Malta: Uma Joia no Mediterrâneo
Poucos brasileiros a conhecem, mas ela segue atraindo turistas do Brasil. Essa é Malta, uma ilha que oferece uma experiência muito completa e localizada no Mar Mediterraneo, entre a Sicília (Itália) e o Norte da África. Os idiomas oficiais de Malta são o inglês e maltês (que parece uma mistura de árabe com italiano) e sua capital é Valeta localizada na ilha principal, mas o arquipélago também abarca Gozo e Comino. Por ser um membro da União Europeia, o país tem como moeda oficial o euro e quem dirigir por lá tem que ficar mais atento porque os malteses adotaram a famosa mão inglesa. Não é de agora que Malta – assim como outras ilhas europeias – atrai europeus pelas belas praias, natureza diversificada e um clima de verão já no outono (entre setembro e outubro). O arquipélago maltes sempre foi estratégico para uma escapada do intenso frio do velho continente. Recentemente, os brasileiros passaram a incluir a ilha durante viagens pela Europa, pois os baixos preços de passagens e boa conectividade permitem que seja incluída em roteiros, especialmente quem passa pelo sul italiano. Assim, quem quer visitar Malta ainda no segundo semestre de 2024 ou 2025 pode escolher alguns atrativos para colocar na agenda. Confira algumas sugestões:
Arquitetura de Valletta
A capital de Malta, Valletta, é um museu a céu aberto. Construída pelos Cavaleiros de São João, os hospitalários da Ordem de Malta, no século XVI , a cidade iniciou-se como uma vila simples para tornar-se uma maravilha arquitetônica por direito próprio. Com uma densidade extraordinária de atrações e atividades no centro histórico, desde jardins no topo de bastiões a passeios de barco no Grande Porto,vale ficar uns três dias somente pela região. Destaque para as elegantes casas e prédios de pedra calcária com coloridas suas “gallerijas”, as varandas maltesas.
Blue Lagoon e St. Peters Pool
Blue Lagoon é uma praia de água cristalina e azul turquesa localizada na ilhota de Comino. Um dos pontos turísticos mais procurados, o que faz com que tenha muita gente o ano todo. O melhor é contratar um tour privativo para ter uma experiência mais personalizada e chegando nos primeiros horários da manhã. Uma das piscinas naturais mais conhecidas de Malta. Incrustada entre as falésias, St Peter ‘s Pool está distante 10 minutos de carro da vila de pescadores de Marsaxlokk e quem chega pode estacionar o carro muito próximo e seguir caminhando. Não há a necessidade de pular das falésias para entrar na água.
Paradise Bay
Uma das praias mais famosas de Malta, Paradise Bay está em Mellieħa, no norte. Apesar de a ilha não ter muitas praias com faixa de areia extensa, esta é uma delas. Quem chega pode contar com suporte e boa balneabilidade e infraestrutura. Vale a pena fazer snorkel para apreciar a biodiversidade marinha do local.
Ilha de Gozo
Apesar do turismo ficar concentrado na ilha principal e na capital Valetta. Gozo é a segunda ilha habitada do país e excelente opção para hospedagem e tours privativos. Vale a pena conhecer o centro histórico, algumas fortalezas, além as praias Hondoq Bay, Daħlet Qorrot e Tal-Mixta Cave
Cidade Medieval de Mdina
A cidade de Mdina é conhecida por sua herança medieval e sua fortaleza, pois é fortificada. Cheia de histórias que se distribuem pelos vários labirintos espalhados pelo centro histórico. Os amantes das cruzadas e lendas vão amar o vilarejo especialmente a Catedral de São Paulo e o Palazzo Falson.
Vila do Popeye
Garantido para ser um deleite para toda a família, a vila de Popeye é mais do que apenas um dia de passeio, é também uma experiência! É um parque temático com palafitas construídas especialmente para o filme de 1979. Além do cenário e arquitetura típica, oferece passeios de barco, terraços e restaurantes em abundância. Com ação e diversão inigualáveis, esta atração incrível é uma atração obrigatória para qualquer família que visita Malta! Está a 26km de distância de Valletta. O acesso é de carro ou de ônibus e funciona de novembro a março.
Ou seja: um destino relativamente pequeno e uma oferta natural e cultural para passar alguns dias dentro de um roteiro por países europeus. Malta é uma joia no Mediterraneo.
Informações: Visit Malta – https://www.visitmalta.com