Cuba: um Caribe, muitas aventuras
Em 1492, quando Cristóvão Colombo anunciou a existência do que ele chamou de “a terra mais bela que olhos humanos já avistaram”, Cuba entrou para a história. Diante da afirmação do navegador espanhol, hoje, a maior ilha do Caribe é cenário para que novos descobridores e turistas aproveitem as praias paradisíacas, clima quente, gastronomia, povo hospitaleiro, revolução, entre outros temas e atrativos. Com um território cheio de paisagens bélicas, alusões aos piratas, invasão britânica, domínios espanhol e americano e a tomada do poder por Fidel Castro, em 1959, a ilha é uma nação cada vez mais apaixonante. O triunfo da revolução cubana também é marcado por placas, frases, cartazes nas ruas, bancos de praças, alto de prédios, outdoors e onde menos o visitante imagina. Destaca-se pelo turismo histórico e cultural, étnico, ecoturismo, além de ser uma referência internacional no esporte, saúde, educação e biotecnologia. Sem sombra de dúvida, Cuba é rica em tesouros históricos e culturais, com oito locais classificados pela UNESCO que levam o turista em uma viagem pelo tempo. Desde castelos, catedrais e o caráter único das cidades mais antigas do Novo Mundo.
Havana
A capital cubana é um atrativo para os desbravadores da dança, teatro, música, museus, história, arquitetura, vida noturna, praias, religiosidade. A Praça da Catedral é imperdível para compreender a fundação da cidade. As preciosidades do espaço são a Catedral de San Cristóbal, com suas torres assimétricas e estrutura de pedra em estilo barroco, e o restaurante El Patio, instalado sob arcos de um palacete lateral. A Bodeguita del Medio é um marco e ótimo bar para tomar outro drinque ao som de uma guajira. A antiga muralha de proteção do mar do Caribe contra invasores, o Malecón, é um vestígio conservado e que revela um pouco da história da cidade. No pôr do sol, a orla ganha um colorido especial, além de pescadores, músicos de rumba e jovens ao melhor estilo cubano. O gigantesco Hotel Nacional é outro símbolo de Cuba. Construído em 1930 no estilo art déco, pode ser visto de vários pontos da cidade. Tem enormes jardins e piscinas e uma vista de dar inveja ao mar do Caribe.
Trinidad
A mais famosa das cidades históricas de Cuba e outorgada como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1988, é uma cidade-museu com um cenário tropical espetacular. Trinidad está localizada na costa sul da Província de Sancti Spíritus e é cheia de casas antigas e ruas de pedra. A cidade possui um dos hotéis mais premiados de Cuba, o cinco estrelas Iberostar Grand Hotel Trinidad, instalado em um casarão bem no centro. Com 40 habitações, é um hotel boutique que atrai muitos turistas, especialmente franceses e alemães.
Camaguey
Camaguey é a maior província de Cuba e sua capital recebe o mesmo nome. A cidade também foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 2008, por seu centro histórico estar bastante preservado, remontando ao ano de 1528. Os símbolos de Camaguey são as diversas igrejas e os jarros gigantes de barro, usados antigamente para reter a água da chuva. O labirinto de ruas estreitas, concebido para confundir os piratas invasores é um detalhe à parte.
Varadero
Balneário mais conhecido de Cuba e dos brasileiros, Varadero é uma península idílica na costa norte da Província de Matanzas, distante duas horas de Havana. A região oferece aos visitantes uma grande variedade de hotéis e resorts. A prática de mergulho, snorkeling, vela e outros esportes náuticos é uma boa sugestão, além de a possibilidade de nadar com golfinhos. A sonoridade de Cuba é energética e influenciou profundamente os estilos musicais de todo o mundo. Viajar até lá é um mergulho nos diversos estilos de rumba, mambo, guajira, chá-chá-chá, salsa e merengue e com um sentido de inserir-se dentro de uma aula de geopolítica, história e realidade.
O que torna Cuba inesquecível é isso: o seu povo. O país é um arco-íris de culturas e cheio de pessoas cultas, amigáveis e interessantes que oferecem as melhores boas-vindas da ilha. Verdadeiros cicerones caribenhos. Todo o contexto e atrativos sempre serão oferecidos e consumidos à base dos três produtos típicos cubanos: o rum, o café e o charuto. Boa viagem!
Informações: https://www.cuba.travel/