
Estou falando com você mesmo! Você, que teve uma vida profissional de sucesso, conseguiu amealhar recursos para uma velhice mais tranquila e que agora está em dúvida se deve ir parando, ficar mais à toa e deixar que as decisões, os negócios e o curso de seu país sejam tocados pelos mais jovens.
A questão é se você se sente com saúde razoável ou se está doente. Isso faz toda a diferença.
Se você se sente doente, essa conversa não é, definitivamente, com você. Saúde muito boa penso que ninguém terá a partir de certa idade, então vamos considerar que se sua saúde é razoável, é o que queremos. E cabeça boa para pensar.
De um lado pense na experiência que você acumulou nesse estágio de vida e que lhe permite discernir o que é importante, o que é urgente e o que é necessário. Poucos têm sua experiência de gestão, sua visão de negócios e seus bons contatos.
O controle sobre o tempo é também um privilégio.
Tempo para pensar, para viajar, para praticar seu esporte, para ler, assistir espetáculos, dormir e acordar tarde. E como outra condição, você se sente tranquilo financeiramente e ainda pode dispor de algum capital para investimento em negócio próprio.
Vamos pensar juntos sobre o Brasil de 2020. Preste atenção nos sinais.
É um país que oferece mais segurança econômica que aquele de um ano atrás. Voltamos a crescer. As expectativas da população são favoráveis, os investimentos na Bolsa de Valores estão trazendo bons resultados, a inflação está controlada, há boas reservas cambiais.
Há um sentimento de apoio da população para que o país se reforme. Algumas reformas já aprovadas pelo Congresso irão melhorar a gestão publica e a economia Outras tantas reformas estão por vir. Há um sentimento de confiança na equipe econômica do governo.
Parece que estamos no caminho certo. Dinheiro está ainda acessível, a custo baixo. Faltam projetos e iniciativas. Há oportunidades de negócios em todo lado. Ofertas de imóveis do sonho a preços ainda camaradas. Empresas que podem ser compradas, reorganizadas e revendidas com lucro.
Oportunidades que surgem na esteira das privatizações. Existem bons talentos profissionais disponíveis no mercado como consequência de um mercado letárgico nos últimos anos. País é aberto para contatos de negócios com o exterior. Tecnologias, recursos financeiros, talentos podem atravessar fronteiras no Brasil, embora isso possa melhorar muito.
Muitos de nós temos mais confiança, hoje em dia, nas equipes econômicas que dirigem o país e o Estado de São Paulo, por sua orientação liberal. Continua sendo um país desigual em que o modernismo, progresso tecnológico e elevado padrão de vida convivem com pobreza.
Muitos empreendedores consideram que carências que temos, por exemplo, o ainda elevado desemprego, a baixa cobertura de saneamento, o elevado grau de inadimplência, o baixo nível escolar e outras tantas podem ser observadas também como oportunidades para iniciativas que sejam destinados a suprir as carências.
Há um mundo de oportunidades de investimentos próprios e como pesquisador de mercado que sou, vou lembrar de apenas um deles, especialmente para pessoas como você: lares para convivência de idosos.
Lares para convivência de idosos. A população brasileira está envelhecendo, com o avanço da medicina e hábitos de vida mais saudáveis. A expectativa da vida tem crescido e crianças de hoje certamente passarão dos 100 anos.
Nos EUA e Europa foram concebidas pequenas cidades cujas residências somente são vendidas a quem tem mais de 55 anos que oferecem toda segurança e serviços de uso comum, como restaurantes, lavanderia, animação, assistência de saúde, esportes, etc .
Isso ainda não vi no Brasil.
Há oportunidade para nursing homes a serem instalados nas mesmas casas que vocês residem e que agora, com a saída dos filhos, ficou grande demais. Há então oportunidades para estabelecimentos day care, casas de repouso para idosos que requerem atenção de saúde diária desde terapia, assistência de enfermagem e convivência amigável apenas durante o dia. Os maiores hospitais já criaram seus centros de convivência de idosos com todo o conforto.
Quer conversar sobre esse assunto? Outras oportunidades de negócios, na próxima edição do The Winners…