Menu
No mundo

Rafael Olivieri Neto fala sobre a Universidade Corporativa GCSM

02/06/2020 01:11 | Atualizado há 1 ano
Publicidade
Rafael Olivieri Neto, reitor da Universidade Corporativa GCSM

The Winners – Professor Rafael, como foi a sua carreira, antes da vida na Academia?

Rafael Olivieri Neto – A minha vida profissional começou muito cedo, quando fui chamado pelo meu pai, para trabalhar com ele no mercado municipal de São Paulo. Ali aprendi os primeiros passos de uma disciplina e que o estudo seria um diferencial, para crescer profissionalmente. Vendia limão de porta-a-porta, com isso foi despertando o meu instinto comercial. Claro que os meus estudos sempre foram meu foco principal, pois já sabia que sem eles, não haveria progresso em minha vida e de meus familiares.

Aos 14 anos, fui convidado por um tio, para trabalhar de office boy, nas Centrais Elétricas de São Paulo, depois, CESP – Companhia Energética de São Paulo, onde passei por vários cargos de nível técnico e administrativo, na área de Recursos Humanos.

Nessa época dois fatos me chamavam a atenção: os Centros de Treinamento e capacitação dos colaboradores, para os diversos cargos específicos da empresa, tendo em vista que muitos não possuíam formação acadêmica necessária. Exemplos: eletricista de linha viva, operador de subestação/usina, piscicultor, técnico de meio ambiente, laboratorista de concreto, entre outros.

O outro fato foi a capacitação e formação fora do país, para uma série de profissionais que ocupam cargos chave na empresa, com o objetivo de se tornar referência na construção, transformação e distribuição de energia elétrica, no Estado de São Paulo.

Entretanto, o tempo foi passando e pude galgar alguns degraus no conhecimento e aprendizado, chegando a cursar o nível superior e ocupar vários cargos intermediários, culminando na Gerência de Recursos Humanos da empresa. A partir daí, comecei a observar que o conhecimento passou a ser uma ferramenta aliada ao desenvolvimento das pessoas.

Percebi que as instituições de ensino, junto com a as empresas, poderiam alavancar grandes mudanças no mundo corporativo. Aí então, foi o marco da minha carreira no mundo acadêmico.

 

TW – Quando o senhor percebeu que a sala de aula seria uma grande companhia em sua vida?

RON – Após o término do curso superior em Economia em 1979, as portas começaram se abrir para a carreira acadêmica, a qual me trouxe muitas surpresas e com algumas delas aprendi a ser mais resiliente com as pessoas. Essa atitude me aproximou de cada estudante, onde como professor, percebi que poderia de certa forma, despertá-lo para um mundo de oportunidades.

A partir daí, o resultado foi extraordinário para aqueles que queriam progredir na carreira e acreditavam na possibilidade de novas conquistas.

Aliado às experiências anteriormente vividas, não tenho dúvidas em afirmar que a vida acadêmica pode transformar e preparar o indivíduo para o mundo de negócios. É necessário ter um líder motivador, que pode ser chamado de professor / instrutor / mentor / facilitador, e do outro lado, aquele que quer ser desenvolvido para novos desafios.

Assim, não tive dúvidas que o mundo acadêmico, seria uma grande companhia em minha vida!

 

TW – A academia hoje é diferente daquela do início de sua carreira? Em que ela difere?

RON – Sim. No mundo pós-moderno, muita coisa mudou e para melhor. A academia precisou acompanhar essa mudança, para manter-se em equilíbrio com o mercado. Hoje o conhecimento é global, as informações são recebidas em tempo real e a tecnologia está prestando seu serviço a favor da humanidade.

Com apenas um “click” você entra na universidade que quiser, solicita informações, se matricula em cursos a distância e por aí afora.

Essa possibilidade veio facilitar a vida de muitas pessoas em todos os sentidos, permitindo o acesso a uma formação complementar, sem prejuízo às atividades rotineiras. Fazendo uma relação com o modelo do início de minha carreira, posso dizer que com o advento da tecnologia, houve uma facilitação para o conhecimento e aprendizado dos estudantes.

 

TW – Quais são os números do professor Rafael? 

RON – Esta é uma pergunta de muita propriedade, pois pelo tempo que tenho de academia – 40 anos – pude realizar muitos projetos, tantos nacionais como internacionais, trocando conhecimentos em quase todos os continentes do mundo. Iniciando pela função de professor, desde a década de 80, tenho computado até a presente data, em torno de 80 mil horas em sala de aula. Claro que a minha experiência se refere a universidades brasileiras e estrangeiras.

No Brasil, passei por 12 universidades, ou seja, FGV, USP, UNIP, USCS, Mackenzie, Unifacamp, UNIABC, Anhembi/Morumbi, entre outras e ainda atuando em ensino de pós-graduação, em algumas delas.

No exterior tive a oportunidade de ser convidado para lecionar/palestrar em 23 países, para formação de estudantes e profissionais de várias áreas de atuação, de forma presencial e on-line, ou seja: Estados Unidos, Portugal, Argentina, Angola, Emirados Árabes, Espanha, entre outros.

Considerando os cursos de graduação, extensão, aperfeiçoamento, pós-graduação, mestrado e doutorado, foram assinados mais de 120 mil diplomas até agora. Esses números são uma amostra de que a sala de aula, seja acadêmica ou corporativa, faz parte da minha vida.

Os números não mentem, mas a realização profissional impulsiona o desenvolvimento de outras oportunidades, para atender a demanda do mercado exigente.

