A pessoa por trás do líder

por The Winners
0 comentário

Matéria realizada na edição #20 da Revista The Winners

Por Flávio Amary

Romeu Chap Chap é das figuras mais emblemáticas da indústria imobiliária nacional e mesmo internacional. Com quase 60 anos de atividades no setor, sua trajetória empresarial e institucional é marcada por fatos memoráveis. Como construtor e incorporador, tornou-se referência tanto pela qualidade dos empreendimentos realizados quanto pela coragem de ousar. Foi dos primeiros a desbravar o interior do Estado de São Paulo no segmento de shopping centers. Ninguém acreditava que daria certo. Foi um sucesso, e seu exemplo abriu as portas para muitas outras empresas.

Inovação também foi e continua sendo uma de suas características. Fez isso no mercado de imóveis comerciais, na hotelaria, nos modelos de comercialização. Sua atuação fez e ainda faz escola para novos e antigos empreendedores. No campo institucional, sempre foi ligado a organismos de classe, participando ativamente em entidades como Federação do Comércio do Estado de São Paulo, ADVB, Associação Comercial, Federação Internacional Imobiliária – Fiabci (presidiu o capítulo brasileiro e a Fiabci para as Américas, apresentado o potencial de nosso mercado à comunidade mundial), Lide (Grupo de Líderes Empresariais) e, dentre tantas outras, o Secovi-SP.

Este Secovi que, persuadido por ele, aceitei presidir, ciente de que, além do apoio dos colegas de diretoria e dos associados, contaria sempre com sua sabedoria e aconselhamento.

Este Secovi que ele, com sua determinação e habilidade no campo da política e da comunicação, transformou na mais representativa entidade do setor imobiliário da América Latina, reconhecida e respeitada nacional e internacionalmente.
Mas a razão de ser deste texto não é fazer a biografia resumida dessa grande liderança empresarial. A proposta aqui é falar um pouco da pessoa que está por detrás do líder; do ser humano que ali habita; um homem simples e generoso; de fé e de boa-fé; de pés no chão e cabeça nas nuvens; entusiasta e idealista; professor e inspirador.

O descobrimento

Estava com 21 anos de idade quando conheci Romeu Chap Chap. Foi em 1992, quando comecei a frequentar o Secovi. A gestão era de Sergio Mauad. Ele, ex-presidente.

Era sempre impressionante ouvi-lo falar. A forma como enxergava o mercado, seus problemas e soluções; o jeito de pensar o País e como a habitação, além de contribuir para o crescimento econômico, trazia dignidade para as famílias.
Mas o contato pessoal começou muito tempo depois, quando ele decidiu interiorizar a atuação do Secovi, por meio da instalação de unidades regionais e definição dos responsáveis por seu funcionamento. Dentre as cidades selecionadas, estava Sorocaba, onde atuo no segmento de loteamentos e desenvolvimento urbano. O também loteador e então diretor do Secovi, Claudio Bernardes, indicou meu nome. Além do relacionamento empresarial, também participávamos da Aelo, associação que representa esse setor.

Foi depois de aceitar essa missão que tive a oportunidade de me aproximar do Romeu. Naturalmente, nasceu uma grande amizade entre nós. Um laço que se fortalece continuamente.

Nele reconheço um grande mentor, meu e de muita gente. Todavia, isso nunca subtraiu aquela liberdade que existe entre pessoas que se estimam e respeitam de verdade. E como é bom poder falar livremente sobre qualquer tipo de assunto. Ser aconselhado, quando preciso, mas sem se sentir julgado.

É gratificante usufruir a companhia de alguém tão especial. Que tem uma visão diferenciada e um permanente brilho no olhar. Um olhar que transmitia a certeza de que, se algo está ruim, o melhor é esperar o tempo agir. Tudo se corrige. Desesperar jamais. Planejar sempre. Aprendi e continuo aprendendo muito com Romeu. Sua sensibilidade peculiar lhe permite ter um bom entendimento da vida. Algo que todos nós devemos buscar.

Nada como conversar

Romeu é das pessoas mais sociáveis que conheço. Adora sentar e conversar. Adora receber amigos para um jantar (aliás, comida também faz parte do rol de assuntos de sua preferência).

Desses encontros, todos saem enriquecidos. Provocador, ele estimula o debate, incentiva posicionamentos, ainda que o assunto seja o (nosso) Corinthians. Das viagens que relata (e, atualmente, ele passa mais tempo no avião do que em terra), traz sempre aprendizados. E os compartilha. E um detalhe: parece que nunca se cansa. Gosta de estar com gente. E a gente gosta de estar com ele.

