Redescobrindo a Arábia Saudita
O que tem de tão interessante na Arábia Saudita? Definitivamente, o país do Golfo conseguiu fixar uma pergunta diante de seu audacioso projeto de promoção internacional desenvolvido nos últimos 5 anos. A “Visão Saudita 2030” é uma estratégia do destino para diversificar a economia e reduzir sua dependência em petróleo, sendo o turismo, a tecnologia e a sustentabilidade alguns dos pilares principais. Isso está refletido na futurística “NEOM”, uma cidade inteligente em construção que abarcará diversos projetos espalhados por regiões no território, como a “The Line”, “Oxagon”, “Trojena” e “Sindalah”. Diversificando uma oferta atraente com as seculares Jeddah, Medina e Meca. Ainda no final de 2023, o Bureau International des Expositions (BIE) anunciava a capital, Riyadh, como sede da grandiosa Exposição Universal de 2030 (Expo-2030). Outro evento gigantesco tido como certo por lá é a Copa do Mundo de 2034. A FIFA comunicou que a Arábia Saudita foi o único país a apresentar candidatura para receber o torneio daqui a 11 anos. Ou seja, o mundo está de olho na Arábia e todo o seu exotismo e reabertura ao mundo ganham ares de futurismo. Mas o que de fato, por enquanto, é possível aproveitar por lá e combinar um roteiro com uma parada pelos principais aeroportos da região? Mas evite ir no verão. Os melhores meses para visitar a Arábia Saudita são entre novembro e abril. Conte com uma agência de viagens e/ou profissional especializado. Aqui algumas sugestões para começar:
A Capital Riyadh
Riyadh, a capital saudita, é uma metrópole moderna com arranha-céus reluzentes, avenidas largas e um calor intenso, que contrasta com a paisagem seca e desértica. O Museu Nacional da Arábia Saudita oferece uma visão profunda da história, cultura e patrimônio do destino. Ponto obrigatório para quem desembarca por lá é o Diriyah, bairro histórico restaurado que conta um pouco dos atrativos milenares, como as antigas fortalezas e edifícios de estilo arquitetônico árabe. Chamando a atenção de todos, a Torre Al Faisaliah é um marco moderno com vistas espetaculares de diversos pontos. Mas não pense que Riyadh vive somente durante o dia. À noite, a agitação é intensa com a diversidade de restaurantes, cafés e shoppings, o que torna a metrópole, definitivamente, um destino internacional para compras e entretenimento.
Jeddah e o Mar Vermelho
A segunda maior cidade saudita, Jeddah, é outra surpresa para visitar o país. O centro histórico, conhecido como Al-Balad, é um labirinto de vielas estreitas, casas de coral e mercados tradicionais. Vale gastar algum tempo nas lojas com produtos típicos, joias, roupas tradicionais e especiarias. Jeddah é uma cidade com praias e calçadões à beira-mar, além de parques com vista inesquecível para o Mar Vermelho. Vale finalizar a estada no Reino Center, um dos arranha-céus mais altos do mundo, para apreciar a cidade do alto.
Tour por Medina
Mundialmente famosa, Medina é uma cidade sagrada no coração da Arábia Saudita conhecida como “A Cidade de Luz”. E um dos principais atrativos locais é a Mesquita do Profeta, uma estrutura deslumbrante que abriga o túmulo do Profeta Maomé. Durante o tour vale entrar na mesquita para apreciar a arquitetura e experimentar uma atmosfera espiritual única. Ainda na área, os Jardins de Quba, o primeiro local de culto muçulmano, e o Monte Uhud, que desempenhou um papel importante na história islâmica são imperdíveis.
As praias de Al Khobar
Quem busca um refúgio da agitação das cidades grandes sauditas, Al Khobar é ideal. Situada na região oriental é conhecida por sua beleza litorânea e ambiente descontraído. O Corniche de Al Khobar, boulervard à beira-mar com lindas paisagens do Golfo Pérsico. A vila é famosa por seus mercados tradicionais, os souks, onde visitantes encontram produtos locais, artesanato e lembranças. Ali também vale degustar um prato típico saudita. Como em todo o local, é muito importante respeitar as normas locais.
O patrimônio de AI Ula
Quem aprecia uma experiência diferenciada deve colocar o Vale de Al Ula no roteiro. O destino é um oásis muito conhecido por abrigar a Madain Saleh (também conhecida como Al-Hijr), um complexo de tumbas e estruturas esculpidas na rocha – Patrimônio Mundial da UNESCO – de valor inestimável. Na verdade, é um. As montanhas de arenito vermelho são muito visitadas por suas formações rochosas únicas. Aqui amantes da natureza e da história mergulham na cultura e nas tradições locais e apreciam as maravilhas geológicas peculiares.
Serviço – www.visitsaudi.com