Ministro Marcelo Álvaro Antônio exalta bom momento do país no 4º Fórum Brasileiro de Turismo ao lado de grandes autoridades do setor
O momento promissor do mercado de viagens no Brasil e iniciativas do governo federal no sentido de aprimorar as condições do setor foram o foco da participação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, no 4º Fórum Brasileiro de Turismo, realizado no dia 01 de novembro, em Itu (SP). O evento reuniu atores públicos e privados do Sistema Nacional de Turismo para discutir o atual cenário da atividade no país, com a apresentação de casos de sucesso, além de debater perspectivas e estratégias de longo prazo na área.
Durante a abertura do evento, o ministro citou avanços como o Programa Investe Turismo, que qualifica 30 rotas estratégicas em 158 cidades de todo o país. “A infraestrutura é fundamental para o turismo, e o Investe Turismo, em parceira com o Sebrae e a Embratur, tem sido um sucesso. Mas também estamos trabalhando em outras ações, que já trazem resultados concretos. Uma delas é a isenção de vistos para Canadá, Estados Unidos, Austrália e Japão, que já está valendo, e agora será estendida a outros países anunciados pelo presidente Jair Bolsonaro, como China e Catar”, completou.
O ministro ressaltou que o Brasil tem atraído a atenção de investidores internacionais e previu avanços a partir da melhor estruturação de destinos turísticos do país. “Tivemos a liberação, por parte do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, do primeiro porto com terminal de passageiros, em Balneário Camboriú. Teremos pelo menos 15 desses ao longo da costa brasileira – e sem dinheiro público”, enfatizou.
Marcelo Álvaro também destacou números que evidenciam a importância econômica do turismo para a economia e a geração de emprego e renda. “O turismo tem avançado de forma significativa. Entre janeiro e julho, cresceu 3,2%. Temos uma determinação muito clara do governo federal: identificar empecilhos ao desenvolvimento e desburocratizar”, afirmou, lembrando que a economia nacional cresceu 0,4% no mesmo período apontado.
Nomes fortes
O evento contou com a presença do secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, Bob Santos; da vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano; do secretário de Estado de Turismo São Paulo, Vinicius Lummertz; do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin; do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), Manoel Linhares; do presidente executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Orlando de Souza; do presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, deputado federal Herculano Passos, e do presidente do Global Council of Sales Marketing, Agostinho Turbian, entre outros.
O Fórum aconteceu no Novotel Itu Golf & Resort com abertura musical da pela banda de música do quarto batalhão de infantaria – exército brasileiro, com regência do mestre de música, tenente Marcelo Aparecido de Oliveira.
No Brasil, o turismo é um dos setores de maior vigor e crescimento, carrega toda uma cadeia produtiva de vários setores da economia nacional. Também passaram pelo 4FBT, personalidades da política e do setor empresarial. O “Trade” marcou presença. AMITESP, APRECESP, SPC&VB, FBHA, SP Turis, entre muitas outras. “Nós estamos aprovando matérias importantes, por exemplo a Lei Geral do Turismo, que melhora e moderniza o turismo nacional”, afirmou Herculano Passos, deputado federal do MDB e Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, na abertura oficial do evento.
O que chamou a atenção, foi o público: foram mais de 1500 pessoas durante o dia. Entre elas, pessoas de todo o país e alunos de diversas escolas puderam assistir aos debates, palestras e, especialmente a palestra internacional de Bob Proctor.
“O próprio fórum fomentou a economia em diversas maneiras, como a compra de passagens aéreas, geração de empregos para as funções necessárias, contratação de serviços, alimentação entre outros” disse Tathiana Turbian, CEO do iG Innsbruck Group e Mestre de Cerimonia do evento.
Geraldo Alckmin, ex-governador do Estado de São Paulo proferiu a primeira aula magna do fórum com o tema: “A força, importância e tendências do setor de Turismo no Brasil e no mundo”. Alckmin afirmou que, “ o maior desafio é a geração de emprego e renda. Estamos apostando alto no turismo, afinal, o terceiro setor é um dos que mais emprega”, completa.
