Grupo Witzler se consolida como uma das maiores gestoras de energia do país

por The Winners

Grupo Witzler é uma plataforma de soluções energéticas, atuando em toda a cadeia de energia com a prestação de serviços de inteligência, comercialização, certificação e geração de energia. O grupo é uma holding composta pelas empresas Witzler Energia, líder de mercado no setor de gestão de energia para consumidores livres, gerenciando mais de 1.300 unidades consumidoras e a Exponencial Energia, comercializadora de energia que oferece produtos customizados e inovadores para consumidores livres, especiais, geradores, autoprodutores e comercializadores de energia.

Tecnologia, inovação, ética e desenvolvimento sustentável como patrimônio social permitiram um crescimento acelerado do grupo, chegando à marca de 1,5 bilhão em contratos de energia sob gestão no ano de 2021.

O protagonismo no setor energético é palpável, assim como a liderança tecnológica disruptiva por meio da criação e implementação de ferramentas e sistemas próprios, os quais figuram hoje como importantes diferenciais competitivos, preparam a companhia para os próximos passos e inauguram a categoria de ESG Tech no país.

O compromisso com a excelência para a satisfação do cliente e eficiência operacional garantiu ao grupo o pioneirismo setorial na conquista de certificações importantes, como ISO 9001, ISO 37001, além do Nível 3 no Selo de Confiança da B3 (Bolsa de Valores do Brasil) para o mercado de energia. Tais certificações garantem segurança nas relações comerciais e reafirmam a missão diária de gerar resultados positivos e soluções inovadoras aos clientes e ao mercado.

No setor de energia, diariamente, encontra-se a necessidade de ampliar investimentos e esforços para desenvolver fontes limpas e renováveis e, para o grupo, isso ultrapassa as relações com o mercado. Ela própria alcançou a certificação internacional I-Rec. Todas essas características de destaque levaram o CEO do grupo, Lucas Witzler, a receber o prêmio Líderes da Energia, na categoria de eficiência energética, em 2021.

The Winners – Do nascimento da empresa até aqui, quais ações e atributos consolidaram e trouxeram o reconhecimento do setor a ponto de ser considerada Nível 3 no Selo de Confiança da B3? Qual é a representatividade dessa certificação para o negócio?

Lucas Witzler – “O grupo Witzler foi criado sob a influência de uma grande tradição no setor energético. Hoje, fico feliz em representar a quarta geração a serviço da excelência da cadeia energética brasileira, oferecendo soluções para o consumidor, de acordo com suas necessidades.

Há 8 anos vimos uma grande oportunidade no interior de São Paulo, carente de assessoria no setor e, ao mesmo tempo, uma região pujante, forte energeticamente e em outros segmentos. Diante disso, buscamos desenvolver soluções que agregassem valor, reduzissem custos de energia e tornassem nossos clientes cada vez mais competitivos.

A partir de 2015/2016 iniciamos nossa trajetória no mercado livre de energia e nos tornamos uma plataforma de soluções energéticas, realizando consultoria, projetos de eficiência energética, comercialização e geração de energia com pequenas centrais hidrelétricas e usinas de energia solar e, assim, nos consolidando como uma das maiores gestoras de energia do Brasil.

Esse crescimento nos motivou a sempre melhorar a gestão da empresa e investirmos em governança. As certificações foram um reflexo desse trabalho contínuo e validaram o que fazemos no dia a dia e que representam, para nós, um alicerce para a empresa. Temos a ISO 37001, que trata a questão de corrupção e antissuborno na empresa. Somos a primeira do setor elétrico a obter certificado neste nível, além da ISO 9001 de qualidade. E, com isso, caminhamos até obter o selo de excelência e de conformidade na gestão de risco da B3, que é um selo que analisa a política de risco e governança.

Hoje, o grupo tem um Conselho estabelecido, políticas de governança que refletem a qualidade de nossos serviços e excelência na gestão de pessoas, o que consideramos o maior ativo da empresa.

Nossos pilares: pessoas, tecnologia, processos e nossa cultura. Esse conjunto de atributos é o reflexo e o sucesso da empresa”.

The Winners – O grupo sempre se pautou na preocupação com pessoas e seu bem-estar. Como isso é refletido na forma de atuação da gestão?

Lucas Witzler – “O principal pilar da empresa são as pessoas. Nós acreditamos e atuamos com retenção e desenvolvimento de talentos. Por este motivo, recebemos a certificação do GPTW Brasil (2021-2022) por boas práticas em gestão de pessoas. Ela está alinhada aos valores do grupo ao estimular o bom ambiente de trabalho com respeito, ética e valorização.

Temos um programa de partnership, no qual os colaboradores podem ter participação na empresa, além do PIMC (Programa Individual de Melhoria Contínua) que promove o desenvolvimento e o crescimento de nossos colaboradores. Quando as pessoas se desenvolvem, a empresa se desenvolve também.

A união de pessoas e a inovação fazem parte do DNA do Grupo Witzler. Aqui, os colaboradores são incentivados a inovar, criar soluções, serem criativos. Essa conduta é alinhada a outro pilar: a tecnologia.

A partir desse conjunto de ações, construímos soluções para os consumidores, uma vez que somos pessoas pensando em pessoas. Estamos em pleno crescimento inovador, tecnológico e intraempreendedor”.

The Winners – Um grupo em franco crescimento. O que podemos esperar em relação a investimentos futuros e desenvolvimento?

Lucas Witzler – Hoje estamos em 17 Estados e mais de 350 cidades situadas nos principais pontos do Brasil. Temos uma carteira de clientes pulverizada e recentemente inauguramos nossa filial no Nordeste do país, uma vez que entendemos ser de alto potencial a demanda da região.

Os projetos do grupo não param, temos ações em frentes como: geração distribuída de energia, através de energia solar fotovoltaica; temos realizado novas estruturações de veículos de investimento, como Fundos de Investimento em Participações (FIP), para que investidores tenham a possibilidade de investir na geração de energia e geração distribuída. A consolidação desse FIP possibilitará o desenvolvimento de cerca de 100 MW de energia solar fotovoltaica no modelo de geração distribuída, sendo um grande ganho não apenas para o mercado, mas também para o setor energético brasileiro.

O Grupo vem se preparando para a abertura do mercado livre de energia. Acreditamos que, em breve, com o projeto de lei PL 414 caminhando para um desfecho, teremos não apenas a expansão do mercado, como também e cada vez mais, o poder de escolha nas mãos do consumidor.

Neste momento, o grupo está pronto para oferecer aos consumidores capilaridade, tecnologia, sistema e inovação. Nosso objetivo é ser o maior comercializador varejista do país na abertura do mercado para os consumidores do grupo A.

You may also like

Deixe um Comentário