As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019

por The Winners
0 comentário

Promover debates sobre as principais demandas da população de São Paulo. Com este objetivo, foi realizado o primeiro Fórum Paulista de Desenvolvimento (FOPA 2019), na cidade de Guarulhos no último dia 10 de junho.

O evento que trouxe como tema principal “A retomada do crescimento – 10 anos de progresso, inclusão social e econômica”, baseou-se no plano de governo elaborado pela equipe do atual governador de São Paulo, João Doria, que ouviu e relacionou as principais reivindicações populares em todo o estado de São Paulo.

Contudo, foram destacados grandes especialistas que abordaram as pautas mais relevantes para as plenárias, que tiveram a apresentação do presidente do GCSM, Agostinho Turbian e mediação da CEO do Grupo Innsbruck, Tathiana Turbian.

Para compor a abertura solene do evento, estiveram presentes na Mesa Diretora o secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (Guti), o secretário da Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Rodrigo Barros e outras autoridades.

Com um público formado por empresários e estudantes, o início da exposição tratou de assuntos inerentes ao crescimento econômico em escalas municipal, estadual e federal.

O evento recepcionou alunos de diversas escolas públicas e
privadas como o Liceu Jardim, Alberto Cardoso de Melo Neto,
Albino César e Silva Jardim

Ao assumir a palavra na abertura do evento, o secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, disse que o valor da oportunidade e da discussão de políticas públicas com outras lideranças é fundamental para o ajuste tributário. “É muito importante que o Brasil adote as políticas públicas corretas no âmbito municipal, estadual e federal para que não tenhamos uma nova crise, como as de 2014, 2015 e 2016. A primeira medida é o equilíbrio fiscal”.

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, fez suas colocações com entusiasmo demonstrando seu contentamento pela escolha a cidade de Guarulhos para a realização do fórum. “O prefeito [de Guarulhos] Guti citou as aerotrópoles, e a cidade tem o maior aeroporto da América Latina. Ou seja, o município tem tudo para gerar emprego e renda, e com qualidade de vida. Venho bastante a Guarulhos e fico feliz em ver essa colmeia de trabalho que o município é”.

O prefeito Guti fez um balanço sobre a situação inicial da cidade de Guarulhos no começo de sua gestão, elencando as suas principais conquistas ao longo do tempo e salientou a importância do encontro para o município e para a construção de um país melhor.

“É muito interessante quando grandes nomes da esfera pública contam um pouco de sua experiência, podendo dividir ações sobre o que fazer para o desenvolvimento do país”, pontuou, acrescentando que talvez seja necessária uma década para melhorar o Brasil, mas ao aprovar as reformas importantes, um importante passo será dado para voltar a gerar emprego e renda”.

O secretário do Desenvolvimento de Guarulhos destacou a importância da cidade como anfitriã do fórum. “Temos presentes nesse evento, as principais lideranças do município e do Brasil. E confirmamos, mais uma vez, o alinhamento da gestão do prefeito Guti com o que está sendo feito no estado e no país quanto à desestatização, de um Estado menor e das PPPs. Mas acima de tudo, o FOPA mostra a importância do município no em São Paulo e no país”, disse Barros.

Em sua palestra, a presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Patrícia Iglecias, ressaltou que o FOPA está em acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável sobre a importância das parcerias entre o setor público, privado e acadêmico para que o país possa avançar.

Para Patrícia, a atual gestão da CETESB está focada em tornar as questões sobre licenciamento eficientes contribuindo para o desenvolvimento do estado. “O desconhecimento quanto à documentação é um dos entraves do licenciamento. Temos o programa CETESB de Portas Abertas, que atende os empreendedores e esclarece as dúvidas para que esse processo possa ser eficiente”, explica.

Estiveram presentes no fórum, o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, o procurador-geral do Ministério Público, Thiago Pinheiro Lima, o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa ao Turismo, deputado Herculano Passos e o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE –SP, Tirso de Salles Meirelles, entre outros.

As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019

Painéis

Após à cerimônia de abertura, foi oferecida ao público uma série de palestras simultâneas com autoridades e especialistas em assuntos relacionados às novas políticas do governo do estado de São Paulo e baseadas nos conceitos de descentralização, participação, eficiência, transparência e inovação.

Durante a exposição do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, Herculano Passos, que abordou o setor do turismo como fonte de divisas, empregos, renda e oportunidades para São Paulo e para o Brasil, foi discutida a importância da criação do órgão. “Após a criação da Frente Parlamentar, começamos a trabalhar toda a pauta do turismo lá em Brasília e desde então, avançamos em várias questões. Percebemos o aumento da vinda do turista estrangeiro ao país, porém esse aumento ainda acontece de forma muito lenta”, frisou, enquanto fez observações sobre a boa disposição do governo federal com o setor do turismo.

No painel “Conversando com quem faz a diferença”, o presidente da TV Cultura, José Roberto Maluf, fez considerações sobre os processos burocráticos para abertura de empresas no Brasil e de como isso afeta diretamente a competitividade do país. “Pela The Heritage Foundation, o Brasil ocupa a 150ª posição em um ranking de países onde se considera a facilidade para a realização de negócios. Pelo Banco Mundial, ocupamos o 109o lugar e pelo Fórum Econômico Mundial de Davos, nós somos o número 72. Enfim, qualquer que seja a posição, no Brasil, o processo de abertura de empresas pode demorar de 60 a 90 dias”, declarou.

O CEO da MicroPower, Francisco Soeltl, expôs a questão da transformação digital brasileira explicando o conceito de cidade inteligente e tomando como referência a cidade de Barueri.

O diretor da EDP São Paulo, Marney Tadeu Antunes, trouxe ao debate a pauta das transformações do setor elétrico, destacando algumas vantagens para carros híbridos e elétricos como forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável e popularizar o seu uso.

Já o Tenente Cel. Aviador, Francisco José Formaggio, falou sobre as potencialidades das bases aéreas da cidade de Santos, fornecendo explicações muito precisas e detalhes técnicos sobre o funcionamento e rotina das bases.

Próximo ao encerramento do evento, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior subiu ao púlpito para apresentar o case da empresa que preside, referindo-se às questões de energia sustentável e sobre as parcerias público-privadas. “O que se espera do Brasil é que ele realmente cresça e a energia que ele precisa para crescer, em grande medida, eu diria, já está garantida”, concluiu.

O fórum teve entre seus painelistas o superintendente da DAESP, Antonio Claret; o diretor de operações do GRU Airport, Miguel Dau; o presidente da Vitaderm, Marcelo Schulman; o presidente da Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo Santos; o secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary; o consultor executivo, Robert Wong; o secretário de Estado da Justiça, Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; a fundadora do Pró-Coletivo, Chantal Brissac; o coach e consultor empresarial, Andrej Vasle; o general de brigada, Sérgio Szelbracikowski; o reitor da UniRegistral, José Renato Nalini; o presidente do Grupo Método e Manutenção e BBS Mineração, Luciano Oliveira; entre outros.

As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019

You may also like

Deixe um Comentário