Uma redescoberta encantadora: a Valônia, a parte sul da Bélgica
Que a Bélgica já é mundialmente famosa pelo chocolate, waffle, batata frita, cervejas entre outras maravilhas, todos já sabemos. Um destaque, não muito conhecido no Brasil, é o regional. Querendo ampliar o panorama e o cenário turístico belga, Valônia – a parte sul que fala o francês e que faz fronteira com a França, merece destaque ser redescoberta. Para dar uma degustação do que podemos encontrar por lá, alguns destinos merecem ser promovidos.
A Valônia é uma região com uma natureza preservada, castelos e fortalezas, zonas industriais reconhecidas como patrimônio mundial da Unesco. Graças às suas colinas, florestas, grutas, lagos e rios, é um lugar ideal para desfrutar de diversas práticas esportivas ao ar livre: caiaque, ciclismo, golfe, vela, espeleologia e escalada. Aliás, sem esquecer das deliciosas tradições culinárias que também animam uma estadia por lá, a Valônia tem queijos e cervejas de abadia esperando para serem degustados pelos curiosos que querem descobrir o know-how valão. Sabia que entre as 9 cervejas trapistas existentes no mundo, três (Chimay, l’Orval e Rochefort) estão na região? Mais uma razão para aproveitar uma visita. Enfim, a produção de vinho se aperfeiçoa e deve conquistar seu espaço na paisagem agrícola. Em busca de grandes espaços, de cultura ou de tradição, de eventos vibrantes, de uma estadia zen ou romântica, de viagens nas cidades ou para relaxar em meio ao verde? Se você gosta de fortes emoções, encontrará na Valônia. Agora, algumas das principais cidades para inspirar um roteiro:
Namur
A capital da Valônia já foi conhecida como a Cidade dos Burgueses, uma vez que ali, além de tantas belezas, se vivia muito bem. Namur é uma das tantas cidades fortificadas da Bélgica, já que está rodeada por uma das maiores fortalezas antigas da Europa.
Waterloo
Foi em Waterloo, situado perto de Bruxelas, que Napoleão Bonaparte perdeu uma grande batalha e foi banido da Europa. Em volta da pirâmide existe o Memorial 1815, excelente opção para famílias.
Spa
Famosa por seus tratamentos com água termal de cura desde o século 14, tornou-se turística no século 18. É sede do primeiro cassino do mundo, construído em 1763. Sedia a Fórmula 1 no Circuito de Spa-Francorchamps, sempre no final de agosto.
Dinant
Sem dúvida esta cidade parece que saiu de um conto de fadas. Dinant encontra-se ao longo do rio Meuse. As Caves de Han e a Gruta de Dinant são alguns dos atrativos naturais. O marco da cidade são: a Citadela, a referência a Adolph Sax, inventor do Saxofone, e a Igreja Colegiada de Notre-Dame!
Liège
Por ser a maior cidade de língua francesa na Bélgica, quem a visita encontra muita arquitetura, cultura e atrações. É ao mesmo tempo uma cidade moderna. Entre julho/agosto, a cidade ferve com seus festivais à beira do rio Meuse. A cidade também é berço do famoso waffle de Liege, menor que o waffle de Bruxelas.
Informações
Visit Wallonia: visitwallonia.be Operadora Bem Belga: www.bembelga.com