 

Um curioso hiperativo

Quem leu “Romeu Chap Chap – Uma Vida em Construção”, lançado por ele em 2007, conclui: eis um homem que não consegue parar quieto. Quando criança, sua mãe chegou a levá-lo ao médico por conta desse comportamento. Diagnóstico: um garoto normal com muita energia para gastar. Energia que ele soube usar desde moleque. Foi engraxate, distribuía programação do cinema do bairro (uma forma de assistir ao filme de graça), vendedor de discos,
estudante de Engenharia que vendeu o fusca para fazer o primeiro sobradinho. Não nasceu em berço de ouro. Construiu-se. Graças a essas experiências aprendeu a lidar com os mais diferentes tipos humanos, tornando-se um grande ser humano.

 

Carisma

É difícil encontrar alguém que seja, de fato, carismático. Romeu é assim. Primeiro, julguei que o motivo de tantas pessoas o rodeando tivesse a ver com o poder de um empresário de prestígio, e sua invejável rede de relacionamento com muitos poderosos, nos universos político, econômico, jurídico e tantos outros. Depois, descobri que o segredo de tal carisma tinha por base três fatores: simplicidade, sinceridade e lealdade. Fatores que aplica em todas as suas relações, sejam comerciais, institucionais ou pessoais. E é assim, desse jeito, com o presidente da República, com o governador,
o prefeito, os colegas de profissão, os colaboradores, o ascensorista, o taxista, a cozinheira, o peão de obra.

Por mais difícil que seja a situação, Romeu nunca deixa de ser honesto, de dizer o que pensa, visando ajudar. É um homem, sim, de interesses, mas nunca um interesseiro.

Boa-fé e suas consequências

Romeu, vai chover! – E ele pega o guarda-chuva. Romeu, vai fazer sol! – E ele veste a bermuda. Então, lá vai ele, de bermuda e guarda-chuva, pois, por princípio, sempre acredita nos amigos. E são muitos. Aqui, ali, em todo lugar. Pessoas que o querem bem. Até aquelas que só querem uma ‘consultoria grátis’ terminam cativadas.

Entretanto, erra quem acredita que essa boa-fé seja ingenuidade. Romeu é perspicaz. Sabe avaliar um caráter. Até arrisca dar uma chance. Mais ai daquele que trair sua confiança. Não será maltratado ou perseguido – vingança não faz parte de seu vocabulário. Porém, perderá a oportunidade de contar com sua amizade. E não ser amigo do Romeu não é um bom negócio, nem para os negócios nem para a vida. Confiança. É disso que Romeu se alimenta. Lealdade. É isso a única coisa que ele espera. Sabe entender um erro, mas jamais aceita uma mentira.

 

Um privilégio

Conviver com Romeu é um privilégio. A forma ponderada com que analisa os fatos da maior complexidade permite-nos afastar a ansiedade. Faz com que acreditemos, primeiramente em nós mesmos. Convida à máxima de que todo problema enseja uma solução. Conquista nosso respeito e admiração. Seus conselhos, sejam institucionais, políticos, empresariais ou pessoais, são sempre recebidos como um presente. Suas palavras de estímulo emocionam. Vêm carregadas de afeto; nos abraçam no momento certo; se despendem quando estamos prontos para prosseguir. Com ele, vamos nos tornando pessoas melhores, com a humildade dos fortes e a coragem dos que acreditam que trabalho e fé removem montanhas.

Se tivesse de escolher uma única palavra capaz de sintetizar os tantos sentimentos que tenho por ele, esta seria gratidão. E como as lágrimas me turvam os olhos, paro por aqui. No meio de um caminho de muitas histórias boas que ainda serão contadas.

 

Com a palavra, os ex-presidentes do Secovi-SP

Paulo André Jorge Germanos

“Uma força incrível marca a personalidade de Romeu. Sempre cheio de entusiasmo e com tenacidade, persegue seus ideais, na vida profissional, pessoal ou na liderança do Secovi, sem fazer qualquer mínima concessão à qualidade. Seu carisma, sua disposição para a luta e sua energia produziram frutos e servem de exemplo para todos quantos se dedicam à causa de tornar realidade o sonho de tantos brasileiros por sua casa própria”.

