Destinos pouco conhecidos de Portugal
Que tal visitar Portugal e ir além dos tradicionais roteiros vendidos nos pacotes que incluem Lisboa, Porto, Fátima entre outras cidades? Quem tem uma viagem programada para o destino poderia incluir no itinerário algumas opções interessantes e menos óbvias, seja pela oferta de experiência e/ou localização.
Cabo da Roca
O Cabo da Roca é o ponto mais ocidental de Portugal continental. O cabo marca o extremo ocidental da Serra de Sintra sobre o Oceano Atlântico. No local há um marco padrão em pedra com uma lápide assinalando esta particularidade geográfica. Um dos destaques da região é a formação rochosa do penhasco e seus 140 m de altura à beira mar com uma paisagem pitoresca. Próximo ao marco fica o Farol do Cabo da Roca, que conta com uma lojinha, mirantes e ponto de descanso para os turistas.
Azenhas do Mar
Azenhas do Mar é uma vila situada no topo de uma falésia sobre o Oceano Atlântico. Azenhas são moinhos movidos à água. Hoje é uma estância balneária e um cartão postal que está entre os lugares mais incríveis em Portugal para se visitar. A região também se destaca pelos impressionantes penhascos à beira mar e a vila dependurada na sua borda. Na maré baixa, em sua parte inferior, forma-se uma piscina com água do mar. Já durante a maré alta, as ondas chamam a atenção pela força que se quebram nos paredões rochosos.
Caminha
É um vilarejo que foi palco de diversas lutas entre Portugal e Espanha. Suas praias são ideais para visitas na primavera e verão, pois tem menos chuvas. A temperatura média mais alta é de 23°C em agosto. Nesta rota, os turistas podem conhecer os castros e fortes como o Forte do Cão (Âncora), Dólmen da Barrosa, Forte da Lagarteira (Vila Praia de Âncora) e a praia de Moledo, de onde se avista o Forte de Ínsua. Nem só do passado vive a região. Em Vilar de Mouros, a 6 km a norte, realiza-se um concorrido festival de música moderna.
Cabo de São Vicente
O Cabo de São Vicente está situado no sul de Portugal e é marcado por uma região de altos penhascos. Ali fica o Farol do Cabo de São Vicente que serve para orientar os navios que transitam entre o Mar Mediterrâneo e o norte da África. O vento bate muito forte na região, assim é recomendável ir com roupas mais protegidas, mesmo no verão. Não deixe de visitar no fim do dia para apreciar o pôr do sol.
Madeira
A ilha da Madeira é um arquipélago formado por duas grandes ilhas, Porto Grande e Madeira. A paisagem é digna de cartão-postal, com mar azul intenso, imensos vales e imponentes montanhas. Funchal é a sua capital e principal base para quem deseja explorar os mais de 741 km². A ilha foi anexada ao território português no século XV, mas só foi “descoberta” para o turismo há algumas décadas. O resultado é um lugar bastante genuíno, com paisagem e cultura ideais para quem busca um destino diferente.
Serviço – www.visitportugal.com