TW – Qual foi a história que mais marcou a sua carreira nesse tempo todo de academia?

RON – Nesse período todo, conforme já comentado, muita coisa interessante aconteceu, mas vou citar uma passagem que foi muito impactante, porém de uma oportunidade incrível, para o meu desenvolvimento. Certa vez, em uma reunião de diretoria, realizada antes do final do primeiro semestre de 1989, onde eu ocupava um cargo de direção acadêmica, os participantes estavam a comentar suas experiências educacionais internacionais.

O primeiro iniciou contando que quando esteve em Bruxelas – Bélgica, visitou várias faculdades e se encantou com o que viu. O segundo, contou que foi aos Estados Unidos ver as novidades pertinentes aos cursos que estavam sob sua responsabilidade. O terceiro contou que fez um cruzeiro pelas Ilhas Gregas, comprou vários livros para incorporar aos programas de ensino, coordenados por ele.

Quando estava quase acabando de contar o que havia acontecido lá, eu estava ficando preocupado, pois, até então eu só conhecia a tríplice fronteira: Paraguai – Uruguai e Argentina. Nesse momento eu estava pensando “o que tenho para falar vai destoar do que estou ouvindo”.

Por sorte, naquele instante, surge o Reitor da universidade e diz: “Porque vocês não vão trabalhar, ao invés de contar o que fizeram no primeiro semestre? Respirei aliviado e após uma reflexão, entendi esse fato como um alerta e desafio e fui buscar alternativas.

Marquei uma viagem para Miami / Orlando e junto com minha esposa, fomos conhecer a Disney e visitamos algumas universidades americanas, locais e nas cidades próximas. Os contatos foram sendo mantidos até a formalização de parcerias com o Brasil. A partir daí, passamos a desenvolver seminários internacionais com universidades estrangeiras, que continuamos com essa atividade, até os dias de hoje.

 

TW – Na sua percepção o trato e cuidado com o setor da Educação no Brasil, evoluiu ou involuiu?

RON – Vale lembrar que já se fez muito, porém ainda é pouco, considerando a falta de uma política educacional agressiva e adequada dentro da realidade da população brasileira, resultado da não integração dos órgãos públicos (municipal, estadual e federal), para com o povo e a sociedade, tem demonstrado um resultado triste e lastimável, sem falar no aumento de crianças e jovens para marginalidade.

Os avanços na educação são mínimos e imprecisos diante da urgente necessidade de mudanças que o país necessita. No atual contexto da pandemia de corona vírus entre outros fatores, esta situação piora em proporções maiores.

Sabemos que só há possibilidade de transformação da sociedade, através da Educação. Mas, a burocracia, eventuais falhas na conscientização das famílias, pois conhecimento é tudo, aliada a falta de interesse de algumas autoridades no assunto, estão intrínsecas ao Sistema Educacional, impedindo assim, qualquer desenvolvimento pertinente ao nosso grande país. Mas, como brasileiros não devemos desanimar e sim acreditar que podemos contribuir ao longo do tempo, para que o Brasil seja a potência não somente na educação, mas em todas as áreas que merece ser.

TW – …e como explicar a enorme quantidade de alunos nas universidades particulares e, estas cotadas na bolsa fazendo IPO?

RON – No Brasil, o mais difícil não é colocar o aluno na faculdade, e sim garantir que ele saia bem formado, com todas as competências para um significativo desempenho profissional global. As turmas podem até começar completas, mas terminam pela metade. Uma das principais causas é a deficiência da formação anterior, os ensinos fundamentais e médios são de baixa qualidade.

Desde 2005, ano em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado, a nota do ensino médio brasileiro nunca ficou acima de 3,7 na escala de 1 a 10. O mau desempenho nas provas de leitura e interpretação de textos e de matemática são um dos principais fatores. A seleção do Enem é classificatória, mas mesmo com notas baixas, um candidato pode conquistar o ingresso na faculdade, se os concorrentes forem piores. Além disso, atualmente sobram milhões de vagas disponíveis.

Posteriormente, vale lembrar que hoje, a nota do ENEM dá acesso à universidades de renome, no exterior. Muitos alunos deixam a desejar na dedicação acadêmica: os professores se queixam de que falta estudo, mais empenho nas matérias. Ainda assim, nas instituições menos exigentes, esses estudantes acabam se graduando. Nem todos conseguiriam, se houvesse mais rigor nas avaliações. Situação muito diferente nas instituições de ensino públicas.

 

TW – O que é uma aula hoje e foi ontem para o senhor?

RON – Vou começar do ontem para o hoje, que me sinto mais confortável para responder. O ontem, me refiro a minha graduação, onde as aulas eram expositivas, pouco dialogadas, com trabalhos para serem realizados em grupo, fora da sala de aula. Se valorizava muito a nota. Havia pouquíssimas visitas técnicas para complementar o aprendizado recebido pelo professor. Mesmo assim, quem se esforçou, desenvolveu um caminho brilhante.

Hoje, o professor tem a tecnologia a seu favor, as aulas são em geral diversificadas, onde os estudantes dialogam entre si e trazem experiências da vida corporativa, para serem compartilhadas com seus pares. Mas é preciso valorizar esse conhecimento, para reverter toda essa experiência em benefício da educação no Brasil e no mundo.

 

TW – Na sua percepção, o que aconteceu com o professor no Brasil? A categoria se perdeu nos últimos anos, desprestigiou-se, vinculou-se a caminhos corporativos e sindicalizados, ideologizou-se?

