Menu
No mundo

Costa Rica: um paraíso à espera de brasileiros

04/04/2024 01:04
Publicidade

A pequena nação centro-americana orgulha-se de ser potência na região. Para quem nunca reparou no mapa da Costa Rica, o país faz divisa no continente com o Panamá e a Nicarágua, além de ser banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico. Com território de exatos 51.100 km² – similar ao Estado da Paraíba-, a Costa Rica reserva 5% da biodiversidade da Terra e 26% de sua área são zonas preservadas, fato conhecido internacionalmente. Em apenas quatro horas é possível ir do Pacífico ao Atlântico atravessando o país. A Costa Rica é dividida em sete províncias (San José, Alajuela, Cartago, Heredia, Limon, Guanacaste e Puntarenas) subdivididas em 81 cidades. Os grandes atrativos são suas paisagens exuberantes, praias caribenhas e do lado do Pacífico, oito parques nacionais (Braulio Carrillo, Cahuita, Chirripó, Corcovado, Guanacaste, Isla del Coco, Manuel Antônio e Tortuguero), refúgios nacionais de vida silvestre – como o Caño Negro e o Gandoca Manzanillo – e uma reserva biológica, o Parque Nuboso de Monte Verde. A capital, San José, encontra-se no vale central e é cercada por vulcões. O Aeroporto Internacional Juan Santamaría é o principal portão de entrada.

Identidade

Duas curiosidades bem acentuadas são marcas registradas. A primeira é a menção ao termo “Pura Vida”, algo que poderia ser traduzido como cumprimento, resposta, saudação, estilo de vida e agradecimento em diversos momentos de diálogo. “Pura vida” estampa produtos típicos, souvenires e tudo o que for possível vender no país. A expressão teve origem em um filme mexicano da década de 50 com o referido nome, tornando-se adotada na fala cotidiana. Outra característica é a fonética. O espanhol falado pelos moradores do país ganha uma variação na pronúncia do “r”. Palavras com a letra serão mais destacadas. Os ‘ticos’ – como eles se autodenominam – são muito interessados e estão sempre aptos a ajudar. Uma característica que encanta muito o turista.

Praia de Tambor | Tambor Beach
A biodiversidade na Costa Rica é repleta de animais exóticos | Biodiversity in Costa Rica is full of exotic animals
Cascata em Montezuma | Waterfall in Montezuma

Puntarenas

Puntarenas é a capital da província de mesmo nome. É um dos principais portos do país e está localizado na costa do Pacífico. A pesca na região é muito variada, sendo fácil encontrar desde linguados a enormes peixes-papagaios. No porto atracam muitos navios de cruzeiros aumentando o comércio de souvenires costarriquenhos. A região atrai muitos turistas, especialmente surfistas. Montezuma tem uma cachoeira de mesmo nome e de acesso por caminhada e parte pelo rio. O esforço vale a pena. Já Santa Tereza virou um destino da moda com uma praia extensa e diversos atrativos como beach clubs, restaurantes e hotéis boutique.

Praia paradisíaca de Santa Tereza | Paradisiacal beach of Santa Tereza

Interior e Litoral

A relação que o costarriquenho tem com a natureza é algo bem interessante. A profissionalização da atividade turística na Costa Rica já é reconhecida a ponto de o destino contar com diversos programas que certificam empreendimentos hoteleiros, restaurantes, agências de viagens, fornecedores entre outros segmentos do turismo. Muitas das atividades realizadas no turismo de aventura, ecoturismo, turismo rural e de base comunitária podem ser algo simples demais para muitos visitantes estrangeiros, mas é uma economia que movimenta o país. 

Costa Rica, praia na Costa do Pacífico, em Manuel Antonio | Costa Rica, beach on the Pacific Coast, at Manuel Antonio

Vulcões, florestas e parques nacionais

As florestas tropicais são o lar de uma biodiversidade espetacular que implora para ser descoberta. Há 400 espécies de aves e animais com destaque para macacos, bichos-preguiça, felinos, répteis, borboletas e muito mais. Com cenários bucólicos montanhosos e mata exuberante, oferece atrações diversificadas como arvorismo, tirolesa, rapel, trilhas e caminhadas. Situado num Parque Nacional em Alajuela, o vulcão Poas tem uma cratera com 300m de profundidade e 1050 metros de diâmetro. É o mais ativo da Costa Rica. Além de observar o vulcão, é possível caminhar pelos seus arredores, que contam com uma paisagem lunar de solo negro, formado por areia vulcânica, vegetação rasteira e alguns cursos de água.

Vulcão Arenal próximo à floresta tropical, Costa Rica | Volcano Arenal next to the rainforest, Costa Rica

Serviço:

 www.ict.go.cr e www.visitcostarica.com 

Continua depois da publicidade
Source Source Source Source frankies-letna.cz recepty zajimave zivotni styl