Inspirado nas grutas italianas, Grotta Cucina é o novo destino para a alta gastronomia
Abertura do restaurante, comandado pelo chef Daniel Ricciardi, traz fusão de sabores e inovações culinárias para os Jardins
O bairro Jardins, em São Paulo, ganhou um novo espaço dedicado à alta gastronomia: o Grotta Cucina. Inaugurado em junho, o restaurante promete surpreender os paladares com criações autorais e uma fusão de sabores sob o comando do chef Daniel Ricciardi. A ideia – e grande parte do conceito – da casa nasceu das Grutas de Castellana, um complexo natural localizado próximo a Bari, na região da Puglia, Itália. Assim como explorar uma gruta é uma experiência repleta de descobertas, a proposta do restaurante é oferecer uma jornada gastronômica que instigue os sentidos e surpreenda a cada prato. Como peça fundamental dessa trilha de sabores está Ricciardi, conhecido por mesclar tradições culinárias e finalizá-las com um toque de inovação e originalidade. Afinal, o chef descende de italianos e se define como um entusiasta da alquimia dos ingredientes. Antes de embarcar no Grotta Cucina, ele atuou como private chef, uma passagem essencial em sua carreira para aperfeiçoar as receitas, inclusive as que compõem o menu atual da casa.
Para isso, Daniel contou com o apoio de Bruno Furlanetto e Fabian Meyer, sócios do restaurante, que eram seus clientes assíduos nos projetos anteriores. Encantados pela qualidade e criatividade de suas criações, decidiram unir forças e investir no projeto. “A comida do Daniel é extraordinária e a maneira como ele serve às pessoas proporciona uma experiência quase familiar”, destaca Fabian.
Um ambiente que encanta
Todas as ideias e sociedade se fundiram em um lugar acolhedor e encantador. O Grotta Cucina é um espaço de três andares, dos quais dois já estão em funcionamento. No térreo, os clientes podem observar a finalização dos pratos graças a uma bancada aberta, promovendo uma interação única entre a cozinha e os frequentadores. A fachada envidraçada permite acompanhar a produção das massas artesanais, conectando o ambiente interno com a rua. No subsolo, o ambiente conhecido como “grotta” recria a atmosfera de uma gruta com pedras naturais, oferecendo um espaço intimista para eventos privados. No verão, o rooftop será inaugurado para receber grupos fechados e eventos especiais. Assim, cada andar consegue ter um estilo único ao mesmo tempo que compõe a ideia principal.
Criações autorais que surpreendem
Como um convite especial à descoberta de uma nova gastronomia, o cardápio do Grotta Cucina tem muitos pratos autorais a serem provados. A Sinfonia D’Anatra, por exemplo, é uma massa recheada com ragu de pato e molho roti, enquanto o Omaggio é feito com mil folhas de prosciutto com medalhão de mignon, creme de portobello e mostarda dijon. Outro destaque é o Natale, um risotto com pirarucu em crosta de castanhas brasileiras e espuma de dill – uma interpretação inovadora e nacional do tradicional prato italiano. Já o Fiore di Tartare combina burrata artesanal e tartare de mignon sobre espuma de balsâmico, oferecendo uma explosão de sabores e texturas. Há ainda opções para os vegetarianos, como o Parigi Originale, uma excelente escolha feita com gnocchi com fonduta de parmigiano reggiano, manteiga de trufa branca, prosciutto e trufas negras lascadas, com opção de farofa crocante de amêndoa.
Futuro promissor na cena gastronômica
Pouco tempo depois da inauguração, o Grotta Cucina já planeja novos passos. Além da inauguração do rooftop, prevista para o verão, que oferecerá um espaço exclusivo para eventos e grupos fechados, há também planos para lançar um serviço de private chef, levando a experiência diferenciada do restaurante para a casa dos paulistanos. É assim, a cada diferencial, que a casa tende a se destacar nos Jardins. Para isso, a amplitude dos ingredientes também importa, como as sofisticadas e raras trufas. “O Daniel tem uma mão muito delicada para utilização de trufa. Consegue trazê-la como harmonização dos demais ingredientes. A gente sente a massa do nhoque, sente a fonduta, o toque trufado da manteiga. Conseguimos sentir todos os sabores na mordida”, elogia Furlanetto. Desse modo, a visão do Grotta Cucina é clara: criar um espaço onde a alta gastronomia italiana se encontra com a inovação, proporcionando uma experiência inesquecível a cada visita. Com a dedicação do chef Daniel Ricciardi e o apoio dos sócios Bruno Furlanetto e Fabian Meyer, o restaurante tem tudo para se tornar um marco na cena gastronômica de um dos bairros mais nobres da capital paulista.
Serviço
Rua José Maria Lisboa, 257, Jardins | WhatsApp: (11) 91200-2325 | Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 15h e das 19h às 23h, e, aos domingos, das 12h às 16h30 | Fechado na segunda