RON – Eu vejo que o docente no Brasil, é uma categoria que sofre um desprestigio, movido por falta de políticas e planos de carreiras adequados, os salários praticados não são razoáveis, o que de certa forma levam à desmotivação.

A carreira do professor precisa ser valorizada, pois ele é uma referência e formador de opinião tanto em sala de aula, como na sociedade.

É possível ser professor e vincular-se a caminhos corporativos, para uma realização profissional completa, conciliando a teoria e a prática.

Exemplificando: em várias viagens que fiz, ao falar para as autoridades alfandegárias, que eu era professor, sempre pude notar um olhar diferenciado para minha pessoa, pois o professor (no exterior) tem um destaque importante na sociedade, sem esse desdém que o mesmo tem no Brasil.

 

TW – O senhor é visto e reconhecido na academia como um professor e dirigente de linhas mais modernas, principalmente, no relacionamento professor-aluno. Como é o seu estilo de relacionamento nesse sistema: professor-aluno?

RON – Partindo-se do princípio que o significado do relacionamento sugere ligação afetiva, profissional e de amizade entre pessoas, pode-se dizer que todo tipo de relacionamento envolve convivência, comunicação, respeito e reciprocidade. Por que não levar esses conceitos para a sala de aula, no relacionamento professor-aluno?

Eu particularmente gosto muito de trabalhar com pessoas, mas uma coisa eu aprendi nessa minha trajetória, tanto acadêmica, quanto corporativa: Praticar o GOOD-BACK. Quando você aprende a usar essa ferramenta, você cria um estilo de relacionamento, que pode ser utilizado em todos os setores de sua vida.

O good-back é a maneira pela qual você consegue dar o retorno da informação, com o intuito de elevar a autoestima do aluno ou colaboradores. Só o feed-back não basta. Para ter um estilo próprio e diferenciado na educação, é preciso dar um GOOD-BACK.

 

TW – Inovador, ousado e avançado para o seu tempo, o senhor abriu frentes internacionais que até hoje o tem como professor convidado. Como começou essa estrada internacional?

RON – Na questão 5 foi relatada brevemente uma história que marcou a minha carreira na academia, que resultou num desafio em buscar alternativas nessa estrada internacional.

Visitando os parques em Orlando, em 1989, observei que havia grupos de jovens brasileiros, que gastavam muito dinheiro em bugigangas. Encabulado com isso, perguntei a alguns deles o que estavam fazendo em Orlando (na semana da Pátria) e eles me responderam que estavam passeando e comprando muito, pois eram filhos de pais separados e recebiam “grana” do pai e da mãe, para gastar.

Preocupado com essa informação, comecei a pensar em alternativa de melhor aproveitamento do dinheiro. “Se fizesse um convênio com uma universidade americana, onde os jovens pudessem participar de um seminário, receber um certificado internacional e ainda passear, seria mais proveitoso.

E assim, fui visitar a UCF – University of Central Florida em Oviedo – Florida, para a realização de um convênio. Em janeiro de 1990, levei o primeiro grupo e a partir daí não parei mais. Abri uma empresa com minha esposa, fizemos convênio com outras universidades estrangeiras e levamos até 2019, 39.850 pessoas, entre estudantes, professores e empresários, para participar de seminários e internacionalizar a carreira e negócios.

TW – O que levou o Senhor a aceitar o convite para ser Reitor da Universidade Corporativa do Global Council of Sales Marketing?

RON – Eu sou uma pessoa que se motiva pelos novos desafios. Tive a oportunidade de conhecer o GCSM e reencontrar alguns amigos da academia. Trocamos algumas ideias e pontos comuns para uma nova proposta que venha atender as necessidades do mercado competitivo global.

Considerando a minha experiência no ramo da educação e de negócios, no âmbito nacional e internacional, fiquei vislumbrado pela oportunidade de estar à frente de uma Universidade Corporativa, para criarmos juntos oportunidades a todos os interessados em desenvolver a carreira, potencializando a sua performance, para contribuir com o crescimento das corporações.

 

TW – Qual a diferença entre uma Universidade Corporativa e as Convencionais?

RON – A Universidade Corporativa tem como objetivo principal, as competências críticas do negócio, ao invés de habilidades individuais, ou seja, é uma ferramenta estratégica para auxiliar as organizações. Ela dá importância para o aprendizado organizacional, fortalecendo a cultura corporativa e o conhecimento coletivo. O formato concentra-se nas necessidades dos negócios, tornando-se o escopo estratégico e não focado exclusivamente nas necessidades operacionais, de execução.

O resultado esperado é aumentar a competitividade empresarial e tendo a possibilidade de ser um projeto virtual, ou seja, não necessita de local físico. O propósito da Universidade Corporativa é criar uma instituição de ensino que pertença à organização, que tenha o DNA do negócio e que seja controlada internamente. Assim, a Universidade Corporativa tem um vínculo muito mais forte e evidente com a empresa.

As Universidades Convencionais oferecem cursos de aperfeiçoamento profissional, graduação e pós-graduação, todos regulados pelo Ministério da Educação (MEC), dando um grau de formação ao concluinte, por exemplo: bacharel em administração.

Já os cursos disponíveis na Universidade Corporativa são de qualificação profissional, ou seja, são livres e não dependem de uma aprovação prévia do MEC. O certificado é apenas de participação, logo, não gera nenhum grau de formação ao profissional que o obtém. Todos os critérios de avaliação são definidos pelos profissionais de treinamento da empresa. Assim, os colaboradores podem ser aprovados ou rejeitados em determinados cursos de acordo com critérios estipulados.

