Menu
Vídeos

Conversando com quem faz a diferença

Aconteceu na manhã de 25 de outubro mais uma edição do Conversando Com Quem Faz a Diferença (CCQFD), promovido pelo Global Council of Sustainability & Marketing (GCSM), com o tema “E aí, Brasil?”. A ideia foi reunir especialistas nas mais diversas áreas para promover um debate a respeito do momento econômico e político que o Brasil atravessa, especialmente em razão da polarização política, mais acirrada na reta final do segundo turno das eleições.

CCQFD: ESPECIALISTAS DEBATEM A POLARIZAÇÃO E O FUTURO DO BRASIL

Participaram o presidente do GCSM, Agostinho Turbian, Silvio Pires de Paula, presidente da Demanda Pesquisas; como mediador; a jornalista, editora-chefe da revista Economy&Law, Bruna Lencioni, como mediadora; Antonio Lavareda, sociólogo e cientista político do Ipesp, José Renato Nalini, jurista, magistrado, professor e escritor; Torquato Jardim, ex-ministro da Justiça; Roberto Luís Troster, doutor em economia e professor; e, de forma online, Paulo Rabello de Castro, ex-presidente do IBGE e do BNDES.

As discussões foram em torno dos possíveis prognósticos para o Brasil, diante do quadro em que o país se encontra nos temas: situação econômica, possíveis saídas para o desenvolvimento do país pós-pandemia, comportamento social diante do antagonismo de Jair Bolsonaro ao PT, iniciado em 2018, pesquisas eleitorais, a necessidade de a Justiça Eleitoral facilitar cada vez mais a ida do eleitor ao local de votação (ônibus gratuitos em todo país como lei, por exemplo); o por quê o sistema eleitoral não permite que as votações sejam em um final de semana inteiro, possibilitando que mais eleitores possam se encaminhar ao local de votação; votos eletrônicos, futuramente, entre outros. Entre todos os debates, uma das unanimidades entre os presentes é que precisa haver uma terceira via em pouco tempo para que o Brasil possa encontrar uma posição de centro, de forma que o brasileiro tenha como opção uma posição política menos agressiva e mais pacificadora.

Continua depois da publicidade