O diferencial, foi a palestra internacional. O Global Council of Sales Marketing (GSCM), trouxe Bob Proctor, Faryt Kalhil e Andrés Arango, da Mind Sucess, sobre “Como ter excelência e maestria no setor do turismo. 5 dicas que você não pode deixar de aplicar”, em espanhol. Palestrantes de todos os lugares do Brasil conseguiram prender o público com as apresentações únicas, como Rita de Cássia Trinca Passos – Secretária Nacional de Inclusão Social e Produtiva Urbana, Ibrahim Georges Tahtouh – Presidente da BHT (Brasil Health Tourism Concierge), Sebastião Misiara – Presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP), Orlando de Souza – Presidente Executivo FHBO, entre outros grandes nomes. “A proposta do fórum é discutir como o turismo pode gerar emprego e renda direto nas veias do trabalhador. A abrangência do setor de turismo movimenta 54 eixos da economia nacional”, diz Agostinho Turbian.
“O que a gente está tentando mostrar, não só para as pessoas do trade, é que turismo pode acelerar essa geração de emprego e renda. É muito mais do que lazer, é um mercado latente no Brasil e que tem muito potencial para crescer”, completa Tathiana Turbian, CEO do grupo Innsbruck.
Henrique Nelson Calandra, presidente da comitiva oficial para receber o Ex-Presidente da República, Michel Temer, falou com muita emoção em sua fala de apresentação do presidente, com mais de 500 pessoas presentes. Em entrevista exclusiva, Temer afirmou que o turismo é uma fonte inesgotável de riquezas para o país. “É fundamental para a economia do país, a ideia de que a pessoa ira descansar, gera uma capacidade negocial extraordinária dos mais variados setores, hotel, contrato de trabalho, taxistas, enfim, as mais variadas atividades, por isso volto a dizer a importância do 4ª fórum Brasileiro de Turismo”, completa. O evento, foi encerrado com homenageados, com o Diploma de Honra ao Mérito em Defesa do turismo.
Potencial
O Fórum contou com maciça presença da imprensa, que tiveram oportunidade de falar com as autoridades e presenciar esse importante momento. Para o Diretor de Mercados do Grupo Innsbruck, Gilberto Silva, pelas dimensões do nosso país e pelo potencial de nossas paisagens e diversidades, o Brasil deveria ocupar uma posição de muito maior destaque nesse mercado.
“Temos hoje um faturamento estimado, gerado em função do turismo de cerca de US$ 6 bilhões ano, acima apenas de outros países da América Latina, porém abaixo de República Dominicana e México – deste temos menos de um terço –, sem comparação com os demais países, onde, de alguns, perdemos de goleada”, disse.
Silva destaca que debater medidas de incentivo ao turismo nacional e internacional é de suma importância. “Discutir medidas de ajuste das infraestruturas para criar condições de atrair turistas, para as mais diferentes modalidades, como turismo de negócios, lazer, histórico – cultural, natureza, biodiversidade, cuidados pessoais – saúde e outras, é uma necessidade imperativa, para gerar um melhor aproveitamento do nosso potencial.”
Gilberto Silva avalia que as palestras foram, todas, muito interessantes e pertinentes ao objetivo do Fórum, algumas, claro, destacaram-se, por seu conteúdo, muitas vezes inédito para a maioria dos participantes, como a apresentação “Turismo de saúde e bem-estar”, um mercado imenso, crescente e, muitas vezes, pouco explorado, principalmente, por falta de divulgação e de estrutura específica. “Outra apresentação que destaco é a que falou do Brasil como um pais vocacionado para o Turismo, que reforça o objetivo do Fórum de destacar as potencialidades do Brasil nesse mercado”, enfatiza.
Idealização
O 4º FÓRUM BRASILEIRO DE TURISMO, que aconteceu no dia 01 de novembro, na cidade de Itu, mais precisamente no Novotel Itu Golf&Resort, visou mobilizar atores públicos e privados que integram o Sistema Nacional de Turismo para uma ampla avaliação da atividade no país, abordando as perspectivas para os próximos anos, as estratégias de longo prazo e apresentando contribuições para o próximo ciclo das políticas públicas de turismo no Brasil.
Projeto desenvolvido pelo Global Council of Sales Marketing (GCSM), em parceria com entidades de pesquisa reconhecidas oficialmente, como o IPEA e o Ministério do Turismo, o objetivo do encontro foi avaliar a importância socioeconômica do turismo no conjunto da economia, acompanhar a geração de postos de trabalho formais e informais além de mostrar o perfil da mão de obra, contribuindo com diagnósticos sobre o desempenho das chamadas Atividades Características do Turismo (ACTs), um conjunto de atividades no qual se concentra a maior parte dos gastos dos turistas, dentre outras.
Confira a galeria de fotos completa do 4º Fórum Brasileiro de Turismo, aqui!