Essa realidade é bastante diferente nas Universidades Convencionais, pois elas têm critérios mais padronizados — geralmente, definidos pelo Ministério da Educação. Logo, o nível de exigência pode ser mais elevado, demandando mais dos participantes.

TW – Há coerência entre as duas ou elas se convertem nos seus objetivos?

RON – Considerando que coerência é uma conexão ou harmonia entre dois fatos ou duas ideias, podemos afirmar que inexiste uma sinergia entre elas. O objetivo é o mesmo, o que muda é o público alvo.

 

TW – Fale um pouco do que pretende fazer nessa primeira quadra de implantação da Universidade Corporativa GCSM.

RON – Nesse primeiro momento a Universidade Corporativa vai trabalhar em consonância direta com Recursos Humanos Estratégicos das empresas, cujos objetivos devem estar alinhados. Ou seja, prover competências estratégicas e diferenciadoras, que permitem a sobrevivência e prosperidade da organização.

Para isso, será necessário identificar que competências são essas e considerado todos os níveis da organização, criar as trilhas de desenvolvimento dessas competências. Nesse sentido, vamos trabalhar com profissionais de sucesso no mercado, utilizando-se de cases de empresas brasileiras, entrevistas com empresários, games, nano cursos, comunicação e tecnologia de ponta, para atingir os objetivos.

 

TW – O que é a desregulamentação do ensino, segundo o MEC, e o que isso traz de benefício às Universidade Corporativa?

RON – As escolas terão liberdade para montar suas grades curriculares de acordo com a demanda local. Cidadãos escolhem as melhores escolas de acordo com as necessidades e talentos de cada um. Sem regulamentação, a competição entre escolas aumenta e o preço do ensino diminui.

O Brasil não admite a hipótese de que a educação seja tratada como um bem mercantil. A liberalização dos mercados em cada uma das áreas está sendo discutida, mas até agora poucos foram os países que fizeram alguma oferta no setor de educação brasileira. Para a universidade corporativa haverá ainda mais liberdade para compor sua grade educacional e também planejar programas mais efetivos para treinamento do público-alvo.

 

TW – A certificação da educação continuada é o que norteia uma Universidade Corporativa?

RON – Educar corporativamente é humanizar as pessoas, a empresa, a sociedade, o meio ambiente, é também um exercício de responsabilidade social, pois objetiva a formação de profissionais éticos, que agreguem valores a si próprios, suas famílias, as suas empresas e à comunidade, visando através de um amplo programa de capacitação, baseado nas competências existentes na empresa.

Sim, o que norteia a Universidade Corporativa é a Educação Profissional Continuada (EPC) é a atividade que visa manter, atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral e ético dos profissionais.

 

TW – O Senhor acredita que o Brasil vai conseguir fazer suas reformas fiscal e administrativa a tempo de ganhar mais espaço e competitividade interna e externa?

RON – Sou uma pessoa otimista, mas com o atual cenário da pandemia e como a economia vem se comportando, sem haver crescimento do PIB em 2020, creio que irá demorar um pouco.

 

TW – Como o senhor avalia o MEC?

RON – No meu ponto de vista, creio que o MEC vem se esforçando para apresentar mudanças benéficas à educação. Um exemplo disso é a abertura para reconhecimento dos diplomas de graduação, mestrado e doutorado cursados em Universidades estrangeiras.

 

TW – É sabido que o senhor trabalha mais de 16 horas por dia e ainda encontra tempo para seu cantinho rural. Qual é o seu hobby nessa tranquilidade?

RON – Nessa rotina estressante de trabalho que vivo, procuro sempre ir com minha esposa, para nos esconder em nosso cantinho rural. Lá dividimos o tempo com a natureza, lazer e eu em particular, gosto muito de ferromodelismo. Estou construindo com muita calma, uma maquete de uma cidadezinha de interior, incluindo trilhos e trens de várias escalas, entre outras coisas. Esses trilhos me inspiram na criação de trilhas de carreira.

Entendo que se uma pessoa entrou numa carreira (trilho) e se por ventura não alcançou sua realização profissional e pessoal, tem o direito de mudar de trilho (carreira) e dar o melhor de si nessa nova empreitada.

 

TW – Além do ferromodelismo, o Senhor tem outro hobby?

RON – Sim. Gosto muito de músicas e os seriados de filmes que eu assistia na infância e juventude. Eles me trazem boas lembranças e reflexões.

 

TW – Existe algo mais que o senhor gostaria de relatar?

RON – Sim. Gostaria de incluir “as viagens”. Além de conhecer lugares, culturas e pessoas diferentes, viajar me desperta o interesse para analisar o ser humano, fora de sua residência habitual, nas 3 fases da viagem: Preparatória, Intermediária e Posterior.

Fase Preparatória: onde você se preocupa com todas as providências antes da viagem. Fase Intermediária: envolve tudo o que acontece durante a viagem. Nessa fase, as pessoas ficam fora das obrigações diárias e muitas delas se libertam das máscaras que os diversos papéis lhes colocam.

Fase Posterior: do retorno da viagem. Pela experiência adquirida, as pessoas retornam sempre com uma visão diferente daquela demonstrada no estágio inicial.

 

TW – Finalizando, que recado o Senhor diria a todas as pessoas que estão lendo sua entrevista?

RON – A todos vocês que estão lendo minha entrevista, deixo aqui meu recado: Tenham fé acreditem nos seus sonhos, invistam em sua carreira, pois a Universidade Corporativa GCSM, está se preparando para prestar o melhor atendimento e abrindo oportunidade a todos.
Muito obrigado.

