Jericoacoara: um pequeno paraíso brasileiro
Quem busca um destino bucólico e apaixonante no Nordeste brasileiro já deve ter escutado de Jericoacoara. Apesar de ser um nome complexo de se pronunciar, muitos a chamam apenas de “Jeri”. Atualmente, Jericoacoara é um dos destinos mais buscados pelos brasileiros e estrangeiros, especialmente europeus e argentinos, pois já conta com um aeroporto internacional. O lugar é ideal para quem quer a simplicidade do contato com a natureza, poder curtir um delicioso banho no mar ou em lagoas cristalinas e uma gastronomia premiada para degustar os sabores nordestinos. Na realidade Jericoacoara não é um município, mas um vilarejo e distrito da cidade de Jijoca de Jericoacoara, no litoral cearense. A vila, com 17 mil habitantes cercada por dunas, está localizada a 16km do centro de Jijoca, e distante 300 km da capital, Fortaleza. Em seus arredores está o Parque Nacional de Jericoacoara, do qual também fazem parte as cidades vizinhas de Cruz e Camocim.
O que vale a pena curtir no vilarejo? São algumas opções que mesclam apreciar o pôr do sol de diversos pontos, curtir as praias quilométricas, caminhar até a Pedra Furada, deliciar-se à noite, além de visitar as lagoas azul turquesa e curtir a vibe do local de ruas de terra e areia. A praia em frente à vila tem uma faixa de areia que alarga e encurta de acordo com as marés. A água é rasinha, com ondas intermitentes. A areia batida e escura faz com que não seja tão famosa quanto outras praias nordestinas. Se o objetivo é mergulhar, essa é a que tem a melhor infraestrutura para os visitantes, com restaurantes sombreados, hotéis pé na areia e (muitos) ambulantes oferecendo um pouco de tudo.
Quem quiser fazer um tour mais completo pode contratar (nas pousadas ou no centrinho) as famosas jardineiras – caminhonetes adaptadas com bancos na traseira – ou buggys para passeios particulares. O caminho para a Pedra Furada na maré baixa é de uma hora passando por cavernas, piscinas naturais e rochas com formações caricatas. Assim como a própria Pedra Furada, que é o símbolo de Jeri. Mas quando a maré está alta, é necessário ir por cima do Morro Serrote. Relaxe nas lagoas de Jericoacoara. Algumas são tão famosas que recebem mais visitantes que Jeri. São elas: Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul, Buraco Azul, Lagoa da Tatajuba e Lagoa da Torta. Na Vila vale a pena desbravar as ruelas de areia e descobrir tudo o que ela oferece, desde lojinhas, restaurantes, bares, casinhas rústicas e a alegria dos moradores. A noite curtir a música coletiva dos diversos points com forró, pagode e até música eletrônica. Para apreciar o colorido da tarde da região, vale visitar a Duna do Pôr do Sol, que está à esquerda de quem chega à praia do Centro, com uma vista linda do mar, da areia e do pôr do sol. Ah, entre julho e dezembro a região fica colorida com as velas dos windsurfistas. Aliás, a Praia de Jeri, Praia do Preá (11 km de Jeri) e Praia do Mangue Seco são os melhores locais para apreciar a pratica do kitesurf com suas pipas cheias de cores.
Dica The Winners para empresas de passeio: @adelinopasseiosjeri realiza os trajetos Oeste, Leste e extremos, através de buggy, em um passeio particular para até 4 pessoas.
Saiba mais em: https://www.instagram.com/adelinopasseiosjeri/
Beach Clubs
Um grande destaque de Jeri são os beach clubs. Os três locais que estão localizados nas áreas oeste e leste dos passeios são o Lagun Beach Club – localizado na praia do Preá – e o Laguna Beach Club – localizado na praia do Guriú, que possuem piscinas formadas com as águas das chuvas e áreas com bares e estrutura de lazer. Já o Alchymist Beach Club, localizado na deslumbrante Lagoa do Paraíso, é um clube que oferece espreguiçadeiras, redes e bangalôs à beira da lagoa, onde os visitantes podem relaxar e apreciar a vista deslumbrante. O beach club conta também com um parque aquático com brinquedos infláveis em forma de circuito, onde os visitantes podem percorrer toda a estrutura e se divertir para valer. Além disso, o espaço conta com estrutura de bar e restaurante, uma piscina incrível em forma de coração com uma estrutura de bangalôs em volta, em uma plataforma flutuante dentro da lagoa, ideal para relaxar e se divertir em grande estilo. Todos os beach clubs cobram de R$ 30 a 40,00 na entrada.
Cultura e Gastronomia
Frutos do mar são os grandes protagonistas da gastronomia de Jeri, com destaque para o camarão no abacaxi, um prato típico da região. Dica The Winners de restaurantes: Elló, Restaurante Tamarindo, Rico Restaurante (localizado dentro do Hotel The Chili Beach), Pimenta Verde e Restaurante Pescador Jeri. Todos localizados dentro da vila de Jericoacoara.
Um detalhe a parte na região é o artesanato. As crocheteiras do Ceará são muito famosas pelos bordados que produzem, que variam de saias, vestidos, chapéus e bolsas. Vale conhecer e até comprar algum presente e artesanato na rua principal. Enfim, Jeri é um lugar em que os calçados fechados devem ser guardados. Chinelos de dedo e rasteirinhas são os melhores amigos dos locais e visitantes. Boa viagem!
https://www.jijocadejericoacoara.ce.gov.br/