – 1 milhão de inscritos, quase o mesmo crescimento do número de pessoas investindo no mercado entre o período de 2020 a 2021.

Suriel Ports ensinando de forma prática como operar day trade

Jonathas Freitas além de investidor anjo de startups com foco em tecnologia, também ensina empreendedores como construírem negócios que tenham sucesso, mostrando o passo a passo que ele fez para construir negócios reconhecidos mundialmente

TW – Existem muitas críticas às pessoas que procuram administrar seus próprios investimentos. O que é mito e o que é verdade?

SP – Ninguém vai se importar tanto com o seu dinheiro quanto você. Além disso, você é a única pessoa que não vai estar com a opinião enviesada na hora de escolher como investir o seu dinheiro. Não tem nada de errado com as pessoas que contratam profissionais para administrar o seu dinheiro, mas na minha visão, se você conquistou certa quantia, então também é a pessoa mais capacitada para saber como administrá-la, e é bem mais simples do que parece. Meu objetivo é justamente desmistificar o mercado financeiro e mostrar que não é um bicho de 7 cabeças. O grande problema de as pessoas investirem sozinhas é o fato de elas não se prepararem e acharem que vão ficar ricas do dia para a noite. E falando de mitos, o maior deles é que se faz necessário ter muito dinheiro para começar, afirmação que já caiu por terra há bastante tempo. Hoje você pode começar com menos de R$ 200,00 e já consegue ver resultados logo na primeira semana se estiver fazendo Day Trade, por exemplo. Outro mito é que você precisa de alguma faculdade, e o que eu mais vejo entre os seguidores do meu canal são pessoas sem graduação, sem nenhum tipo de conhecimento prévio sobre bolsa de valores. E o mais importante não é começar com uma quantia grande, mas sim com o conhecimento apropriado para fazer qualquer quantia aumentar consistentemente ao longo do tempo.

TW – No lançamento da Touro Class havia mais 40 mil pessoas assistindo à masterclass. Você acredita que esse resultado é curiosidade ou temos no Brasil hoje uma maturidade para novas formas de aprendizado e a crescente demanda de conteúdo? Fale um pouco sobre sua opinião nesse contexto.

SP – As pessoas estão sedentas por conteúdo de qualidade, elas realmente querem aprender a investir o seu dinheiro da melhor forma e conquistar liberdade financeira. Ao apresentar para essas pessoas uma nova forma de aprender, com metodologias práticas, certamente isso vai chamar a atenção delas. E este resultado não foi uma surpresa, trabalhamos muito para atingir o maior número de pessoas possível e ficamos felizes que milhares daqueles que assistiram ao lançamento se tornaram assinantes da Touro Class.

TW – O que difere a Touro Class de outras plataformas?

SP – Na Touro Class o nosso foco é ensinar como fazer as coisas. Existem outras plataformas muito boas, mas que têm um cunho mais “inspiracional”. Essa era uma das dores que eu sentia quando comecei do zero no mercado. Muita gente falava bonito, mas tive muita dificuldade de encontrar quem me mostrasse o passo a passo de como fazer as coisas. O foco da Touro Class é este: a prática e o aprendizado.

Suriel Ports, além de fundador da Touro Class, também possui treinamentos online, onde ele mesmo compartilha suas experiências que o tornaram um trader de elite

TW – Jonathas, você criou uma plataforma 100% brasileira e que faz a junção de dois pilares: tecnologia + educação on-line. Qual o resultado na vida das pessoas e quais os próximos passos?

JF – O mundo hoje está completamente conectado, inclusive disciplinas que antes eram vistas como antagônicas, hoje são necessárias para criar soluções diferentes que funcionem no século XXI. Para citar um exemplo de como fomos ensinados de forma errada, basta observar que desde o ensino fundamental as pessoas constantemente nos perguntam se preferimos estudar humanas ou exatas. Porém, no mundo de hoje, você precisa ser multidisciplinar e aprender um pouco de tudo para ser competitivo. Steve Jobs disse uma vez que “você só consegue criar algo novo conectando os pontos de tudo que já existe”. Pensando nisso, usamos novas metodologias com as tecnologias existentes, misturando pontos como: a retenção que as redes sociais geram; a gamificação, para mostrar a evolução dos alunos; como os jogos nos ensinam; a produção de vídeo no estilo Netflix, com pequenas séries produzidas, ou seja, tudo para fazer o cliente final que assina a Touro Class ter resultado, mostrando de forma lúdica, porém com conteúdo prático, exatamente “o como fazer”. Apesar de termos começado com a Touro Class, nosso objetivo é sermos o maior ecossistema do mercado financeiro brasileiro, e o conteúdo on-line é só o começo da jornada. Olhando nosso objetivo de longo prazo, buscamos fazer IPO do nosso grupo nos próximos 8 anos e sermos avaliados como unicórnios (empresas com valor acima de 1 bilhão de dólares) no mercado brasileiro.

TW – Sem dúvida você e o Jonathas Freitas inovaram ao aproveitar a oportunidade criada com a nova forma de atuação das pessoas. A cultura de home office cresceu, a necessidade de segurança também. Mas vocês acreditam que a tendência da educação on-line é uma realidade definitiva? Como as empresas que nasceram nesse cenário devem se manter no futuro?

SP – De fato, essa é uma realidade definitiva. As pessoas precisam, cada vez mais, evoluir rápido. Essa necessidade é geral. Não apenas para se destacar em suas carreiras ou negócios, mas para acompanhar o novo estilo de vida. E os modelos de educação tradicionais não conseguem suprir essa necessidade. Esperar 5 anos para ter uma nova profissão ou aprender algo que seja importante já não é mais aceitável. Provavelmente, após 5 anos, tudo o que você aprendeu já estará defasado. As empresas que nasceram nesse cenário devem entender que a educação que não gera um resultado prático e rápido vai ser cada vez mais ignorada. Além de oferecer conteúdo de qualidade, essas novas empresas devem oferecer soluções imediatas para problemas reais que as pessoas estejam enfrentando.

TW – Deve ser comum as pessoas te perguntarem sobre o mercado financeiro e te pedirem dicas de investimento. Quais são as suas respostas?

SP – Certo dia estava desembarcando no aeroporto de Congonhas e dois alunos estavam aguardando minha chegada. Eu particularmente adoro essa interação. A minha dica é sempre a mesma: o mercado financeiro dá toda a liberdade financeira que você busca, mas terá que se dedicar e ter muita disciplina. Com esses dois pontos alinhados (conhecimento + prática), você vai longe!

Nosso app

Leia onde e quando quiser

Faça o download do nosso app e leia onde e quando quiser.

Publicidade
testedimarmo.info mielenkiintoinen omin kasin