Continua depois da publicidade
Para os entusiastas de jogos online, entender as nuances de cada plataforma é essencial, e uma revisão detalhada pode esclarecer muitas dúvidas veja aqui Betmaster É Confiável para uma visão detalhada das características e serviços do Betmaster Casino.

Aqui você pode jogo do aviãozinho por dinheiro!

vpn colombia KMSpico 11.3.0 Ativador Download 2024 Para Windows e Office Odstrasza negatywne emocje w domu: 4 pokoje, w których można umieścić kaktusa - Ottens grillstube Przed rozpoczęciem pracy w ogrodzie warzywnym należy umyć ręce mydłem: nie bez powodu robią to tylko doświadczeni ogrodnicy - Ottens grillstube Dlaczego ciasto na pizzę się nie udaje: trzy typowe błędy popełniane przez wszystkich - Ottens grillstube Stylista nazwał antytrendy wiosny 2024 - nie bierz takich swetrów nawet na wyprzedaży - Ottens grillstube Porzeczki będą usiane dużymi jagodami: to jest to, co musisz zrobić z krzakiem, gdy leży śnieg - Ottens grillstube Spowalnia starzenie i pozbywa się tłuszczu z brzucha: napój, którego potrzebują wszyscy seniorzy - Ottens grillstube Te 4 męskie imiona magnetycznie przyciągają suki i histeryczki - sprawdź swoich bliskich - Ottens grillstube To jedyny, który wszyscy zabierają na plażę: najlepszy filtr przeciwsłoneczny - Ottens grillstube Meteosensitive nie będzie łatwe: Moskale zostali ostrzeżeni przed 'barycznym minimum' - Ottens grillstube Dlaczego doświadczone hostessy wylewają olej słonecznikowy do zlewu: korzyści będą trwać długo - Ottens grillstube Zdejmij to, nie wstydź się: nie możesz nosić takich baletek - będziesz wyglądać śmiesznie - Ottens grillstube Kto nie powinien jeść szparagów: istnieje 5 kategorii ludzi - Ottens grillstube Bez piekarnika, bez mąki - pizza na stole w 10 minut - Ottens grillstube Oto, co się dzieje, gdy woda przelewa się do dziury: tylko kilka osób o tym wie - Ottens grillstube Przerośnięte sadzonki - żaden problem: proste sposoby na uratowanie uprawy - Ottens grillstube Ta prosta sałatka z tuńczykiem zrobi furorę na Boże Narodzenie: stanie się wirusowa w kilka sekund - Ottens grillstube Usuń tę część winogron jesienią: będziesz zmęczony zbiorami w następnym roku - Ottens grillstube Nie wyrzucaj resztek wypalonych świec: 7 przydatnych sposobów na wykorzystanie ich w domu - Ottens grillstube Uwielbia światło, nie lubi wiatru: agronom wyjaśnia, gdzie najlepiej sadzić fasolę - Ottens grillstube Nie spiesz się z wyrzucaniem pożółkłego smalcu: jak doświadczone hostessy używają go w kuchni - Ottens grillstube Posmaruj tapetę pastą do zębów: tylko kilka osób wie, jak to się kończy - Ottens grillstube Przyciągające wzrok i otwarte spojrzenie: powiększ oczy dzięki tym 3 najlepszym produktom - Ottens grillstube Nie wyrzucaj starych gumek: 7 przydatnych zastosowań w kuchni i gospodarstwie domowym - Ottens grillstube Wymieszaj tylko dwa składniki: najwyższej jakości żel do prania sprawi, że rzeczy będą bielsze niż białe - Ottens grillstube Na Walentynki: wystawne danie na romantyczny wieczór - Ottens grillstube Rozerwij i włóż wkłady jajeczne do wiadra: tylko kilka osób wie, co z niego wychodzi - Ottens grillstube Szybka utrata wagi: dietetyk wymienił produkty o zerowej i ujemnej kaloryczności - Ottens grillstube Jak poznać swoją przyszłość: dwie najpopularniejsze wróżby wigilijne - Ottens grillstube Bez chemii: 3 dziadowskie sposoby na walkę z kleszczami na wsi - Ottens grillstube Dlaczego doświadczeni szefowie kuchni dodają cukier do mięsa: oto dlaczego jest to ważne podczas smażenia - Ottens grillstube 'Masza i Niedźwiedź' czy 'Barboskins'? Ujawniono, które kreskówki mogą złamać psychikę dziecka - Ottens grillstube Rozkrusz skorupki jajek w detergencie do mycia naczyń: otwórz usta, gdy zobaczysz wynik - Ottens grillstube Włącz tę najważniejszą funkcję w telefonie, a bateria w ogóle przestanie się rozładowywać - Ottens grillstube Każdy rozpozna ten zapach: tak pachnie z podziemnych tuneli - substancja jest dość niebezpieczna - Ottens grillstube Dlaczego doświadczone hostessy zamrażają cytryny: poznaj te 3 niezbędne sytuacje - Ottens grillstube Najlepsze napoje wzmacniające odporność: pij je często - Ottens grillstube Od czego zacząć dzień 7 napojów energetycznych stworzonych przez naturę - Ottens grillstube Oto dlaczego potrzebujesz pasków z pętelkami na swojej bluzie: tylko kilka osób o tym wie - Ottens grillstube Jak wrócić na właściwe tory po Wielkanocy: 5 super wskazówek - Ottens grillstube