Menu
No mundo

Fórum Paulista de Desenvolvimento 2024

Publicidade

Em sua 6ª edição, o tradicional evento, desta vez, realizado em Guarulhos, trouxe novamente os principais temas sobre o desenvolvimento do Estado

Com o objetivo de fomentar a discussão em torno do desenvolvimento e crescimento do Estado de São Paulo ao longo dos anos, foi realizada, no dia 27 de maio de 2024, a sexta edição do Fórum Paulista de Desenvolvimento – FOPA, no Centro Municipal de Educação (CME Adamastor), na cidade de Guarulhos – SP. De acordo com o Presidente do GCSM, Agostinho Turbian, “o Fórum Paulista de Desenvolvimento é um instrumento de cidadania que aproxima a sociedade do governo. Não é simples exercer o poder público em uma democracia ampla e plural como a nossa. As exigências de ambos os lados são enormes, por isso discutimos o copo cheio das relações de crescimento, desenvolvimento, geração de emprego e renda. Quando a sociedade é tratada de forma correta, a contrapartida do outro lado é a mesma”, concluiu o idealizador.

Agostinho Turbian
Guti

Hoje na sua sexta edição, o FOPA foi pensado e idealizado desde 2019, com o propósito de dar visibilidade ao vasto percurso das atividades de governança do Estado de São Paulo, com base nas informações oficiais do PDE – Plano de Desenvolvimento Econômico divulgadas pelo Governo. A ideia é debater programas de governo em andamento, ações já empreendidas, resultados, planos e projetos para os próximos anos. Unindo políticos e empresários que expõem as novidades e desafios de suas áreas. Sempre com uma visão de Estado e absolutamente apartidária. O FOPA discute e acompanha todos os programas de governo e as ações empreendidas nos próximos 10 anos, e a programação inclui palestras, aulas-magnas, debates, depoimentos, apresentações e entrevistas com grandes nomes da gestão pública e privada.

Geraldo Alckmin

FOPA 2024

O evento iniciou-se às 8h30, com o hino nacional apresentado pela banda da Força Aérea Brasileira, sob a regência do músico e 2º Tenente, Sérgio de Castro Araújo. Em sua abertura, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, deu as boas-vindas e relembrou estar presente em todas as edições, além de garantir que os temas abordados no evento estão na ordem do dia do presidente Lula e do governo federal. “Lançamos a Nova Indústria Brasileira (NIB) com medidas concretas para estimular a industrialização mais sustentável, inovadora, competitiva e exportadora. Políticas implementadas, como a Reforma Tributária, o novo PAC, ‘Minha Casa Minha Vida’, o ‘Mover’ para a indústria automotiva, que alavancou 130 bilhões de reais em investimentos, são importantíssimos para que possamos gerar mais emprego e renda, além do setor siderúrgico, com 100 bilhões de reais também já anunciados. Desde janeiro de 2023, houve um crescimento de 16,9% dos investimentos no país. Os índices de confiança também aumentaram, sobretudo, o dos consumidores. Estamos com o menor desemprego desde 2014 e a inflação está abaixo de 4%. Vamos trabalhar para que possamos avançar ainda mais, com mais crescimento, justiça social, emprego e renda. São Paulo reúne um dos maiores e mais avançados parques industriais do mundo e tem muito a contribuir nesse sentido”, disse o vice-presidente.

Em seu discurso de abertura, Agostinho Turbian citou a importância da democracia, fator decisivo para que aconteça um debate sobre um estado, além do combate às fake news. Já o presidente do conselho editorial da The Winners e Economy & Law, João Roberto Benites, lembrou que o FOPA é uma iniciativa do Global Council of Sustainability & Marketing, que há 17 anos abraçou a missão de promover e articular, em diferentes meios, uma agenda voltada ao desenvolvimento do país: “o FOPA vem cumprindo um importante papel na articulação do diálogo entre as forças do cenário nacional. Neste dia, a experiência e visão de cada palestrante nos desperta para questões vitais da nossa realidade”. Durante suas boas vindas, o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o ‘Guti’, afirmou que um país melhor acontece com ‘acreditadores’ – pessoas que, durante os momentos de desafio, decidem ficar e trabalhar pelo sucesso – citando a própria cidade de Guarulhos como exemplo, sendo a 13ª economia do país quando assumiu o mandato em 2017 e assumindo o posto de 10º PIB do país atualmente: “o Brasil é destemido, mas precisamos sacudi-lo e acordar para que, de fato, a gente consiga ter uma nação ao qual todos nós merecemos. Não é um trabalho de 1 ou 2 anos, mas sim, geracional”, ressaltou. O prefeito também enfatizou o programa Faculdade Municipal Guarulhos: “É importantíssimo falar de desenvolvimento econômico, tecnológico e de infraestrutura urbana, pois sem isso nada acontece, mas, se não fizermos investimentos robustos na educação, não vamos conseguir, daqui a algumas décadas, ter um país melhor”.

O secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, relembrou que a união é a palavra que norteia o FOPA e deve ser o objetivo daqueles que desejam um país melhor: “Cada vez mais fica claro que o estado precisa diminuir seu custeio, as parcerias tomarem espaço e as operações ficarem mais leves, para que sobre mais recursos. É fundamental que isso seja discutido nesta edição do FOPA, pois assim, o capital público ou privado, seja ele nacional ou internacional, ocupe seu espaço, deixando o estado trabalhar. Recursos para que possamos investir nos diversos setores necessários”. Já o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, citou o apoio do Congresso Nacional para as questões de turismo do estado: “Em um dia importante como esse, fazemos questão de lembrar que o turismo já representa quase 10% do PIB do estado de São Paulo, com estoque de 2 milhões e 300 mil empregos diretos e indiretos. Produzimos no último ano, quase 60 novos postos de trabalho e as perspectivas são, de que neste ano, produziremos novos 50 mil postos”.

Rodrigo Pacheco

Iniciando as homenagens, foram entregues pelo secretário Gilberto Kassab e o prefeito Guti, os certificados para Marcos da Costa, secretário de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo; José Roberto Maluf, presidente da TV Cultura e Fundação Padre Anchieta; Patrícia Iglecias, superintendente de meio ambiente da Universidade de São Paulo e diretora de meio ambiente da Wald, Antunes, Vita e Blattner Advogados; Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo; Major Brigadeiro do Ar, Luiz Cláudio Macedo Santos, comandante do IV Comar; Jorge Wilson, deputado estadual, líder de governo e ‘xerife’ de Guarulhos; Fábia Costa, professora e secretária adjunta de Educação da Prefeitura; Teresa Vendramini, ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira; Carla Morando, deputada estadual e Heloísa Maioli Venâncio, estudante do Colégio Militar de São Paulo e medalhista de prata nas Olimpíadas Internacionais de Matemática da Tailândia. Foram entregues também, as homenagens para o secretário Gilberto Kassab, das mãos de Agostinho Turbian e João Roberto Benites, e para o prefeito Guti, das mãos do deputado federal Arnaldo Jardim.

 

Seguindo com a solenidade, o deputado estadual Jorge Wilson falou sobre a importância de ter mecanismos para que seja possível divulgar os trabalhos sendo realizados para o estado, como o FOPA: “O Brasil precisa ser visto no cenário mundial, através de parcerias público-privadas. O poder público precisa olhar para a iniciativa privada e entender quais são os mecanismos de estado, município e país, desburocratizando a máquina pública”. Para falar sobre o futuro da comunicação, subiu ao púlpito José Roberto Maluf, que explicou sobre a televisão 3.0, uma grande revolução na televisão aberta, gratuita e que está disponível em todo o país. Para Maluf, a TV aberta está longe de acabar e possui um futuro brilhante, diferente da TV por assinatura, que vem perdendo assinantes, devido a competição com a própria TV aberta e os streamings, além do fato de 70% da população ainda não ter condições de adquirir esses formatos. O presidente da TV Cultura também apresentou dados em slides, sobre a televisão 3.0, afirmando que o novo consumidor não deseja apenas assistir, mas também, interagir, além de grade de programação personalizada e anúncios publicitários relevantes de acordo com tal público: “Não vamos baixar a programação para atingir um público maior, mas sim, elevar a programação para trazer as novas gerações conosco. Para isso, vamos precisar de adaptadores ou aparelhos novos. Vai ser uma mudança estrutural nas emissoras e acredito que uma rede como a TV Cultura, que hoje cobre os 26 estados brasileiros, não custará menos que 12 a 15 milhões de reais para sua implantação. E isso é um problema, pois com o contingenciamento do orçamento do governo de São Paulo destinado à comunicação, não terá como fazê-lo a curto prazo. É importante isso ser discutido”. Outro ponto citado por Maluf foi a inteligência artificial: “já existe mundo afora, emissoras que estão demitindo seres humanos para colocar a inteligência artificial para fazer o trabalho. É certo e ético isso? São desenvolvimentos que precisam ser analisados com cuidado”. A deputada estadual Carla Morando explicou, durante seu discurso, sobre a criação da Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo: “Nasci no grande ABC e vivo lá até hoje, berço da indústria de vários pólos produtivos conhecidos por todo o país. Por isso, conheço toda a cadeia produtiva e sua importância. E foi assim, buscando auxiliar os segmentos geradores de emprego, que surgiu a Frente Parlamentar em junho de 2023 e seguimos trabalhando para fomentar as ações e demandas relacionadas ao desenvolvimento da indústria, comércio e serviços”.

 

O FOPA também contou com um pronunciamento especial do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco: “o desenvolvimento do Brasil passa, necessariamente, pelo desenvolvimento de São Paulo, por isso, um evento como o FOPA é muito apropriado e sempre muito bem-vindo. No âmbito do Congresso Nacional, estamos aqui inteiramente à disposição para acolher todas as boas ideias e iniciativas a favor do desenvolvimento de São Paulo e do Brasil”.

