Patrick Donovan – para o CEO da Axway, desbloquear dados é a chave para novas oportunidades
Tecnologia e inovação são a expertise de Patrick Donovan, CEO da Axway. A empresa é especializada em APIs, softwares que possibilitam a integração de sistemas e que são a chave por trás de revoluções mercadológicas e tecnológicas, como o “Open Banking”. O executivo oferece uma visão apurada das tendências que devem guiar o futuro, estruturando a Axway para oferecer as melhores soluções aos clientes. Com mais de 10 anos de experiência na empresa internacional, Donovan é americano, mas passou muitos anos na França. Durante seu período na Europa como CFO da Axway, contribuiu para o sucesso do spin-off da companhia, em 2011. Além disso, já atuou supervisionando as funções financeiras e legais do grupo. Membro do Comitê Executivo, ele tem profundo conhecimento do modelo de negócios da Axway e, mais amplamente, da indústria de softwares empresariais. Donovan está na posição de CEO desde 2018, liderando em meio a grandes desafios globais, como a pandemia. Adicionalmente, ele tem ajuda[1]do a companhia a alcançar resultados excepcionais como a recente posição de líder no relatório 2021 Gartner® Magic Quadrant™ for Full Life Cycle API Management. Em novembro, Donovan esteve no Brasil em uma série de compromissos profissionais e falou ao The Winners sobre sua visão de mercado, sobre o conceito de inovação de sua companhia e mais. Confira!
The Winners – Muito se fala na importância da inovação para a tecnologia e os negócios. No entanto, qual o real significado do termo para você, no contexto de sua visão profissional, especialmente na Axway?
Patrick Donovan – Trata-se de criar uma nova experiência – uma experiência excepcional. É isso que nos motiva! No final do dia, não basta ter apenas ótimos produtos e preços. No mundo de hoje, as empresas competem pela experiência do cliente, pela experiência do parceiro, pela experiência do desenvolvedor e até pela experiência dos colaboradores.
TW – Mas qual o caminho para a inovação? Em sua experiência, qual o ponto de partida para as empresas que desejam inovar?
PD – Acredito que os dados, a informação, são a chave. Você precisa entender e atender melhor seus clientes, parceiros, colaboradores e desenvolvedores usando dados. Você tem dados sobre seus clientes e quais são suas preferências, você tem dados sobre seus parceiros e como eles interagem com você. Você tem dados de sensores IoT (internet das coisas), dados de localização para aplicativos móveis. E tudo está crescendo a uma taxa exponencial. Esses dados podem estar presos em seus sistemas antigos ou em outros lugares de difícil acesso, mas a realidade é que ele está lá. A beleza de Axway é que ajudamos empresas a desbloquearem esses dados com segurança. Isso agrega valor à sua empresa. Porém, a Axway vai um passo adiante. Ajudamos as empresas a se integrarem com dados de terceiros e dados ecossistêmicos para fornecer melhores insights e novas soluções para uma experiência excepcional do cliente.
TW – Em um mundo acelerado, como inovar com rapidez e segurança?
PD – Penso muito em nossa inovação e como podemos inovar mais rápido e liderar o mercado com nossos produtos. Acredito que existem dois pontos fundamentais. O primeiro é “transforme o core business para ser digital”. Temos mudado o núcleo do nosso negócio para ser digital e devemos ser inovadores para fazer isso. A inovação é um processo que requer responsabilidade para com os parceiros, clientes e experiência do cliente. Na Axway, buscamos trazer inovação digital com produtos novos, que levem às empresas à transformação digital com segurança e eficiência. O outro ponto é “fornecer as ferramentas modernas que os clientes precisam”. Somos uma empresa de tecnologia que fornece as ferramentas que nossos clientes precisam para transformar seus negócios agora e no futuro. Ou seja, buscamos ser o melhor parceiro que podemos ser para eles.
TW – Algumas pessoas podem ficar inseguras quando falamos em compartilhamento de dados. Como você vê essa questão? Os consumidores estão prontos para isso tudo?
PD – Vemos que será necessário cada vez mais educar as pessoas sobre as possibilidades dos “Opens”. Contudo, em nossa experiência, os consumidores valorizam principalmente a experiência digital livre de fricções. Ou seja, uma experiência digital agradável. Recentemente, a Axway divulgou um estudo apontando que 82% dos americanos gostariam de saber quais dados específicos foram coletados sobre eles pelas empresas e 77% relata sentir como se estivesse sendo constantemente observado pelas grandes empresas online. No entanto, 59% das pessoas concordam que vale a pena dar às empresas acesso aos dados pessoais se isso resultar em uma experiência melhor para o usuário.
