Vinhos gregos e sua história
Considerada o berço da civilização ocidental, a Grécia sempre foi referência em assuntos como Filosofia, Dramaturgia e Literatura. E a mitologia grega também sempre fez sucesso, principalmente no cinema. Retratado sempre com uma taça nas mãos, Dionísio, é considerado o deus do vinho, conhecedor dos principais segredos do plantio e da colheita das uvas. Com uma mitologia tão forte ao redor da bebida, é de se admirar que muitas pessoas ainda desconheçam a rica cultura que envolve os vinhos gregos.
Uma variedade impressionante de uvas
A Grécia teve um papel muito importante na história do vinho e foi a porta de entrada desta bebida em toda o mundo ocidental, sendo assim, sua cultura vinícola é uma das mais antigas da nossa civilização. O país conta com uma diversidade muito grande de solos e um contraste de regiões montanhosas com um litoral que, somadas todas as ilhas, corresponde a quase o dobro do litoral do Brasil, o que explica uma quantidade estimada em torno de 300 uvas nativas. Motivada por fatores comerciais, os gregos introduziram as espécies internacionais (Cabernet Sauvignon, Syrah, Merlot, Sauvignon Blanc, Viognier, etc) mas, recentemente, uma nova geração de enólogos retornaram sua atenção para as castas nativas explorando as suas características únicas desenvolvidas no seu terroir.
Estilos e seus principais representantes
A Grécia produz diversos estilos de vinho, mas alguns ainda ganham destaque, fruto de sua matéria-prima única e sabor marcante:
- Brancos: com fortes representantes, como Assyrtiko e Malagousia, costumam ser vinhos ricos no paladar e no aroma;
- Tintos: Agiorgitiko e Xinomavro são dois dos maiores representantes desse estilo altamente frutado;
- Vinho de sobremesa: podemos dizer que Vinsanto é um nome certo quando falamos de vinhos de sobremesa. Um contraste fantástico entre o amargor e o doce.
Regiões Produtoras de Destaque:
- Ilhas do Egeu: contando com destinos conhecidos como Santorini, Paros e Kos, a região possui um solo vulcânico repleto de minerais. A principal produção da região é o Vinsanto, feito a partir da uva Assyrtiko.
- Macedônia: com clima temperado, a região é perfeita para o cultivo de vinhas de origem estrangeira, produzindo excelentes variedades de Chardonnay e Sauvignon Blanc.
- Peloponeso: região montanhosa, ao sul da Península dos Balcãs, o Peloponeso apresenta um clima tipicamente mediterrâneo, mas ameno.
Pronto para se aventurar pelo universo dos vinhos gregos?