 

Sérgio Mauad

“As gestões de Romeu Chap Chap no Secovi-SP foram marcadas por profundas e promissoras interações com autoridades governamentais, personalidades do meio empresarial, trabalhista e imprensa. É um homem pautado pelo diálogo, seja com autoridades públicas, empresários, família e, principalmente, com os amigos. Ele tem a paciência de ouvir e a sabedoria de calar quando percebe que pouco pode acrescentar. Um debate com ele nunca se transforma em embate. O resultado é sempre produtivo”.

 

Ricardo Yazbek

“Romeu não é um capítulo de um livro sobre a história da indústria imobiliária brasileira. Ele é o livro inteiro. Não é sem motivo que o chamam de ‘Senhor Habitação’. Com grande energia, conseguiu dar tudo de si para o mercado e também para o Brasil. Sem dúvida alguma, os milhares de brasileiros que hoje moram dignamente muito devem ao Secovi-SP e especialmente a ele. Assim como seus amigos só podem agradecê-lo pelo apoio nunca negado, sempre que solicitado. E ele já ajudou a muitos”.

 

Walter Lafemina

“Romeu é aquele cara que a gente tem o prazer de ter por perto (mesmo quando ninguém quem ficar perto da gente). Alguém para se saborear um charuto com um bom uísque; para se caminhar na praia, agradecendo a chance de apreciar a beleza das silhuetas femininas (com todo respeito, é claro). Um cara que ri de suas piadas e faz rir com aquelas que conta. Que alerta quando algo que não vai dar certo. Mas que tem a gentileza de nunca dizer “eu bem que avisei”. Feeling e visão. Dicas certeiras. Amizade verdadeira. Simples assim”.

 

João Crestana

“Falar do Romeu Chap Chap presidente do Secovi-SP é fácil. A história de nosso setor imobiliário pontua claramente o quanto ele fez em defesa do fortalecimento de nossas atividades, do atendimento das necessidades imobiliárias da população e do desenvolvimento nacional. Falar do Romeu amigo, aí será preciso contar várias histórias, salpicadas de momentos inesquecíveis, marcadas por palavras de incentivo e pautadas pela generosidade de quem sempre procura dar o melhor de si. Ele não vê concorrentes no mercado ou no rol de relacionamentos. Vê parceiros, companheiros de jornada”.

 

Claudio Bernardes

“Impossível não associar Romeu Chap Chap ao Secovi-SP. Foram 13 anos na presidência da entidade, propondo soluções para um segmento decisivo para o desenvolvimento econômico e humano do Brasil. Mas é igualmente impossível limitar a convivência com ele às rotinas da entidade ou do setor. Sua figura convida a um contato maior. À possibilidade de enriquecer nossas existências por meio da troca de ideias sobre a arte de viver. Um mútuo aprendizado. E a cada conversa saímos mais instigados a buscar respostas, e mais inspirados para reconhecer o que podemos mudar e o que nos cabe simplesmente aceitar”.

 

Geraldo Alckmin
Ex-governador do Estado de São Paulo

“Romeu Chap Chap é um líder. Poucos fizeram tanto pelo desenvolvimento do setor imobiliário e da construção civil no país, e não é à toa que todos nós o conhecemos, com admiração e respeito, como “o Senhor Habitação”. À frente do Secovi-SP e outras entidades, na luta pelo fortalecimento dessa indústria e para que todo brasileiro, um dia, possa ter uma moradia digna, ele sempre empunhou a bandeira da geração de empregos e do combate ao déficit habitacional, notadamente no segmento das famílias de baixa renda. Romeu é dono de uma enorme capacidade de trabalho. Antecipa problemas e propõe soluções eficazes, inovadoras e tecnicamente impecáveis – por isso, desde 2014, é parte do seleto grupo de Eminentes Engenheiros eleitos anualmente pelo Instituto de Engenharia de São Paulo. Seu conhecimento e sua experiência são indispensáveis e suas contribuições são provas de sua generosidade”.

 

Gilberto Kassab

“Romeu Chap Chap é mais do que um dos principais nomes da construção civil brasileira. Com uma trajetória de muita dedicação e competência, conquistou sucesso em seus empreendimentos e foi um dos líderes responsáveis por transformar o setor da construção civil num dos mais importantes e influentes do país, seja economicamente, seja politicamente. É meu amigo e quando fui prefeito de São Paulo, em diversos momentos, em eventos ou almoços, conversamos sobre os rumos da cidade, questões urbanas, déficit habitacional, política e tantos assuntos do nosso cotidiano. Parabéns, Romeu, por mais esta justa homenagem”.

