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No mundo

Jae Ho Lee, presidente do Grupo Ornatus agora tem uma nova mira: o BnbGuests

11/05/2023 16:52
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Brasil tem se destacado no cenário global por seu grande número de empreendedores em série. Empreendedores em série são aqueles que já possuem experiência na criação e gestão de negócios e buscam novas oportunidades de investimento, e alguns deles destacam-se no setor de franquias. É o caso do sul-coreano Jae Ho Lee, um empresário acostumado a enxergar oportunidades de negócios por onde passa. Nascido na Coreia do Sul, o empresário chegou ao Brasil com apenas 8 anos de idade e hoje é uma referência quando o assunto é franquia. À frente do Grupo Ornatus, fundado em 1992, Lee administra três redes fortes dentro do franchising brasileiro, como Morana, maior marca de acessórios femininos da América Latina; Balonê, marca de fashion bijoux e Love Brands, que une marcas experientes no mercado, como Imaginarium e Puket. Jae Lee também é sócio e conselheiro do Grupo Halipar (Holding de Alimentação e Participações) que comanda as franquias Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho. Sempre atento a novas oportunidades, Jae Lee, agora mira em dois novos negócios: o restaurante Little Tokyo, um modelo diferenciado de restaurante inspirado no fast casual de Londres e Tóquio, e a empresa BnbGuests, uma plataforma que facilita a administração e gestão de casas de luxo listadas no Airbnb. Além desses novos dois negócios, ele acaba de se tornar sócio da AGISET, uma fábrica de embalagem, que faturou em 2022 R$ 10.100,00 milhões e tem previsão de faturar em 2023 cerca de R$ 11.500,00 milhões. Jae Lee explica que para se tornar um empreendedor em série, foi preciso planejar e estabelecer uma linha mestra de comparação, para todos os envolvidos nos negócios apresentados por ele. “Com tudo descrito em detalhes, e pactuado com os times, meu trabalho é treinar todo mundo e delegar grande parte das tarefas do dia a dia”, explica. “Assim como diversos outros empreendedores que conseguem dedicar atenção a muitas coisas ao mesmo tempo, meu trabalho principal é o de formar pessoas”, finaliza. Em entrevista à Economy&Law, o empresário conta um pouco de sua trajetória.

The Winners Economy&Law – Como começou sua história com o empreendedorismo?

Jae Ho Lee – Comecei com 15 anos de idade, ajudando minha mãe em uma loja de bijouterias que possuíamos no Centro de São Paulo. Anos mais tarde, me formei em Administração de Empresas, na Universidade de São Paulo (USP) e conheci o sistema de franquias. Fiquei interessado no modelo, estudei bastante sobre o tema e apostei no ramo de alimentação

 

TWE&L – Como nasceu o Grupo Ornatus?

JHL – Iniciei no mundo de franquias no ano de 1992, com a marca Jin Jin, e em 2002 criamos a marca Morana. O Grupo Ornatus nasceu para abrigar essas duas bandeiras. Depois vieram as marcas Balonè Fashion Bijoux e a Love Brands – lojas que vendem produtos da Imaginarium e da Puket.

 

TWE&L – Você acredita que há muitos mitos sobre empreender? O que leva as pessoas a continuarem em seus empregos com carteira assinada?

JHL – Hoje estar empregado também é um risco, nada garante que a empresa onde as pessoas estão empregadas continue relevante e aberta nesse mundo de tantas transformações. Empreender é garantir uma fonte de renda, todos deveriam aprender e ter mindset de empreendedor independentemente de estar empregado ou não.

TWE&L – Você trabalha com franquia, então creio que em sua avaliação é um bom tipo de investimento… Gostaria de ouvi-lo a respeito.

JHL – Quando um investidor compra uma franquia, ele está comprando um modelo de negócio já testado pelo franqueador, isso significa que o risco é minimizado. E o franqueado, além de aderir a um modelo de negócio de sucesso, já faz parte de uma rede com conhecimento de marca pelo público, garantindo assim um maior volume de venda em relação ao negócio independente.

 

TWE&L – As franquias só crescem no Brasil. No ano passado, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) cresceu 14,3% em 2022, voltando à tona após o período pandêmico. Quais são as perspectivas, em sua análise?

