Jamaica: onde o Caribe é mais autêntico
Para quem está com viagem marcada para a terra do reggae ou planeja conhecer o destino nos próximos meses, a Jamaica é uma ilha que deve ser considerada. Dona de paisagens lindíssimas, esse país caribenho ainda é um local pouco explorado pelos brasileiros que escolhem a região para viajar. Portanto, podem surgir muitas dúvidas em uma primeira viagem por lá. Uma curiosidade é que a Jamaica é a terra do “all-inclusive”, o conceito com tudo incluído. Quem quer aventuras exclusivas, resorts luxuosos ou focados em só para adultos, pode escolher diversas opções para todos os tipos de turistas. As principais cidades para colocar no roteiro são: a capital Kingston, os tradicionais destinos de praia Montego Bay, Negril e Ocho Rios, além de Port Antonio e Bluefields, entre outras. Aliás, existem muitas maneiras de explorar a Jamaica e uma delas é a cavalo. Para entender essa divertida oferta que o destino oferece com muita tranquilidade, o visitante deve ir até Braco Stables, distrito de Trelawny, distante 35km de Montego Bay e 40km de Ocho Rios. O cenário é descoberto de uma forma diferente quando se cavalga pelo interior e cruzam-se longas distâncias até chegar às belas praias de águas azul-turquesa do litoral norte, onde cavalo e cavaleiro se refrescam ao pôr do sol. O Centro Equestre Half Moon em Montego Bay é um local dedicado às atividades equestres. Quem quiser explorar a ilha de carro, seguem algumas sugestões práticas para a programação:
Kingston e as Blue Mountains
Kingston é um contraste fabuloso com os destinos de praia habituais da ilha. Repleta de galerias e teatros, possui uma riqueza cultural que é um dos seus principais atrativos, juntamente com o legado arquitetônico e a lenda incomparável de Bob Marley, cuja casa faz parte de qualquer roteiro turístico. Localizada perto de Kingston estão as Blue Mountains com mais de 2000 metros de altitude, 140 milhões de anos e se caracterizam pela enorme variedade de flora e fauna. Flores, borboletas, beija-flores e a rara Chusquea Abaetefolia (árvore que floresce apenas uma vez a cada 33 anos) convivem nesta cadeia montanhosa, berço do famoso Blue Mountain Coffee jamaicano, considerado o melhor café do mundo.
Montego Bay
A populosa Montego Bay, a segunda cidade em importância política e cultural da Jamaica, é um destino com uma história imensa e rica, cujas origens remontam à época da chegada de Colombo ao Novo Mundo. Fundada em 1494 com o nome de El Golfo de Buen Tiempo, foi um importante enclave espanhol no início do século XVI até a ocupação britânica da Jamaica. Montego Bay também é um dos portões de entrada da Jamaica com seu aeroporto internacional. Sede de muitos resorts de cadeias hoteleiras internacionais.
Ocho Rios e as Dunns River Falls
Ocho Ríos é realmente um lugar paradisíaco. Muito escolhida por recém-casados, tem uma incrível geografia onde estão as Dunn’s River Falls, que mergulham no mar numa queda de 180 metros. Subir a ladeira das quedas é uma das atividades mais populares da Jamaica. Claro, quem não se atreve a subir a cascata pode caminhar pelos passadiços do parque e encontrar inúmeros recantos para desfrutar e fotografar. Além da cachoeira, Ocho Ríos é um lugar ideal para passeios de helicóptero, cavalgadas, caminhadas ou se abrigar da brisa nas espetaculares falésias costeiras.
Port Antonio
Port Antonio está na parte leste de Ocho Rios e é considerada uma das áreas mais bonitas e inexploradas de toda a Jamaica. Um refúgio de celebridades, que gostam de ir a este cantinho jamaicano mais reservado para curtir lugares encantadores. Um deles é a The Blue Lagoon, cujo nome remete imediatamente ao famoso filme de mesmo nome estrelado por Brooke Shields, no início dos anos oitenta. Esta lagoa tem um tom de azul incrível, o que faz com que pareça algo saído de um sonho.
Negril
Negril tem sido considerada um destino diferente, quase selvagem, principalmente desde os anos 70, quando os hippies transformaram a região em seu lugar favorito invadindo alguns bairros com seus trajes particulares. Neste pedacinho da ilha é possível vivenciar praias de nudismo, o ritmo inconfundível do reggae em toda a sua expressão, magníficos pores-do-sol ou uma Jamaica que poucos turistas conhecem, dos vendedores ambulantes de camarão recém-resgatados do mar. Uma vibe muito peculiar de outras cidades jamaicanas.