Ekspert wyjaśnił, jak używać wzmacniacza twarzy - Ottens grillstube Zwyczaje gastronomiczne rodem z ZSRR, których powinieneś się pozbyć - Ottens grillstube Tylko w sierpniu: posyp żółknący czosnek solą - będziesz zachwycony cudownym działaniem tego roztworu - Ottens grillstube Szafy będą uporządkowane: eksperci od bałaganu udzielili wskazówek - Ottens grillstube Ogórki będą owocować do października: nakarm je tym ludowym środkiem - Ottens grillstube Biała koszulka 'krzyczy' SOS: co zrobić, jeśli dostaniesz na nią truskawki - Ottens grillstube Roskachestvo odkrył najlepszy detergent do prania, który usuwa wszelkie plamy: lista została opublikowana - Ottens grillstube 'To tak, jakby życie było szkicem': 3 cytaty Tatiany Czernigowskiej, które mogą wywrócić twój umysł do góry nogami - Ottens grillstube Nie wyrzucaj resztek mydła: 6 skutecznych zastosowań w domu i kuchni - Ottens grillstube Po co wkładać kiełbasę do wody: pomysłowa sztuczka mądrych hostess uratuje produkt - Ottens grillstube Przejście na zdrową dietę: 5 najzdrowszych gatunków ryb - Ottens grillstube Woda z cytryną nie jest zdrowa: 4 mity, w które błędnie uwierzyłeś - Ottens grillstube W październiku przygotuj się do pieczenia placków z dyni: trzy podstawowe zasady wyboru jesiennego warzywa - Ottens grillstube Odmładza i poprawia porost włosów: 5 powodów, dla których warto jeść mandarynki - Ottens grillstube Nie kupuj tych kosmetyków: są bezużyteczne dla ciała po 40 roku życia - Ottens grillstube Róże zakwitną bardziej niż kiedykolwiek: ogrodnicy mówią, jak ratować róże po zimie - Ottens grillstube Jak suszyć żywność w lodówce: sprytny sposób od doświadczonej gospodyni - Ottens grillstube Nie wyrzucaj płatków róży: 4 korzystne zastosowania dla urody i ciała - Ottens grillstube Nigdy w życiu nie odważysz się wyrzucić muszli: oto, gdzie możesz jej użyć - Ottens grillstube Przyciągające wzrok: te modne buty sprawią, że nie będzie można Ci się oprzeć - Ottens grillstube Kup te tanie krople - mrówki i mszyce znikną z twojego ogrodu warzywnego - Ottens grillstube Goście przypomną sobie dzieciństwo i zmiotą je ze stołu: pyszne ciasteczka twarogowe na Boże Narodzenie - Ottens grillstube Jak jeszcze sprytne hostessy używają wacików kosmetycznych: 6 przydatnych hacków kosmetycznych i domowych - Ottens grillstube Tiul będzie lśnił na biało: w tym należy go namoczyć - Ottens grillstube Uzależnienie od słodyczy: 10 skutecznych sposobów na walkę z nim - Ottens grillstube Pieniądze przyciągają jak magnes: jak udekorować choinkę zgodnie z fengshui w roku Czarnego Królika - Ottens grillstube Zabij wszystkie sadzonki: jakie prace w ogrodzie i ogrodzie warzywnym lepiej odmówić 26 maja - Ottens grillstube 'Opracuj rytuał': sposób na udane połączenie pracy i macierzyństwa - Ottens grillstube Pomaluj ściany na ten kolor - w domu zapanuje harmonia i komfort - Ottens grillstube Wybuchają, kwaśnieją, stają się zaraźliwe: 6 potraw, których nie należy podgrzewać w kuchence mikrofalowej - Ottens grillstube Te produkty są bogate w sól: zmniejsz ich spożycie - Ottens grillstube Usiądź tylko tam: naukowcy odkryli, które miejsce w samochodzie jest najbezpieczniejsze - Ottens grillstube Nie ubrane, marzły - poprawione, nie ma się co martwić o zdrowie: te psy są zimą ocieplane - Ottens grillstube Zrujnujesz całą działkę: nie waż się używać tego nawozu w swoim ogrodzie warzywnym - to koniec wszystkiego - Ottens grillstube Oto dlaczego nie należy bać się rekinów w Egipcie: szczera odpowiedź w prostych słowach - Ottens grillstube Domowy środek pomoże wyczyścić patelnię: należy natrzeć ją mydłem do prania - Ottens grillstube Pełnoziarniste płatki owsiane: jaki niezwykły wpływ mają na ludzkie zdrowie - Ottens grillstube Twoja ulubiona przyprawa może powiedzieć o Twoim charakterze: dowiedz się, jaką jesteś osobą - Ottens grillstube Naukowcy nazwali domowe produkty spożywcze, które uchronią Cię przed bólem głowy - Ottens grillstube Płytki kuchenne będą lśnić jak nowe: lepka warstwa kurzu i tłuszczu zostanie usunięta za pomocą mieszanki groszowej - Ottens grillstube Top 3 niesamowicie pięknych i odpornych bylin do letniego domku: rozwiązanie dla leniwych ogrodników - Ottens grillstube Oderwij kawałek taśmy klejącej i przyklej paczkę do blatu: niewiele osób wie, jak dobrze to robi - Ottens grillstube 100 razy skuteczniejszy niż proszek: odkryto najlepszy detergent do usuwania wszelkich plam - Ottens grillstube Jak jeszcze można