JHL – O Brasil é um país emergente e muito empreendedor, tem surgido muitos novos modelos adotando sistema de franquias para sua expansão, diferente de outros mercados mais maduros como EUA e Europa. As franquias são um modelo de negócio muito aderente às características do nosso país. Com as dimensões continentais e diversidade cultural que temos, o modelo de franquia permite termos um operador local que conhece e domina a cultura da região, gerando mais eficiência em gestão e consequentemente resultado da unidade. O crescimento de 14,3% no setor de franchising em 2022, pode ser interpretado como um sinal positivo de recuperação após o período pandêmico. O crescimento pode indicar que as empresas estão se recuperando dos impactos econômicos causados pela pandemia da covid-19 e que o setor de franchising está voltando à tona. No entanto, é importante ter em mente que as perspectivas podem variar dependendo de vários fatores, como a economia geral, as políticas governamentais, a demanda do mercado, entre outros. É necessário analisar uma série de fatores antes de fazer qualquer previsão sobre o futuro do setor de franchising. É sempre recomendável consultar fontes confiáveis e atualizadas para obter informações atualizadas e precisas sobre o panorama econômico e as perspectivas econômicas.

 

TWE&L – Perguntar qual é a fórmula para o sucesso é um tanto quanto clichê, mas é uma curiosidade entender se há um caminho certo a seguir.

JHL – Propósito (profissional e pessoal) claro, consequentemente foco nas prioridades e disciplina para execução.

 

TWE&L – Você é considerado um empreendedor em série. Como decide onde investir?

JHL – Onde existe uma “dor” ou “ desejo” do consumidor não atendido. As pessoas pagam para eliminar dor ou potencializar prazer.

 

TWE&L – Qual é a importância das consultorias em planejamento estratégico e em mercado para um empreendedor definir seus próximos passos?

JHL – Todo empreendimento inicia com um bom planejamento estratégico, nem sempre será fidedigno, mas para início é um norte. Com a implantação das etapas, o planejamento vai sendo validado e eventualmente ajustado.

 

TWE&L – Conte um pouco sobre as suas franquias e quais são as projeções de crescimento delas, considerando o momento econômico volátil que estamos vivendo.

JHL – Apesar de muitas incertezas, estamos vivendo um momento muito positivo, basta fazer a leitura de quem são nossas clientes e como elas estão, e entregar o que elas desejam. Em 2022 batemos nosso maior faturamento e apenas nesse primeiro trimestre de 2023 estamos superando o ano anterior.

 

TWE&L – Qual é o futuro do varejo?

JHL – Cada vez mais, marcas ‘conversando’ e conectando com os clientes. A clientela passará a dar valor e se identificar com o propósito das marcas.

TWE&L – Acredita que o metaverso é um caminho sem volta?

JHL – Acredito que ainda é muito cedo para tal afirmação. Hoje já se fala menos de metaverso, mas como empreendedor precisamos ficar atentos e acompanhar a evolução desse ambiente virtual.

 

TWE&L – É possível contar um fracasso do qual não se esquece?

JHL – Vários casos de fracassos fazem parte da história de todo empreendedor. Um dos fracassos inesquecíveis, foi o nosso processo de internacionalização, onde investimos milhões e devido à crise de 2104/2015, abortamos nossas operações nos EUA e Europa. Hoje, mais maduros e seguros, voltamos a internacionalizar, mas em outro formato, desenvolvemos modelo de máster franqueado e abrimos recentemente uma operação na Guatemala. Em maio, participaremos de uma feira de franquias no Panamá, onde poderemos observar outras áreas para expandir.

 

TWE&L – Um bom gestor não pode deixar de…

JHL – …ter foco e acompanhar todos os indicadores do seu negócio.

 

TWE&L – Um bom negócio é aquele que…

JHL – …gera riqueza para todos os stakeholders do ecossistema.

 

TWE&L – Uma frase que lhe inspira todos os dias.

JHL – “Se precisar ser feito, vá e faça!”

 

TWE&L – Alguém que lhe inspire e por quê?

JHL – Bernardinho, nosso extécnico de vôlei. Ele dá importância ao treino e jogo se ganha no treino.

 

TWE&L – Seu faturamento cresceu nos últimos anos? Isso se deve a…

JHL – …foco no movimento e comportamento de nossos clientes.

Os negócios milionários de Jae Ho Lee Grupo Ornatus:

Morana (287 lojas) Faturamento 2022: R$ 277 milhões Previsão 2023: R$ 318mi

Balonè (09 lojas) Faturamento 2022: R$ 8.097.000,00 Previsão 2023: R$ 8,9mi

Love Brands (44 lojas) Faturamento 2022: R$ 20,6 milhões Previsão 2023: R$ 22mi

Grupo Halipar (Holding de alimentação) que engloba as marcas: Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho 380 lojas Faturamento 2022: R$ 460 milhões Previsão 2023: R$ 529 milhões

Little Tokyo 2 restaurantes Faturamento 2022: R$ 8,4 milhões Previsão 2023: R$ 9,5 milhões

BnbGuests Faturamento 2022: R$ 1,2 milhão Previsão 2023: R$ 1,5 milhão

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