9 de maio: o dia da vitória

por The Winners
0 comentário
Yuri Lezgintsev, Cônsul Geral da Rússia em São Paulo

9 de maio, na Rússia, é celebrado o feriado nacional do Dia da Vitória. Essa data sagrada tornou-se um símbolo de orgulho e glória, coragem e valentia, união inseparável e unidade do nosso povo.

Desde a primavera de 1945, se passaram 75 anos, várias gerações cresceram, mas a memória sobre os gloriosos defensores da Pátria, que a preço de imensos sacrifícios e perdas arrasaram o nazismo, nunca perderá o seu brilho.Em memorável maio de 1945, quando finalmente foi anunciada a almejada palavra “Vitória”, o mundo inteiro celebrou o fim de máquina de escravização e eliminação de vários povos.

A União Soviética tomou o golpe mais forte dos fascistas, que concentraram três quartos das suas forças na Frente do Leste.A luta contra o nazismo abrangeu todo o povo soviético. Patriotismo, amor e lealdade a Pátria, valores históricos se tornaram a mais poderosa base e forte fundamento para milhões de pessoas. Nunca na história fora visto tal unidade, irmandade e fé na vitória.

Cabe-se ressaltar que esse mesmo feito de todo o povo definiu o resultado de Segunda Guerra Mundial, trouxe a libertação não somente para o nosso país, mas sim, para o mundo inteiro. O Exército Vermelho tirou os invasores da sua terra, libertou os prisioneiros, como os do Auschwitz, e combateu o inimigo no campo dele!Mas a “Vitória” custou muito: 26,6 milhões de mortos.

Não há família que ficou fora da tragédia daquela guerra. A cada novo ano aprofundamos ainda mais a compreensão do poder moral deste feito inigualável e do valor eterno do triunfo contra nazismo. Para sempre guardaremos nos nossos corações a memória dos heróis que não pouparam suas vidas em prol da liberdade e da conquista de um futuro pacífico que agora cada um de nós pode desfrutar. Jamais esqueceremos a coragem e o auto sacrifício deles, e o grande preço pago pela “Vitória”.

A memória da Grande Guerra Patriótica e a verdade sobre ela fazem parte da nossa consciência e da nossa responsabilidade. Hoje, vemos como vários países es-tão deliberadamente distorcendo eventos de guerra e como aqueles que, esquecendo a honra e a dignidade humana, serviram aos nazistas, agora estão sendo glorificados, e como, descaradamente, mentem a seus filhos e traem seus antepassados.

Nosso dever sagrado é proteger os verdadeiros heróis. Nós nos curvamos a todos os veteranos da geração de vencedores. Nós sempre honraremos todos e glorificaremos a “Vitória”, que sempre foi e continua sendo uma para todos nós. Dia da Vitória é o dia do nosso orgulho e pesar, nossa gratidão sem limites aos defensores da paz que esmagaram o nazismo. É por essa Vitória que as forças aliadas lutaram e trabalharam, levantaram-se como uma fortaleza inflexível no fogo das batalhas. Um movimento histórico e social “Regimento imortal” virou parte importante nesse processo de preservação da memória sobre os heróis da Grande Guerra Patriótica.

Ficamos felizes de ver que aqui no Brasil esse movimento cresce e fortalece todo ano com a participação dos compatriotas, representantes dos povos-vencedores da guerra e descendentes dos valentes heróis da Força Expedicionária Brasileira.

You may also like

Deixe um Comentário