Menu
No mundo

PADO: 87 anos de tradição e inovação

16/08/2023 16:08
Publicidade

Líder nacional em cadeados e fechaduras, a PADO faz parte do cotidiano dos consumidores brasileiros há 87 anos. Instalada em uma área de 50 mil m² em Cambé, no Paraná, a PADO é referência em segurança. Utilizando a mais alta tecnologia, a PADO tornou-se a maior fábrica de cadeados do mundo, com uma produção de 5 milhões de componentes/dia para a fabricação de cadeados, ferragens, puxadores, acessórios, fechaduras tradicionais e digitais, além de acessórios para portas e janelas. “Desde 2012, somos líderes na fabricação de cadeados. Somos a primeira empresa a ter design industrial desenvolvido por um escritório credenciado BMW, fato que criou um diferencial importante em nossos produtos, contribuindo estrategicamente na performance das vendas. Hoje, a PADO é sinônimo de cadeados, com 74% do Market Share e Top of Mind na lembrança dos brasileiros”, pontua o presidente da PADO, Alfons Gardemann. Os produtos PADO podem ser encontrados em lojas físicas e e-commerce em todo o Brasil e em outros países como Paraguai, Argentina, Bolívia, Uruguai, Gana, Venezuela, Honduras, Colômbia, Chile, Peru, Estados Unidos, Nova Zelândia, Panamá e Alemanha.

Pioneirismo

Precursora de tendências e inovações, a PADO lançou o conceito de Metais para Portas, com produtos e linhas onde o design e o alto padrão entram na composição da arquitetura de interiores dos mais variados ambientes. A PADO também é a primeira indústria brasileira a desenvolver tecnologia própria para a linha de fechaduras digitais. São produtos com os mais modernos sistemas, design arrojado e opções de acabamento e maçanetas.

Centro de Inovação Tecnológica

O fomento à pesquisa processa-se no Centro de Inovação Tecnológica Padotec, um setor de inteligência que tornou a PADO a primeira indústria na produção nacional de produtos IoT com foco em segurança.

A PADO cria e apoia projetos que melhoram a vida de colaboradores e comunidade

Ações socioambientais

 Sustentabilidade e responsabilidade social fazem parte da cultura PADO, que investe em ações ambientais para reduzir os impactos da produção. A indústria conta com um moderno sistema de tratamento de efluentes para a correta destinação dos resíduos. O efluente tratado segue para o sistema de osmose reversa, para ser reutilizado na fábrica. Todo o esgoto sanitário gerado pela PADO também é devidamente tratado. Ainda entre as práticas ESG, os vapores a gases gerados pela indústria são neutralizados e purificados pelo lavador de gases antes de serem liberados no meio ambiente. A planta fabril também utiliza o biometano como fonte alternativa ao uso de energia elétrica em alguns processos industriais, com o benefício principal da redução da emissão de gases do efeito estufa, substituindo o combustível fóssil (Gás GLP) pelo biogás. A PADO cria e apoia projetos que melhoram a vida dos colaboradores e da comunidade como a Escola de Fábrica Erich e Nina Gardemann com certificação do SENAI. “Faz parte dos nossos pilares olhar com responsabilidade e atenção para os nossos colaboradores, assim como o meio ambiente, para garantir o sucesso e a sustentabilidade de nossa missão de prover segurança para nossos clientes”, finaliza o industrial Alfons Gardemann.

1936 – Fundada em 21 de abril de 1936, pelos imigrantes italianos Joaquim Paioletti e Francisco Ragosta, a PADO rapidamente torna-se a primeira fabricante de cadeados da América Latina.

1966 – O ano de 1966 foi um marco para a indústria, com o início da produção de sua primeira linha de fechaduras.

1997 – O industrial Alfons Gardemann adquire a PADO, e transfere todo o parque fabril para a cidade de Cambé, na região norte do Paraná. A mudança durou sete meses e mobilizou mais de 500 caminhões. Gardemann traz 70 funcionários da PADO para seguirem nos negócios no município paranaense.

2005 – PADO inicia parceria com a empresa BMW Designworks Group USA, com sede em Los Angeles, para o desenvolvimento de uma linha exclusiva de fechaduras

2006 – Inauguração da Capela Nossa Senhora de Nazaré Espaço de Oração Nina Gardemann no dia 31 de março de 2006. Um projeto assinado pelo arquiteto André Sell.

2008 – Fundação da Escola Profissionalizante Erich e Nina Gardemann em parceria com o SENAI para formar profissionais qualificados para suprir a demanda da PADO, além de fomentar e contribuir para a educação de jovens da região. Anualmente forma 45 alunos. Até hoje, cerca de 700 alunos já passaram pela Escola.

2008 – Lançamento da Linha BMW PADO desenvolvida pela empresa BMW Designworks Group USA. O produto alcançou reconhecimento internacional com a conquista do Prêmio IF Product Design Awards no ano de 2009.

2012 – Pado assume a liderança do mercado de cadeados em todo o território nacional. A liderança segue até os dias de hoje, com 74% de market share e liderança pelo Top of Mind com 62% na lembrança dos consumidores.

2018 – Em 2018, a PADO apresenta ao mercado sua primeira fechadura digital.

2019 – Primeira empresa do segmento a participar da Expo Revestir, a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina dirigida a profissionais de arquitetura, designers de interiores, revendedores, entre outros. A PADO foi disruptiva e pioneira ao lançar o conceito de Metais para Portas, um caminho sem volta dentro do universo da decoração e da arquitetura.

2020 – O futuro se faz presente na PADO com a instalação de um exclusivo ecossistema de inovação: a Padotec, centro de inovação e tecnologia, que tornou a indústria pioneira em produtos IoT. Com equipe altamente capacitada, dedica-se à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e soluções em segurança. O reconhecimento veio com o Prêmio Empresa Inovadora em 2022.

2021 – Lançamento da Linha Ascot, fruto da parceria com o arquiteto Fabrício Roncca, inspirada na lapidação do diamante e na arquitetura contemporânea. Design e segurança lado a lado.

2022 – A PADO recebe o Selo GPTW – Great Place To Work, certificação internacional de que a empresa é um excelente lugar para trabalhar. A consultoria avalia a percepção do funcionário a respeito do ambiente de trabalho, com pesquisa realizada com colaboradores de diversos setores.

2023 – PADO lança a Ourives, linha sofisticada e customizável que traz possibilidades de incrustações em couro, vidro, cimento, cerâmica, madeira, e o Corian, produto exclusivo da Dupont.

2023 – Prestes a chegar ao mercado, a Unire é a primeira linha de fechaduras eletrônicas totalmente desenvolvida em solo brasileiro. A PADO é a primeira indústria brasileira a desenvolver tecnologia própria de hardware e software nacional para uma linha completa de fechaduras digitais.

Continua depois da publicidade