 

João Doria Jr.
Governador de São Paulo

“Romeu Chap Chap é um dos empresários mais determinados que eu já conheci ao longo da minha vida. Perseverante, guerreiro, inteligente, capaz, conquistador e que sabe fazer amigos. Soube, ao longo de toda sua existência, fazer valer as grandes causas, lutar por elas e acumular grandes conquistas. É um exemplo de empresário, de ser humano, pai e amigo”.

 

Fábio de Salles Meirelles

“Para mim é mais do que uma honra, uma alegria imensurável, dizer algumas palavras sobre Romeu Chap Chap. Homem do bem, empreendedor incansável. Defensor do desenvolvimento econômico e social, com importante atuação nos projetos dos governos federal, estadual e municipal sobre o tema de moradias populares. Criador do NAT Núcleo de Altos Temas do SECOVI onde foi um dos presidentes e cuja atuação, ficou marcada, pelo trabalho consistente e de valorização de toda a categoria da construção civil. Parabéns amigo Romeu você foi e sempre será o Grande Embaixador da Construção Civil do Brasil”.

 

Duarte Nogueira

“Romeu Chap Chap é a síntese do empreendedor vitorioso. Vibrante, criativo, vanguardista e inovador. Ele deixa um legado de êxito no Secovi que atravessa gerações. Portanto, é um líder memorável”.

 

José Roberto H. Maluf
Presidente Grupo Spring e da TV Cultura

“Um velho amigo. Conheci-o quando eu era executivo de rede televisão e rádio e ele um dos maiores empreendedores na área imobiliária. Respeitado empresário de sucesso e amigo dos amigos. Sempre tratou a todos com a fidalguia e a educação que o distinguem, seja nos negócios, seja no trato pessoal e humano. É uma honra dizer que sou amigo do Romeu Chap Chap!”

 

Mario Garnero

“Meus cumprimentos a você Romeu, por essa justa e merecida reportagem da The Winners, cujo nome reflete o que você é: um vencedor”.

 

Milton Luiz de Melo Santos

“O nome de Romeu Chap Chap representa, no segmento da construção civil, tradição, segurança, qualidade e competência! A sua atuação como construtor e gestor das entidades do setor imobiliário, como é o caso do SECOVI, tem provado o quanto ele foi e é importante para esse setor, tendo prestado inúmeras contribuições no aperfeiçoamento da legislação do crédito imobiliário, durante os vários governos com quem teve oportunidade de colaborar”.

 

André Jordan
Presidente André Jordan Group

“Romeu Chap Chap é pela sua personalidade e trajetória uma figura emblemática do setor imobiliário no Brasil ao qual, há muitas décadas, presta inestimáveis serviços como líder e dirigente institucional, contribuindo decisivamente para o prestígio e a dignificação dessa atividade e dos seus praticantes. Tenho muito orgulho e alegria em ser seu amigo sem abdicar do respeito que me é devido por ser um mês mais velho do que ele”.

 

Fuad Zegaib
Dinho’s

“Somos amigos desde nossa juventude, fomos sócios em incorporação de prédios, os mesmos construídos pela empresa Anhembi, onde era proprietário. Homem integro, trabalhador, de uma visão do Brasil e do mundo como poucos”.

 

Luiz Flávio Borges D’Urso
Ex-Presidente da OAB/SP

“Conheci o Dr. Romeu Chap Chap quando eu era muito jovem e estava cursando o ciclo da ADESG, em uma palestra que o Romeu veio proferir sobre a questão imobiliária no Brasil, já sendo uma das maiores autoridades do setor. É um dos maiores patriotas que conheci, participando ativamente do SECOVI e de inúmeras outras entidades, sempre preocupado com a causa pública. Atualmente, o Romeu preside o NAT – Núcleo de Altos Temas e tenho o privilégio de com ele conviver e sempre aprender. É um verdadeiro irmão.”

 

José Roberto Bernasconi

“A capacidade e a necessidade permanentes de sonhar de nosso homenageado e de trabalhar incansável e obstinadamente para torná-los em realidade imediatamente o qualificam e podemos, portanto, afirmar que o Eminente Engenheiro de 2014 é um jovem, visionário, líder, empreendedor, construtor, realizador e um excepcional ser humano, um tremendo BOM CARÁTER.” “Sua juventude gera sonhos permanentemente e sua energia e seu espírito empreendedor e construtor o impulsionam para realizá-los. Sua liderança mansa, porém firme, orienta o grupo e, se necessário, o conduz.” “Sua capacidade agregadora atrai os talentosos líderes que o acompanham e que, estimulados pelos seus exemplos, vão assumindo papéis destacados, garantindo continuidade e qualidade à sua obra maior, que é manter vivo o sonho de entregar a casa própria para todas as famílias deste país.”

