Azul na região mais biodiversa do planeta
Reconhecida pela ANAC como a companhia mais sustentável do país no setor, a Azul Linhas Aéreas tem voado alto com sua estratégia de ESG e suas ações para tornar-se a melhor aérea do mundo e a melhor para o mundo. O voo mais recente foi a assinatura do Compromisso Empresarial Brasileiro para a Biodiversidade – criado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) – que deixou públicas algumas das iniciativas da Azul para alinhar o seu modelo de negócio aos padrões mais sustentáveis de produção e consumo. Entre as ações que a colocam em uma lista VIP, o projeto Amazônia é o maior exemplo de como a companhia tem colaborado para que todos possam ter o direito de voar, com o menor impacto para o meio ambiente. E voar, neste caso, extrapola o significado literal do verbo.
A Azul Linhas Aéreas, que já é a companhia com o maior número de voos e cidades atendidas no Brasil, pretende ficar cada vez mais próxima da Amazônia e não apenas pelos seus voos para lá. Hoje, com uma frota diversificada, que inclui até aeronaves Cessna Grand Caravan, com nove assentos, a Azul consegue chegar a 43 cidades da Amazônia Legal, que inclui, além de Manaus, municípios de toda a região Norte. Mas não quer pousar só aí. De acordo com Filipe Alvarez, gerente de Sustentabilidade da Azul, os novos voos que Azul também quer fazer decolar são os que podem ser dados pelos pequenos produtores, a partir do desenvolvimento da bioeconomia local. “O objetivo do nosso projeto Amazônia é apoiar cooperativas que já são reconhecidas e oferecer, por exemplo, o transporte de produtos amazônicos a preço de custo até os principais mercados consumidores do país”, explica. Atualmente, a aérea já contribui com 11 dessas instituições que, juntas, ajudam a desenvolver e preservar mais de 10 milhões de hectares de floresta. Filipe conta ainda que a companhia já patrocinou, em março, a viagem de 40 mulheres ribeirinhas, quilombolas e indígenas para o evento Seminário Mulheres da Floresta, que fortaleceu o protagonismo feminino na Amazônia. Também tem facilitado, em parceria com a ONG Conexão Povos da Floresta, o transporte de kits (computador, celular e antena) para permitir o acesso das comunidades à Internet via satélite. “O objetivo é entregar cinco mil desses kits até 2025”, antecipa. E, desde o início do ano, na hora de comprar qualquer passagem, por meio do aplicativo da companhia, o cliente da Azul pode compensar as emissões de CO2 relativas ao seu assento, ao optar por pagar uma taxa adicional que é repassada para projetos certificados de preservação da floresta amazônica.
Filipe Alvarez de Oliveira, Gerente de Sustentabilidade da Azul
Tem a missão de liderar a estratégia de Sustentabilidade na preparação da empresa para atingir sua meta de neutralidade climática em 2045 e para desempenhar papel de destaque na agenda climática do setor no Brasil.