Como as empresas austríacas são pioneiras em soluções sustentáveis?

por The Winners
0 comentário
Klaus Hofstadler, Cônsul Geral da Áustria em São Paulo

Localizada no pé da cordilheira de Karwendel, no estado austríaco de Tirol, está a cidade de Jenbach. Todos os anos milhares de turistas se reúnem na região, também conhecida como Silberregion Karwendel, para esquiar, fazer trilhas e mountain biking. Qualquer pessoa que visite Jenbach e seus arredores teria razão em confundir a paisagem com uma cena do filme A Noviça Rebelde – afinal, o filme foi realmente filmado na Áustria. Com uma paisagem tão verde e montanhosa, não é surpreender que Jenbach seja também o lar de um dos maiores produtores mundiais de motores a gás de combustão de tecnologia verde, a INNIO Jenbacher.

Enquanto um motor a gás pode não parecer muito sustentável, os motores da INNIO Jenbacher utilizam uma série de gases provenientes do tratamento de resíduos que normalmente seriam lançados na atmosfera. Eles são, portanto, conhecidos como soluções “waste-to-energy”, ou seja, que transformam materiais descartáveis em energia valiosa.

INNIO Jenbacher não está sozinha neste campo. A Áustria possui centenas de empresas pioneiras que operam com sucesso nas áreas de gestão e reciclagem de resíduos, tratamento de água, agricultura orgânica, silvicultura sustentável e turismo “verde”. A empresa Binder+Co, por exemplo, sediada no estado da Estíria, produz tecnologia verde que trata, ordena e recicla matérias-primas e secundárias, além de materiais complexos, como vidro, plásticos, embalagens e resíduos médicos.

Muito provavelmente é por causa da força de sua indústria de tecnologias verdes que a Áustria, depois da Alemanha, é o país que mais recicla resíduos na União Europeia (de acordo com um relatório de 2019 do European Environmental Bureau).

Como um player bem estabelecido, a Binder+Co tem contribuído significativamente para o desenvolvimento acelerado da indústria. Sua sede de P&D está situada no Cluster de Tecnologia Verde da Áustria, no estado da Estíria. O autointitulado Green Tech Valley é um hotspot para empresas de tecnologia com foco em sustentabilidade que concentra mais de 30 líderes globais a uma hora de distância entre si.

Oportunidades de mercado, networking internacional e instituições de P&D; tudo concentrado em uma pequena região. A FH Joanneum (Universidade de Ciências Aplicadas) está no coração deste cluster que enfatiza, entre outros produtos, inovações em energia verde. As empresas se beneficiam muito do Green Tech Valley da Estíria. Um exemplo é a Komptech, hoje líder de mercado e uma das “Hidden Champions” da Áustria, ou seja, empresas que mesmo sendo líderes de mercado em seus setores, são relativamente desconhecidas do público em geral.

A Komptech atua no segmento de materiais recicláveis e energia renovável. A multinacional desenvolve e pro-duz máquinas móveis e estacionárias para o tratamento mecânico–biológico de resíduos sólidos e biomassa, transformando-os em valiosa energia renovável.

Outro fator importante é o ambiente natural da Áustria. A onipresença de natureza virgem fortaleceu um consenso nacional em torno da proteção do meio ambiente e de uma vivência mais sus-tentável. Os Alpes se estendem por mais de 60% do país, cobrindo grande parte do território em terrenos montanhosos e de floresta. Vários rios, entre eles o famoso Danúbio, e inúmeros lagos, se pro-pagam em grande parte do país, em todas as regiões.

As montanhas com topos nevados frequentemente geram água de alta qualidade, alimentando as reservas de água do país. Atualmente, até 72% da eletricidade austríaca provém de fontes renováveis. A maior parte das energias renováveis na Áustria vem da energia hidrelétrica, que responde por mais de 60% da produção total de energia do país; a média global, em contraste, é de apenas 16%.

No total, as empresas austríacas atualmente constroem, operam e mantêm mais de 150 usinas hidrelétricas de grande porte e 3.000 pequenas usinas em todo o mundo, transformando a indústria hidrelétrica do país em uma das mais competitivas do mercado global. Um importante player internacional no campo da produção de energia hidrelétrica é a Andritz Hydro, sediada também no estado da Estíria.

Hoje líder mundial no fornecimento de equipamentos eletromecânicos para geração de energia hidráulica “water-to-wire”, a empresa ganhou sua experiência em grande parte através da execução de projetos de grande escala em todas as reservas hídricas da Áustria. Enquanto a água como fonte renovável de energia desempenha um papel proeminente na Áustria, a indústria fotovoltaica certamente não deve ser ignorada no país alpino. Mais de 30% de todos os coletores solares térmicos pro-duzidos na Europa vem da Áustria, tornando a indústria solar do país uma das mais competitivas do mundo.

Dois líderes de mercado neste segmento são a GREENone Tec e a Fronius, tendo esta última, inclusive, sua própria subsidiária local e operações no Brasil.

Sem dúvida, a diversidade do meio ambiente natural tem favorecido as em-presas austríacas no desenvolvimento de tecnologias de ponta. Há também outro fator decisivo que propicia que as empresas austríacas operem hoje em dia na vanguarda da indústria da sustentabilidade. Um generoso ecossistema de instituições de financiamento composto por investimentos públicos e priva-dos tem permitido que elas inovem continuamente.

Os números falam por si só; a relação P&D/PIB da Áustria de 3,14% está acima da média da UE, dos países membros da OCDE e dos EUA. Um ecossistema de instituições de financiamento, incluindo a Agência Austríaca de Promoção da Pesquisa (FFG), o Fundo Austríaco para a Ciência (AWS) e a Câmara Federal de Economia da Áustria (WKÖ), todos contribuem para fornecer às empresas inovadoras do país bases financeiras suficientes para a elaboração e comercialização de soluções industriais sustentáveis.

Os austríacos são muito hábeis em usar seu meio ambiente natural em seu benefício. Uma interação entre financiamento suficiente para P&D, apoio governamental na criação de um ambiente eficiente para clusters e uma mentalidade positiva é a chave para apoiar indústrias inovadoras de sucesso.

You may also like

Deixe um Comentário