 

José Efromovich
Presidente da Avianca Brasil

“A história de Romeu Chap-Chap (o “jovem-jovem”) mistura-se com a do próprio Brasil. Dedicado a endereçar as questões mais difíceis envolvendo o setor de construção civil, ao longo de sua longa carreira – boa parte dela, à frente do Secovi-SP, que presidiu por cinco gestões –, pude testemunhar o empenho e esforço que empreendeu para elevar a qualidade da moradia dos brasileiros e, principalmente, para reduzir o déficit habitacional que assola o País. É o exemplo do homem que sonha, mas, mais do que isto: luta para realizar e fazer a diferença”.

 

José Renato Nalini
Ex-Presidente do TJSP

“Romeu Chap Chap é uma legenda na engenharia e no pioneirismo, que alia a dimensão de excelência de sua obra a uma generosidade inexcedível. Paradigma de ser humano inspirador de condutas das quais o Brasil está carente. É um privilégio ser contemporâneo de Romeu é uma dádiva poder chamá-lo de amigo! Para a nossa Pátria tão necessitada de boas notícias, é gratificante poder constatar que ele continua a disseminar a transformação do mundo e a torná-lo melhor justamente porque ele existe!”

 

Major Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe de Gabinete do Comando Geral da Aeronáutica

“Romeu Chap Chap, além de fomentar os serviços e as atividades industriais que cedem mão-de-obra, equipamentos e matéria-prima para o construção civil, é edificador de lares. Uma casa transforma-se em boa herança. Construir um lar é deixar legado”.

 

Milton Bigucci

“O Romeu é um ícone da construção civil no Brasil. Meu amigo há várias décadas. Amigo, leal e transparente. Estou no mercado imobiliário há 56 anos e você sempre foi um professor para todos nós. Parabéns pela justa homenagem e brilhante reconhecimento.”

 

Abram Szajman

“Tenho muito orgulho dos laços de militância empresarial e amizade mantidos por décadas com o engenheiro Romeu Chap Chap, que iniciou sua carreira de líder no setor imobiliário na Fecomercio, nos anos 1970, antes mesmo de chegar à presidência do Secovi. Companheiros como ele, que lutam toda a vida, são os imprescindíveis.”

 

Dr. Antonio Carlos do Nascimento

“O que mais impressiona em Romeu é a raça de menino que o norteia em tudo que faz. Romeu parece desobedecer o tempo e está pronto pra começar um grande projeto a qualquer momento. Discípulo fiel das palavras do poeta Mark Strand: “O Futuro está sempre começando agora”, Romeu está sempre pronto a escrever o que virá”.

 

Cauê Macris

“O empresário Romeu Chap Chap representa com vigor aquele empreendedor que acredita no Brasil mesmo diante das dificuldades que o país atravessa. É um otimista nato e que ao passar pelo Secovi deixou a sua marca: a defesa intransigente do setor imobiliário no nosso Estado. É um dos um dos maiores especialistas do país na área porque tem visão peculiar e profunda do setor imobiliário.”

 

Gilberto Bomeny

“Romeu Chap Chap é uma referência no mercado imobiliário no Brasil, grande amigo além de ser um excelente profissional que sempre lutou pelas grandes causas do setor de forma positiva e pensando no melhor para o país, muitas vezes em prejuízo próprio. Um exemplo a ser seguido! Grande abraço.”

 

Paulo Barbanti

“Nada como homenagear a pessoa certa. É o que tem acontecido várias vezes, como agora, com o Romeu Chap Chap. Tenho muito orgulho em ser seu amigo. É fácil premiar e elogiar um profissional íntegro, competente, sério, líder e defensor do setor, plenamente reconhecido pelos seus pares, amigo dos amigos, e além de tudo admirador dos bons vinhos. Parabéns por mais esta homenagem recebida. Deus o abençoe sempre. Do amigo”.

 

Francisco Antonio Soeltl
President and CEO – MicroPower and Institute for Learning & Performance

“Com energia inesgotável transmite sua experiência e sabedoria acumulada como protagonista na história da habitação em nosso País. Um exemplo de dedicação e amor ao Brasil a ser seguido por todos nós, que com ele, temos tido o privilégio de conviver”.

You may also like

Deixe um Comentário