wykorzystać szminkę higieniczną w domu i gospodarstwie domowym: 8 skutecznych szminek DIY - Ottens grillstube Wymieniono dziewięć nawyków, które powoli niszczą żołądek - Ottens grillstube Kapusta może prowadzić do bólu brzucha: oto 3 powody - Ottens grillstube Ten tryb pralki jest najbardziej bezużyteczny: spala energię elektryczną, a rzeczy pozostają brudne - Ottens grillstube Wymieszaj sodę oczyszczoną, sól i kamień nazębny: ta ostra mikstura rozwiąże uciążliwy problem - Ottens grillstube Horoskop pro 30.04: uważaj na to, co mówisz - Ottens grillstube Jak wydłużyć okres przydatności do spożycia i zaoszczędzić pieniądze na jajkach: foremki do lodu mogą pomóc - Ottens grillstube Jak wybrać naprawdę zdrowy chleb: sekrety dietetyczki Tatiany Lakusty - Ottens grillstube Liczba ta idzie w setki: wczasowicze All Inclusive w Turcji przywożą do domu podstępną chorobę - Ottens grillstube Sąsiedzi będą wzdychać i podziwiać przez płot: karm swoje warzywa naparem z tych 'śmieci' - Ottens grillstube Wyciskanie soku w mgnieniu oka: te 4 proste nawyki powodują zmarszczki - Ottens grillstube Przestarzałe i niemodne: odzież wierzchnia, której nie można nosić w tym sezonie - Ottens grillstube 'Zepsuty' manicure jest szalenie popularny: jak wygląda ten projekt - Ottens grillstube Nie wszyscy to robią: mikrobiolog wyjaśnił, jak często należy zmieniać spodnie - Ottens grillstube Zamieniając piękno w broń: 4 imiona kobiet, za którymi szaleją mężczyźni - Ottens grillstube 4 złote zasady: jak wybrać odpowiednią kurtkę wysokiej jakości - Ottens grillstube Dlaczego potrzebujesz pasty do zębów do pielęgnacji kwiatów: wypróbuj - niesamowite rezultaty - Ottens grillstube Za nimi ustawiają się kolejki: 3 modele butów na lato, które na zawsze pozostaną w modzie - Ottens grillstube Najmądrzejsze: 5 żeńskich imion, których właścicielki charakteryzują się niezrównaną mądrością - Ottens grillstube Nie wyrzucaj papierowych talerzy: hostessy używają ich ze swoimi patelniami - Ottens grillstube Veganii insistă să schimbe numele sensului giratoriu: este jignitor - Cafe LoveLi El aplică pastă de dinți pe oglinda retrovizoare a mașinii și magia se produce pentru a preveni accidentele - Cafe LoveLi Ea pune 3 bile de staniol în toaletă: Când vei vedea ce se întâmplă, vei face la fel - Cafe LoveLi Foarte puțini oameni știu: De ce ar trebui de fapt să vă setați telefonul în modul avion în timpul zborurilor - Cafe LoveLi Mulți danezi uită să curețe această parte a băii: poate adăposti tot felul de bacterii - Cafe LoveLi Turiștii au crezut că comandă niște paste normale - câteva minute mai târziu, un fior le curge pe șira spinării - Cafe LoveLi Imagini șocante: Așa arăta stațiunea de 5 stele înainte și după incendiul din Rodos - Cafe LoveLi Jysk se oprește - Cafe LoveLi Un expert în alimentație avertizează utilizatorii de airfryer: Nu gătiți niciodată acest lucru în airfryer - Cafe LoveLi Prețul a crescut: Vechiul tău Game Boy ar putea valora o avere - Cafe LoveLi Un bărbat se luptă cu un restaurant: Burgerul vegetarian l-a costat 5800 DKK - Cafe LoveLi 7 lucruri pe care oamenii inteligenți din punct de vedere emoțional le spun adesea - Cafe LoveLi Cât de mult vă puteți îndepărta de bordură atunci când parcați? Răspunsul la această întrebare vă va surprinde probabil - Cafe LoveLi În urmă cu cinci ani, John și Susan și-au pierdut brusc viața în timp ce se aflau în vacanță în Egipt: acum, noi detalii terifiante despre cauza morții sunt dezvăluite - Cafe LoveLi Johanne și-a făcut cumpărăturile în Rema 1000: A avut un șoc când a ieșit din magazin - Cafe LoveLi O femeie însărcinată a descoperit chitanțele ascunse ale soțului ei: Acum a fost concediată - Cafe LoveLi Șase fraze și atitudini pe care femeile nu ar trebui să le accepte de la nimeni - Cafe LoveLi Se găsește în aproape toate băile: Când îl aplici pe parbrizul mașinii, roua dispare - Cafe LoveLi Greșeală istorică la X Factor: Victoria a fost acordată unui câștigător greșit! - Cafe LoveLi Un tigru mușcă un copil de un an: Ce se întâmplă apoi îi salvează viața - Cafe LoveLi Mai Manniche regretă după întâlnire: - Nu trebuia să o fac niciodată - Cafe LoveLi Ușor și eficient: Cum să îți faci ușa cuptorului frumoasă și curată în mai puțin de 5 minute - Cafe LoveLi Gestul emoționant al paznicului a fost fotografiat și împărtășit: Acum este onorat ca un adevărat erou - Cafe LoveLi Te-ai săturat de avocado necopt? Iată cum îl coaceți în doar două minute - Cafe