Capitalismo Humanista e inovação tecnológica revitalizam a marca Smar

por The Winners
0 comentário

A marca Smar, presente em 55 países, em todos os continentes, revigora sua influência e restitui a liderança na geração e validação de tecnologias para automação industrial

Texto de Libanio Carlos de Sousa, Diretor Presidente da Nova Smar S/A, engenheiro eletrônico pelo ITA, atua na definição de padrões junto a órgãos internacionais como FieldComm Group e Open Process Automation Forum

A Nova Smar S/A foi criada durante uma das maiores recessões do país, enfrentando um período longo de dificuldades da marca no mercado nacional e internacional, com dúvidas da continuidade da linha de produtos e receios de atraso tecnológico no momento que despontava a Indústria 4.0. Numa ação corajosa do poder judiciário e da administração judicial, a gestão da empresa foi colocada nas mãos de ex-funcionários, representando as principais forças da empresa: um representante do setor de inovação tecnológica (35 anos de experiência), um representante do setor comercial (25 anos de experiência) e um representante da fábrica, apontado pelo sindicato (12 anos de experiência). Os Diretores atuam conjuntamente para que o equilíbrio destas forças demonstre que o capital e o trabalho podem operar com harmonia na produção da riqueza e no crescimento das organizações.

Capital Humano nosso maior patrimônio

Desde o início tomou-se ações com o foco na valorização das pessoas. A empresa nasceu com um plano de carreira, cargos e salários baseado no desenvolvimento em Y, e estruturado em núcleos: administrativo, industrial, tecnologia e inteligência. Este último contempla cargos relacionados à produção de conhecimento e inovação, fator diferencial da marca Smar. A estrutura salarial é oriunda de pesquisa de mercado e a retenção de talentos se faz pelo clima organizacional e pela participação nos resultados, frutos do aumento da produtividade e dos resultados dos negócios realizados. A Nova Smar, como Sociedade Anônima de Capital Fechado, tem na sua governança corporativa a valorização da transparência como elemento de conquista da confiança do mercado, dos funcionários e dos parceiros de negócios. É fator fundamental para a manutenção do clima organizacional e a melhor maneira de combater a desinformação. A transparência sendo algo abstrato e facilmente questionável, foi materializada através de um portal de informações com totens distribuídos pela empresa no qual são disponibilizadas mensalmente as prestações de contas, as atas e apresentações das reuniões semanais da gestão. Os planos da Direção são apresentados a todos os funcionários e acompanhados pelos líderes nas reuniões de boas práticas. A informação diminui a distância entre o capital, representado pela gestão da empresa, e a força de trabalho, representado pelos funcionários. Desta maneira procura-se a sinergia voltada ao crescimento da organização e no aumento da produtividade do negócio.

SMAR Technology Company

Nestes 3 anos de existência o faturamento da empresa cresceu mais de 80%, com o aumento de 12% no número de funcionários e aumento de 105% de produtividade. A empresa recuperou o reconhecimento da marca como fornecedora de tecnologia e posicionando-se como “SMAR Technology Company” em suas campanhas de marketing. A sua equipe técnica participa ativamente na definição e validação das novas tecnologias do setor de automação industrial discutidas em organismos internacionais, a exemplo de que em 2020, a tecnologia de blocos funcionais da empresa se tornou referência de implementação mundial para a norma internacional definida pelo Open Process Automation Forum. Em janeiro de 2021 os colaboradores escolheram como feito do ano de 2020 a “resposta rápida e efetiva da empresa para impedir a disseminação da COVID-19 entre os colaboradores” e a “implantação do cartão alimentação”, dentre as mais de 165 conquistas apontadas pelos colaboradores. A escolha do Feito do Ano é a materialização da importância que a gestão e os funcionários dão à divulgação e valorização de todas as conquistas da empresa.

You may also like

Deixe um Comentário