 

O secretário Marcos da Costa citou um ponto de atenção em seu discurso: a dignidade. “ Temos em São Paulo em torno de 3 milhões e 200 mil pessoas com deficiência. São pessoas que reclamam com a sociedade e os órgãos públicos, de forma que essas deficiências sejam obstáculos para que elas possam exercer sua cidadania. A secretaria é o indicativo de que estamos no caminho certo”. O secretário de Governo Municipal de Guarulhos, Edmilson Americano, enfatizou que a cidade de Guarulhos foi ‘pé quente’ para o FOPA, e que “ irá mostrar para o país grandes cases de sucesso e grandes exemplos de trabalhos, para continuarmos transformando o Brasil”, referenciando a tragédia ocorrida com as enchentes do Rio Grande do Sul, para falar da importância da prevenção nas cidades, citando como exemplo o Programa Viva Baquirivu de Guarulhos, a maior obra do país para a prevenção de enchentes. O deputado federal Arnaldo Jardim foi homenageado por Agostinho Turbian, no púlpito, e trouxe para seu discurso o agronegócio: “Na década de 30, o que se acumulou com a agricultura exportadora, fez São Paulo chegar a um outro nível, liderando a industrialização do país. São Paulo, por ter poucos territórios para plantio, ainda surpreende como o terceiro produto agropecuário do Brasil e o setor precisa continuar com seu dinamismo, apostando na tecnologia e inovação”. Para falar sobre a sustentabilidade e o meio ambiente do estado, Patrícia Iglecias trouxe a reflexão sobre como é possível um estado, desenvolvido economicamente e industrialmente como São Paulo, ser um dos que mais tenham contexto de sustentabilidade no país. Ela lembra que o estado possui 97% da destinação correta de resíduos, enquanto o Brasil ainda possui 47% de lixões a serem eliminados, além de citar o Programa Nascentes, desenvolvido em 2015 e seguindo até os dias atuais, com o governo Tarcísio, que atualmente gera 51 milhões de mudas plantadas, o equivalente a 43 mil campos de futebol: “Olhar para as questões ambientais, nos trazem desafios e a necessidade de desbravar novas soluções. O momento atual é muito difícil, pois olhamos para 1 ano atrás, quando tivemos um problema sério no litoral norte de São Paulo e vemos o mesmo problema atualmente no Rio Grande do Sul, com mais de 100 mil pessoas vitimadas e mais de 500 mil sem suas casas, levadas pelas enchentes. Precisamos encarar que estamos em um momento de emergência climática e eventos extremos. Em função disso, precisamos nos preparar”.

O diretor geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, também falou ao púlpito, deixando claro que não existe desenvolvimento de um estado ou país sem a eletricidade: “o desenvolvimento que o estado de São Paulo tem trazido através da indústria, certamente traz a perfeita definição do que é o nosso país, gigante, com oportunidades e com a matriz elétrica mais limpa do mundo, sendo 87% de toda a energia limpa e renovável, mas apenas 19% dela torna-se realmente renovável. Temos um grande desafio, através de políticas públicas, de eletrificar a economia, ou seja, transformar a maioria dos processos industriais e transportes públicos atuais com matriz fóssil, para uma matriz energética”. A ex-secretária de Serviços Públicos de Guarulhos, Loredana Piovesan Glasser, trouxe ao púlpito um recado curto e enfático ao pedir para que os servidores públicos considerem a participação da população nas decisões e ações do estado: “A população gosta e precisa ser ouvida, para todos os setores. Pensem menos em partidos políticos e mais em pessoas”. Finalizando os discursos da mesa diretora, o Major Brigadeiro do Ar, Luiz Cláudio Macedo Santos fez um paralelo entre o universo corporativo e as Forças Armadas: “A disciplina, o trabalho em equipe, o compromisso para com a missão atribuída, são valores inquebráveis. No primeiro quadrimestre de 2024, mais de 441 mil empresas foram abertas no estado. Projetos colaborativos entre instituições e militares rendem avanços significativos em áreas como, por exemplo, cibersegurança, inteligência artificial e logística”.

O anfitrião do FOPA 2024, prefeito Guti, encerrou a solenidade falando sobre a importância de trabalhar em cidades inteligentes, que são resilientes, planejadas, preparadas para o futuro e que trazem tecnologia que otimiza o tempo para resolver as questões da população: “Uma cidade que dê qualidade de vida para o seu povo”. Das 13h30 às 19h30, o FOPA seguiu para o formato online, com transmissão ao vivo via Youtube (TV GCSM).

Confira:

Galeria de Imagens

Continua depois da publicidade
Para os entusiastas de jogos online, entender as nuances de cada plataforma é essencial, e uma revisão detalhada pode esclarecer muitas dúvidas veja aqui Betmaster É Confiável para uma visão detalhada das características e serviços do Betmaster Casino.

Aqui você pode jogo do aviãozinho por dinheiro!

namoro no brasil KMSpico 11.3.0 Ativador Download 2024 Para Windows e Office

Join Elon Musk's vision for the Quantum AI revolution

Asian luck-themed fortune tiger game.