LoveLi Recomandarea medicului: La fel de benefic ca 8000 de pași - Cafe LoveLi Jak jeszcze doświadczone hostessy używają czepków pod prysznic: 8 sposobów dla domu i kuchni - Barbórka Kalendarz ludowy.Czego nasi przodkowie zabraniali robić 10 maja - Barbórka Nie wyrzucaj starej żelaznej gąbki do naczyń: niesamowite zastosowania w gospodarstwie domowym - Barbórka Tłuczone ziemniaki będą delikatne i aromatyczne: 8 sekretów gotowania od szefów kuchni dla smakoszy - Barbórka Jak myć samochód zimą: 3 niebezpieczeństwa, które czekają na kierowcę w mroźną pogodę - Barbórka Śmiało sadzić na parapecie: 8 owoców i warzyw, które można uprawiać w domu - Barbórka Nie wyrzucaj starych rzeczy: 8 przedmiotów, które przydadzą się w domu i kuchni - Barbórka Włóż talerz fasoli do kuchenki mikrofalowej - nie będziesz musiał moczyć fasoli przez całą noc: najlepsza sztuczka - Barbórka Kultowe 'Bunito': przygotowanie pysznej i niedrogiej sałatki na Sylwestra - Barbórka To przepyszne połączenie przypadnie do gustu każdemu: 3 najlepsze przepisy na kurczaka z sezonowymi warzywami - Barbórka Przepis na niezwykłą kawę z pieprzem i lodami: tylko dla smakoszy - Barbórka Tylko tak teraz gotujemy - przepis na roladki z cukinii z farszem - Barbórka W kotle lub w garnku, przepis na zupę rybną, która zawsze się udaje - Barbórka Chrupiąca delikatność w każdym kęsie: sekret wystawnej pieczonej ryby od Jamiego Olivera - Barbórka Domowe wino z białych winogron, które będzie gwiazdą uczty - Barbórka Chrupiąca przekąska z pikantnym akcentem: ogórki z ziarnami gorczycy - Barbórka Jak jeść mąkę i nie przytyć: wskazówki od dietetyka - Barbórka Oszczędzająca figurę sałatka z młodej kapusty i groszku - Barbórka Prawdziwy skarb zimowej konserwacji: jak prawidłowo zawijać borowiki - Barbórka Tego na pewno nie wiedziałeś: jak prawidłowo upiec prawdziwy lwowski sernik - Barbórka Trzy świąteczne ciasta na Dzień Nauczyciela, które przygotujesz w ciągu kilku godzin - Barbórka Przepis na aromatyzowaną herbatę z porzeczkami i bazylią: niesamowicie pyszna - Barbórka Nie musisz już chodzić do restauracji: przepis szefa kuchni na hodgepodge - Barbórka Smak, który przywraca dzieciństwo: gotowanie najlepszego dania z 'Kurkoja domashnomu' - Barbórka Dlaczego nie należy przechowywać jajek w lodówce: nigdy byś nie zgadł - Barbórka Miten puhdistaa liesituuletin rasvasta ja noesta 15 minuutissa: helpoimmat tavat tehdä se - Aslan News Miten tehdä herkullisin kylmäkakku: mitä kokata parasta - Aslan News Yksinkertainen korjaustoimenpide pesee lasikannet pois rasvasta: liota 15 minuuttia - Aslan News Ikuinen pääsy vitamiineihin: miten säilyttää vihreät sipulit pidempään talven varalle - Aslan News Vahvuuden paikka: Näin teet asunnosta viihtyisän ilman remonttia (kuva) - Aslan News Varo väärennöstä: mistä tietää, onko juusto luonnollista vai ei - Aslan News Tulet yllättymään, ettet tiennyt tätä aiemmin: miten saat tietää sukan koon mittaamatta - Aslan News Älä koskaan tee tätä, ellet halua rikkoa pesukonetta - Aslan News Kuinka puhdistaa hopea kotona: 5 todistettua vaihtoehtoa - Aslan News Jos tarvitset sitä kiireellisesti: 5 tapaa saada kuukautiset - Aslan News Älä taivu rikkaruohojen edessä: tämä tuote tappaa ne taatusti - Aslan News Ravitsemusasiantuntija kertoo, miten voit säästää rahaa ruoassa kesällä - Aslan News Salaisuus laihtua nopeasti viikossa paljastui: ravitsemusterapeutin yksinkertaiset neuvot - Aslan News Kuinka kuoria nuoria perunoita: 5 erittäin nopeaa tapaa - Aslan News Voitko kasvattaa avokadoja kotona: vinkkejä ja tekniikoita - Aslan News 10 minuutissa ja ilman putkimiestä: nopea niksi, miten pääset eroon wc-astiassa olevasta kondenssivedestä - Aslan News Sitä varten siis raastimen piikkinen puoli on: et osannut aavistaa - Aslan News Ei palovammoja tai roiskeita: Tämä menetelmä opettaa sinulle, miten öljy kuumennetaan oikein paistinpannussa - Aslan News Täydellisen teen salaisuus paljastui: kokkien huippuvinkit - Aslan News Kuinka näyttää 25-vuotiaalta 40-vuotiaana: salaisuudet, joista harva tietää - Aslan News Jos Venäjä aloittaa hyökkäyksen: luettelo asioista, joita kaikilla pitäisi olla - Aslan News Miten tunnistaa pilaantunut naudan-, kanan- ja sianliha: tärkeimmät merkit - Aslan News Miten eristät ulko-ovesi, jotta se ei puhaltaisi: luotettava menetelmä - Aslan News Vesihauteessa: miten se tehdään oikein - Aslan News Kuinka pelastaa kolodekki: mitä tehdä, jos kolodekki ei ole jähmettynyt - Aslan News