As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019

por The Winners

Promover debates sobre as principais demandas da população de São Paulo. Com este objetivo, foi realizado o primeiro Fórum Paulista de Desenvolvimento (FOPA 2019), na cidade de Guarulhos no último dia 10 de junho.

O evento que trouxe como tema principal “A retomada do crescimento – 10 anos de progresso, inclusão social e econômica”, baseou-se no plano de governo elaborado pela equipe do atual governador de São Paulo, João Doria, que ouviu e relacionou as principais reivindicações populares em todo o estado de São Paulo.

Contudo, foram destacados grandes especialistas que abordaram as pautas mais relevantes para as plenárias, que tiveram a apresentação do presidente do GCSM, Agostinho Turbian e mediação da CEO do Grupo Innsbruck, Tathiana Turbian.

Para compor a abertura solene do evento, estiveram presentes na Mesa Diretora o secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (Guti), o secretário da Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Rodrigo Barros e outras autoridades.

Com um público formado por empresários e estudantes, o início da exposição tratou de assuntos inerentes ao crescimento econômico em escalas municipal, estadual e federal.

O evento recepcionou alunos de diversas escolas públicas e
privadas como o Liceu Jardim, Alberto Cardoso de Melo Neto,
Albino César e Silva Jardim

Ao assumir a palavra na abertura do evento, o secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles, disse que o valor da oportunidade e da discussão de políticas públicas com outras lideranças é fundamental para o ajuste tributário. “É muito importante que o Brasil adote as políticas públicas corretas no âmbito municipal, estadual e federal para que não tenhamos uma nova crise, como as de 2014, 2015 e 2016. A primeira medida é o equilíbrio fiscal”.

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, fez suas colocações com entusiasmo demonstrando seu contentamento pela escolha a cidade de Guarulhos para a realização do fórum. “O prefeito [de Guarulhos] Guti citou as aerotrópoles, e a cidade tem o maior aeroporto da América Latina. Ou seja, o município tem tudo para gerar emprego e renda, e com qualidade de vida. Venho bastante a Guarulhos e fico feliz em ver essa colmeia de trabalho que o município é”.

O prefeito Guti fez um balanço sobre a situação inicial da cidade de Guarulhos no começo de sua gestão, elencando as suas principais conquistas ao longo do tempo e salientou a importância do encontro para o município e para a construção de um país melhor.

“É muito interessante quando grandes nomes da esfera pública contam um pouco de sua experiência, podendo dividir ações sobre o que fazer para o desenvolvimento do país”, pontuou, acrescentando que talvez seja necessária uma década para melhorar o Brasil, mas ao aprovar as reformas importantes, um importante passo será dado para voltar a gerar emprego e renda”.

O secretário do Desenvolvimento de Guarulhos destacou a importância da cidade como anfitriã do fórum. “Temos presentes nesse evento, as principais lideranças do município e do Brasil. E confirmamos, mais uma vez, o alinhamento da gestão do prefeito Guti com o que está sendo feito no estado e no país quanto à desestatização, de um Estado menor e das PPPs. Mas acima de tudo, o FOPA mostra a importância do município no em São Paulo e no país”, disse Barros.

Em sua palestra, a presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Patrícia Iglecias, ressaltou que o FOPA está em acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável sobre a importância das parcerias entre o setor público, privado e acadêmico para que o país possa avançar.

Para Patrícia, a atual gestão da CETESB está focada em tornar as questões sobre licenciamento eficientes contribuindo para o desenvolvimento do estado. “O desconhecimento quanto à documentação é um dos entraves do licenciamento. Temos o programa CETESB de Portas Abertas, que atende os empreendedores e esclarece as dúvidas para que esse processo possa ser eficiente”, explica.

Estiveram presentes no fórum, o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, o procurador-geral do Ministério Público, Thiago Pinheiro Lima, o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa ao Turismo, deputado Herculano Passos e o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE –SP, Tirso de Salles Meirelles, entre outros.

As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019

Painéis

Após à cerimônia de abertura, foi oferecida ao público uma série de palestras simultâneas com autoridades e especialistas em assuntos relacionados às novas políticas do governo do estado de São Paulo e baseadas nos conceitos de descentralização, participação, eficiência, transparência e inovação.

Durante a exposição do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, Herculano Passos, que abordou o setor do turismo como fonte de divisas, empregos, renda e oportunidades para São Paulo e para o Brasil, foi discutida a importância da criação do órgão. “Após a criação da Frente Parlamentar, começamos a trabalhar toda a pauta do turismo lá em Brasília e desde então, avançamos em várias questões. Percebemos o aumento da vinda do turista estrangeiro ao país, porém esse aumento ainda acontece de forma muito lenta”, frisou, enquanto fez observações sobre a boa disposição do governo federal com o setor do turismo.

No painel “Conversando com quem faz a diferença”, o presidente da TV Cultura, José Roberto Maluf, fez considerações sobre os processos burocráticos para abertura de empresas no Brasil e de como isso afeta diretamente a competitividade do país. “Pela The Heritage Foundation, o Brasil ocupa a 150ª posição em um ranking de países onde se considera a facilidade para a realização de negócios. Pelo Banco Mundial, ocupamos o 109o lugar e pelo Fórum Econômico Mundial de Davos, nós somos o número 72. Enfim, qualquer que seja a posição, no Brasil, o processo de abertura de empresas pode demorar de 60 a 90 dias”, declarou.

O CEO da MicroPower, Francisco Soeltl, expôs a questão da transformação digital brasileira explicando o conceito de cidade inteligente e tomando como referência a cidade de Barueri.

O diretor da EDP São Paulo, Marney Tadeu Antunes, trouxe ao debate a pauta das transformações do setor elétrico, destacando algumas vantagens para carros híbridos e elétricos como forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável e popularizar o seu uso.

Já o Tenente Cel. Aviador, Francisco José Formaggio, falou sobre as potencialidades das bases aéreas da cidade de Santos, fornecendo explicações muito precisas e detalhes técnicos sobre o funcionamento e rotina das bases.

Próximo ao encerramento do evento, o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior subiu ao púlpito para apresentar o case da empresa que preside, referindo-se às questões de energia sustentável e sobre as parcerias público-privadas. “O que se espera do Brasil é que ele realmente cresça e a energia que ele precisa para crescer, em grande medida, eu diria, já está garantida”, concluiu.

O fórum teve entre seus painelistas o superintendente da DAESP, Antonio Claret; o diretor de operações do GRU Airport, Miguel Dau; o presidente da Vitaderm, Marcelo Schulman; o presidente da Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo Santos; o secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary; o consultor executivo, Robert Wong; o secretário de Estado da Justiça, Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; a fundadora do Pró-Coletivo, Chantal Brissac; o coach e consultor empresarial, Andrej Vasle; o general de brigada, Sérgio Szelbracikowski; o reitor da UniRegistral, José Renato Nalini; o presidente do Grupo Método e Manutenção e BBS Mineração, Luciano Oliveira; entre outros.

As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019As soluções para o desenvolvimento do Estado de São Paulo no Fórum Paulista de Desenvolvimento 2019

You may also like

Deixe um Comentário