As tacadas de ouro ao redor do mundo
Mais que um esporte a ser praticado, o golfe é uma modalidade que além de instigar a competição e ter um lifestyle muito bem definido, gera socialização, networking e oportunidade de negócios.
A princípio, o golfe foi inventado em meados do século 1457 por escoceses. Porém, as regras do esporte só foram oficialmente definidas em 1744, durante o século XVII na cidade de Edimburgo. Assim, o esporte foi crescendo cada vez mais, ganhando muita popularidade na Europa. No final do século XIX, muitos engenheiros ingleses e escoceses vieram ao Brasil para trabalhar em estradas de Ferro, e foi neste período que o primeiro clube de golfe do Brasil foi fundado: em 1901. Mesmo assim, o esporte não se popularizou tão rapidamente por aqui. Mas as coisas foram mudando com o tempo. De acordo com a Confederação Brasileira de Golfe (CBG), atualmente existem mais de 117 campos de golfe no Brasil, sendo que há 15 anos existiam menos de 80. A quantidade de jogadores também cresceu e dobrou nesse período — hoje, são cerca de 25 mil golfistas.
Para os apaixonados pelo esporte, uma partida de golfe vai além de completar 18 buracos do campo com o menor número de tacadas. Praticar o esporte exige técnica, concentração e uma boa arquitetura de campo, que varia de acordo com o gosto pessoal do jogador. Alguns optam por campos estreitos, outros se atentam à qualidade da grama. Mas é fato que alguns campos de golfe espalhados pelo mundo são grandes destaques por sua excelência, fama, por sua história, seus frequentadores e torneios.
Por isso, selecionamos cinco dos melhores campos espalhados pelo mundo:
Pebble Beach Golf Links – Califórnia, EUA
Localizado na costa oeste dos Estados Unidos, o clube possui um curioso green com forma de relógio de areia, um outro que se encontra no topo de um desfiladeiro de Carmel Beach e vistas incríveis do oceano, sendo considerado um dos mais bonitos do mundo. O Pebble Beach Golf Links pode se gabar pelo fato de ter sediado até seis competições do torneio Open de golfe dos Estados Unidos, mais que qualquer outro campo de golfe nos últimos 50 anos.
Curiosidade: Jack Nicklaus, considerado por muitos o melhor jogador de golfe da história, é um grande amante deste clube “Se tivesse que escolher um campo para jogar os últimos 18 buracos da minha vida seria o Pebble Beach”, já declarou.
Terravista Golf Course – Trancoso, Brasil
Referência na América do Sul e no Brasil, o clube foi inaugurado em 2004 e idealizado por Dan Blankenship. Localizado em Trancoso, na Bahia, o investimento na construção foi de US$ 4 milhões. Quatro dos 18 buracos têm grau de dificuldade maior por estarem à beira-mar e sofrerem maior influência do vento. Esse lugar é indispensável para conhecer se você é um amante desse esporte, pois ao longo dos seus 70 hectares, você estará em contato com a natureza do Brasil e áreas de proteção ambiental, com vistas para o mar e podendo desfrutar das suas instalações nas falésias.
Curiosidade: o buraco 14 se encontra em cima de um desfiladeiro! Perfeito para admirar as paisagens do local.
St Andrews Links (Old Course) – St Andrews, Escócia
Considerado ‘a casa do golfe’, onde tudo começou, o Old Course de Saint Andrews é o campo de golfe mais antigo e emblemático do planeta e o principal destino para os amantes do esporte. Apesar do grande status, ele continua sendo um campo de golfe público, aberto a todos. Localizado a 74 quilômetros de Edimburgo, o clube é composto por enormes greens e mais de 100 bunkers escoceses, elementos que farão com que o jogo seja ainda mais emocionante!
Curiosidade: Tiger Woods já declarou que “vencer o The Open na casa do golfe é a maior conquista no esporte”.
Cape Kidnappers Golf Course – Hawke’s Bay, Nova Zelândia
Os famosos campos de golfe da Nova Zelândia estão na lista de desejos de todos os ávidos jogadores de golfe. Situado em paisagens naturais únicas, o Cape Kidnappers é regularmente listado entre os melhores campos de golfe do mundo e quando combinado com os famosos campos de Queenstown, cria um tour de destaque. Concluído em 2004, Cape Kidnappers é produto do lendário arquiteto de golfe Tom Doak e é aclamado como uma das grandes maravilhas modernas do golfe. Com fairways à beira da falésia a 140 metros acima do nível do mar e com uma superfície que se mantém firme e rápida, este campo oferece buracos diferentes de tudo o que se encontra no resto do mundo.
Curiosidade: Este campo de golfe fica sobre cumes de falésias que se estendem para o oceano. Devido ao vento que complica o jogo, o percurso é adequado para jogadores moderados a bons.
Olazabal Course no Mission Hills – Shenzhen, China
Com 20 quilômetros quadrados, Olazabal Couse já foi considerado pelo Guinness World Records, o maior clube de golfe do mundo. Já foi eleito o melhor da Ásia e foi quatro vezes palco da Copa do Mundo de Golfe. O Olazabal é um dos testes mais fortes do clube, com mais de 7.300 jardas e 151 bunkers. Numerosas vistas majestosas da selva intocada e riachos naturais criam cenários excepcionais em todo o campo de golfe. Os numerosos e profundos bunkers, juntamente com os seus fairways ondulados, são duas características distintivas deste campo de campeonato.
Curiosidade: O Olazabal Course sediou a Copa do Mundo Omega Mission Hills de 2007, 2008 e 2009 e também sediou o WGC-HSBC Champions em 2015. Muitas vezes foi chamado de “Olimpíadas do Golfe”.
Emirates Golf Club – Dubai (Emirados Árabes Unidos)
Apelidado de “milagre” do Deserto da Arábia, o Emirates Golf Club é considerado o principal campo de golfe do Oriente Médio. O principal campo do Emirates Golf Club, é o icônico campo de campeonato Majlis, é um par 72 desafiador com layout de 7.301 jardas. Projetado pelo arquiteto Karl Litten, os 18 buracos originais foram construídos dentro e ao redor das dunas de um belo local na orla da cidade de Dubai, doado por Sua Alteza General Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, em cujas instruções o a flora do deserto foi mantida em seu estado natural. O campo Majlis desenvolveu uma reputação digna em todo o mundo como um layout de teste até mesmo para os melhores jogadores de golfe. O segundo campo é o Faldo, inaugurado em 1996 e redesenhado em 2005 pela lenda do golfe e seis vezes vencedor do Major Nick Faldo. O campo provou ser tão popular quanto seu antecessor e atrai jogadores para o desafio de 7.052 jardas dia ou noite graças aos holofotes de LED incorporados ao longo do percurso. Já um dos campos com a manutenção mais atraente, o Par 3 Academy Course do Emirates oferece muitos desafios para todos, seja você um iniciante completo ou um jogador experiente. O curso incentiva iniciantes e atrai jogadores que buscam aprimorar suas habilidades em jogos curtos, em torno de nove buracos curtos.
Curiosidade: o Emirates Golf Club trouxe o primeiro campo gramado do Oriente Médio, em 1989.