TW – O mundo passou por uma reviravolta com a pandemia. Com muitos serviços e trabalhadores migrando para o universo digital, os clientes da Axway precisaram ainda mais da empresa. Como foi esse período?
PD – Foram momentos desafiadores para todos nós. Muitas empresas precisaram fazer a transição para uma força de trabalho remota, quase da noite para o dia. Ficou claro para nós, na Axway, que queríamos de alguma forma ajudar a comunidade global a passar por esse momento desafiador. Decidimos oferecer temporariamente nossa solução de compartilhamento de arquivos e colaboração de conteúdo, Syncplicity, gratuitamente. Além disso, também oferecemos treinamentos e recursos gratuitos para ajudar a apoiar equipes que estavam se tornando remotas. Felizmente, o mundo tem enfrentado esse desafio e estamos esperançosos com o futuro.
TW – Em meio a isso tudo, tem ocorrido a revolução do Open Banking no Brasil. Como você vê essa mudança?
PD – Acredito que seja muito positivo para o mercado e também para os consumidores. O Open Banking está mudando o cenário financeiro do Brasil. O sistema promove o compartilhamento de dados dos clientes entre as instituições, quando eles solicitam. Em posse de seus dados, o consumidor tem mais poder de negociação, enquanto as empresas desbravam novas possibilidades de negócios. No entanto, para operar com segurança e eficiência, as empresas precisam estar estruturadas adequadamente. A Axway tem experiência internacional com o sistema em vários países, apoiando bancos e instituições financeiras a operarem o Open Banking por meio de soluções avançadas. É importante ressaltar que o Open Banking é apenas o começo dessa revolução.
TW – O que podemos esperar após o Open Banking?
PD – Nós já temos experiência provendo soluções de compartilhamento de dados para clientes ao redor do mundo em vários segmentos, como saúde, por exemplo. Posso dizer que o futuro é o Open Everything, ou seja, o compartilhamento de dados dos clientes em vários setores. Isso deve realmente mudar a forma como os consumidores se comportam ao solicitar os serviços, tornando-os empoderados ao estarem em posse de seus dados. Como eu disse anteriormente, vejo que os dados são a chave para a inovação e, para utilizá-los, é preciso de ferramentas eficientes de gestão dessa informação e que proporcione a segurança necessária.
TW – Quando o assunto é inovação, como você avaliaria o Brasil e nossos mercados?
PD – Nossas equipes no Brasil desenvolvem soluções realmente diferenciadas, avançadas e customizadas para os clientes. A Axway possui a expertise de profissionais de várias regiões do mundo que, em conjunto, trabalham para que possamos alcançar a excelência. O mercado brasileiro está em plena transformação digital e estamos prontos a atender essas demandas. Atuamos não apenas com instituições financeiras, mas também com importantes parceiros em áreas como logística e varejo. Vemos empresas com o anseio de promover mudanças e oferecer as melhores experiências aos seus clientes.
TW – Falando em desenvolver inovações, a Axway tem um trabalho muito interessante com o Center for Information Systems Research (CISR) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Pode falar um pouco sobre isso?
PD – A Axway é um dos patronos do MIT Center for Information Systems Research (CISR). O instituto oferece insights de pesquisas acadêmicas para líderes de tecnologia empresarial. Sua equipe de pesquisa global estuda empresas de alto desempenho e compartilha descobertas sobre transformação digital em trabalhos, briefings mensais e eventos. Nosso patronato ao MIT CISR é a prova do nosso lema “Open Everything”: estamos contribuindo para ampliar o alcance de pesquisas de alta qualidade que melhorem todo o ecossistema de negócios.
TW – Sabemos que a empresa também fomenta vários debates e conteúdos sobre tecnologia. Como as pessoas podem acompanhar isso tudo?
PD – Nos orgulhamos em ser um impulsionador de conhecimento para o mercado, os profissionais e a sociedade. O Axway Summit é um dos mais importantes eventos do setor, reunindo os profissionais que estão à frente das mudanças. Acredito que os vencedores do amanhã são construídos hoje, com muita preparação e conhecimento. Em nosso website e redes sociais, é possível acompanhar nossos variados eventos virtuais que ocorrem ao redor do mundo, levando a transformação digital.
Leia onde e quando quiser
Faça o download do nosso app e leia onde e quando quiser.