A inovação da cachaça brasileira
Desde o início do século XX a cachaça vem conquistando nosso país e ganhando espaço nos bares e restaurantes brasileiros, o que torna o consumidor mais curioso e ávido por novidades.
Sem perder o reinado da degustação pura, nos últimos tempos, a cachaça se tornou a queridinha dos bartenders e mixologistas, e foi possível observar que, com o objetivo de aumentar o portfólio e trazer inovação, alguns produtores do destilado tem investido na produção de outras bebidas como licores de cachaça, aguardentes compostas e bebida mistas, utilizando como base, a cachaça.
Os licores, aguardentes compostas e bebidas mistas de cachaça, são bebidas doces produzidas da mistura de uma cachaça com frutas, temperos, flores, sementes, raízes, ervas e um adoçante, e se diferenciam na graduação alcoólica, e percentual de açúcar por litro.
Entre as bebidas alcoólicas mistas, destacamos a linha Mix Sensações da Cachaçaria Alambique Brasil. Considerada uma Caipirinha pronta, os sabores atuais são de Jabuticaba, Açaí, Mel com Limão e Mel com Limão e Pimenta. Todas com 20% de volume alcoólico e produzidas com Cachaça Prata armazenada em tanques de inox. Uma ótima indicação para dias quentes.
Nos últimos anos os produtores de cachaça tem investido na inovação dos seus produtos, e principalmente no conhecimento, e para fomentar o comercio do destilado e derivados, a “Cachaçarias Nobres” e o “LABM – Laboratório Amazile Biagione Maia”, como grandes players no mercado, são responsáveis por cursos e treinamentos, ligados a parte produtiva do destilado assim como, de bebidas derivadas da cachaça